Sindienergia Ceará lidera missão empresarial na Alemanha para explorar tecnologias e inovações em energias renováveis

softelec
Foto: A missão empresarial do Sindienergia Ceará foi recepcionada com exclusividade pela Diretora de Projetos da Solar Promotion International GmbH, Gioia Müller-Russo, responsável pelos eventos The smarter E South America; com a participação da Apex-Brasil, representada pelo Analista FDI (Foreign Direct Investment) Guarani de Moraes, do escritório da Apex-Brasil na Europa.
Foto: A missão empresarial do Sindienergia Ceará foi recepcionada com exclusividade pela Diretora de Projetos da Solar Promotion International GmbH, Gioia Müller-Russo, responsável pelos eventos The smarter E South America; com a participação da Apex-Brasil, representada pelo Analista FDI (Foreign Direct Investment) Guarani de Moraes, do escritório da Apex-Brasil na Europa.

Imagem: Divulgação

  • Por Simone Horvatinjornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energia, mebro da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V.
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Munique, Alemanha | junho de 2024 – A Jornada Munique 2024, missão empresarial à Alemanha organizada pelo Sindienergia Ceará, inspirou 18 empresários do setor de energias renováveis, conectando-os com as últimas tecnologias e inovações, proporcionando oportunidades e expansão de negócios internacionalmente. Fizeram parte da missão o presidente do Sindienergia Ceará, Luis Carlos Queiroz; diretor Financeiro do Sindienergia, Jonas Becker; o diretor técnico, Daniel Queiroz, o diretor de Geração Distribuída, Hanter Pessoa; o também membro da diretoria do sindicato, Maurício Milhomem, além de outros empresários associados.

“Concluímos mais uma experiência extremamente exitosa na Europa, mais especificamente, na Alemanha, berço das energias renováveis. Foram dias de muita atualização, networking e comprovação de que a transição energética é uma grande realidade global e que o Ceará é um potencial parceiro desses países e negócios.

Luis Carlos Queiroz com a Diretora de Projetos Gioia Müller-Russo, responsável pela The smarter E South America.

Nós, enquanto Sindienergia, ficamos extremamente felizes em servir como elo de ligação do nosso Estado com o mundo, fomentando parcerias de sucesso, junto com a nossa Federação das Indústrias e o Governo do Estado. Com certeza, estamos levando na bagagem para partilhar muita inovação, experiências valorosas e uma energia contagiante para seguir com os nossos projetos em andamento, como o Proenergia Summit 2024, que ocorrerá em setembro próximo”, resumiu o presidente do Sindienergia, também CEO da B&Q Energia, Luis Carlos Queiroz.

Jornada Munique 2024 – Alemanha

A agenda foi repleta de visitas e atividades na Alemanha e arredores. No primeiro dia oficial, a delegação visitou a empresa Fronius, fabricante de inversores e tecnologias para soldas, situada na cidade de Sattled, na Austria.

Foto: Delegação Sindienergia Ceará na Fronius

A data da viagem foi escolhida, para que os participantes da missão do Sindienergia pudessem estar presentes também na The smarter E Europe, a maior plataforma global focada na transição energética e na cadeia de valor da indústria de energia inteligente, reunindo quatro exposições principais que acontecem paralelamente: Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe.

A missão visitou oficialmente várias empresas expositoras, líderes em inovações e tecnologias em energias renováveis. Alguns registros dos momentos vividos pela delegação:

Foto: Delegação do Sindienergia Ceará visitando o Consulado Brasileiro em Munique, Alemanha, sendo recepcionados pelo Ministro e Cônsul Geral, Paulo Roberto da Costa Pacheco.
Foto: Delegação do Sindienergia Ceará visitando a The smarter E Europe, em Munique, Alemanha.

Visita técnica sobre os telhados solares do Centro de Exposição de Munique, Messe München. O grupo foi recepcionado pelo Sr. Fabian Flade na feira, diretor técnico da Associação de Promoção da Energia Solar da Baviera e.V.  A usina da Inaugurada em 1997, a primeira usina solar fotovoltaica de grande escala do mundo, com sistema fotovoltaico de 1MW instalado com sucesso sobre os telhados dos seis pavilhões da Messe München. 

Foto: Delegação do Sindienergia Ceará visitando os telhados solares do Messe München, em Munique, Alemanha.

Na época, representou um marco nas energias renováveis fotovoltaicas em grande escala. No total, são três sistemas fotovoltaicos distribuídos nos telhados da Messe München, que produzem 2,6 milhões de kWh de eletricidade de fonte limpa e renovável. São 27 anos de operação bem-sucedida da usina solar fotovoltaica (de telhado) de 1 MW, correspondendo a 7.800 painéis solares instalados (onde apenas 100 módulos foram substituídos até hoje). A usina solar evita a emissão de uma média de cerca de 1.460 toneladas de gases de efeito estufa (CO2) por ano, nos últimos 27 anos.

Foto: Delegação sendo recepcionada pela empresa israelense na feira, Apollo Power.

A Jornada Munique 2024 não foi apenas uma missão de negócios, mas uma janela para o futuro energético limpo e sustentável que o Ceará está construindo. As oportunidades de networking foram igualmente valiosas. Os participantes retornaram inspirados e munidos de novos conhecimentos e conexões internacionais, fundamentais para impulsionar a inovação e o crescimento sustentável do estado.

Sobre o Sindienergia Ceará

O Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (Sindienergia-CE) é uma entidade que representa os interesses das mais de 100 empresas que atuam no setor elétrico cearense. Fundado em 2001, o sindicato tem como missão promover o desenvolvimento sustentável do setor elétrico no estado, defendendo os direitos de seus associados e buscando o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade.

Daniel Queiroz é Diretor Técnico do Sindienergia Ceará e Head de Novos Negócios da H3 Solar e foi o responsável pela organização da Jornada Munique 2024:

Foto: Daniel Queiros

“É muito satisfatório e importante ver o Sindienergia Ceará, de maneira recorrente, participando das jornadas que são realizadas na Alemanha, em Munique, especialmente, porque é em Munique que a gente consegue quais são as oportunidades, o que está sendo vanguarda, que, muito em breve, vai chegar no mercado nacional. Então, o Sindienergia estar participando, fazendo esse intercâmbio Brasil – Alemanha é sempre muito produtivo e engrandece o nosso setor”.

Proenergia Summit 2024 vem aí!

O Proenergia Summit é um evento anual realizado pelo Sindienergia-CE que reúne os principais players do setor elétrico para discutir os desafios e oportunidades do mercado. O evento conta com palestras, painéis e workshops com especialistas renomados, além de uma área de exposição para que as empresas apresentem seus produtos e serviços. O próximo evento será nos dias 11 e 12 de setembro de 2024, em Fortaleza, no Ceará. Site oficial: https://proenergiasummit.com

Serviço de apoio na Alemanha

Foto: Simone Horvatin, Chefe editorial da AMBIENTAL MERCANTIL
Foto: Simone Horvatin

O Sindienergia Ceará contratou os serviços da Arara Media Press para traduções técnico-comerciais e culturais. Simone Horvatin, jornalista especializada em tecnologias ambientais e energéticas, com mais de 20 anos de residência em Munique, Alemanha, é criadora e gestora da plataforma AMBIENTAL MERCANTIL e da Arara Media Press, oferecendo serviços de assessoria de imprensa internacional, organização de visitas técnicas, eventos e suporte em tradução.
Site oficial: https://araramediapress.com

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5348 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!