Tecnologia da Honeywell vai ajudar ENEOS no transporte de Hidrogênio Líquido

softelec

Imagem: Divulgação | Empresa de energia japonesa vai utilizar solução que permite uma forma mais eficiente e segura de enviar e armazenar o combustível utilizando a infraestrutura existente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – A Honeywell acaba de anunciar que a ENEOS, uma empresa líder em energia no Japão, usará tecnologia da companhia para desenvolver o primeiro projeto de transportador de hidrogênio orgânico líquido (LOHC) em escala comercial do mundo.

Inovadora, a solução permite o transporte de hidrogênio limpo a longas distâncias, contribuindo para atender às demandas de uso do combustível e os requisitos de segurança em diversos setores, aproveitando também os ativos e infraestruturas de refinação existentes.  Esse projeto da Honeywell está alinhado com as três megatendências estratégicas da companhia: automação, o futuro da aviação e transição energética.

“Além de funcionar como um transporte de longa distância mais econômico, o nosso transportador de Hidrogénio Orgânico Líquido fornece um método de correspondência mais eficiente entre a oferta e a procura internacional do combustível, que permite que desempenhe um papel crucial no mix energético, à medida em que avançamos em direção a economias de baixo carbono,” disse José Fernandes, Pesidente da Honeywell para a América Latina e vice-presidente da área de Soluções de Energia e Sustentabilidade (ESS, na sigla em inglês). “Ao fornecer soluções para ajudar a superar os desafios do transporte de hidrogênio, a Honeywell apoia a ENEOS na transição para um futuro movido a hidrogênio.”

Este é um dos vários projetos de transporte de hidrogênio nos quais a Honeywell e a ENEOS colaboram. Na solução Honeywell LOHC, o gás hidrogênio é combinado quimicamente por meio do processo de Hidrogenação de Tolueno Honeywell em metilciclohexano (MCH) – um transportador líquido conveniente – compatível com a infraestrutura existente. O combustível nestes locais será exportado – da mesma forma que os produtos petroquímicos – para a ENEOS, no Japão, na forma de MCH. Uma vez no destino, o hidrogênio será recuperado pelo processo de Desidrogenação Honeywell MCH e liberado para uso, enquanto o tolueno poderá ser devolvido para ciclos adicionais.

Espera-se que o hidrogênio desempenhe um papel crítico na redução da emissão de gases com efeito estufa. Em condições normais, é um gás inflamável de baixa densidade e não pode ser transportado de forma eficiente ou segura. As soluções atuais disponíveis para o transporte de hidrogênio incluem a sua liquefação e a utilização de transportadores químicos, como a amônia, cada um dos quais requer infraestruturas adicionais para produzi-lo e transportá-lo.

Sobre a Honeywell

A Honeywell é uma empresa integrada que atende uma ampla variedade de setores e regiões geográficas em todo o mundo. Nosso negócio está alinhado com três megatendências poderosas – automação, o futuro da aviação e transição energética – sustentadas por nosso sistema operacional Honeywell Accelerator e pela plataforma de software integrada Honeywell Connected Enterprise. Como parceiro de confiança, ajudamos as empresas a resolver os desafios mais difíceis e complexos do mundo, fornecendo soluções e inovações viáveis por meio dos nossos segmentos de negócios de Tecnologias Aeroespaciais, Automação Industrial, Automação Predial e Soluções de Energia e Sustentabilidade que ajudam a tornar o mundo mais inteligente, mais seguro e mais sustentável.

Site oficial: www.honeywell.com/newsroom 

Imprensa

Se interessa pelo tema Hidrogênio Verde?
Então acompanhe as publicações do nosso colunista Frederico Freitas.

Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
Frederico Freitas é Engenheiro Eletricista, PMP® PMI® (USA) e PM4R® pelo BID, e escreve periodicamente como colunista para o canal AMBIENTAL MERCANTIL.
ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!