Um alerta ilustrado sobre os perigos da poluição plástica no oceano

softelec
Livro infantil: O Conto da Baleia, da autora Karen Swann. Tradução: Kandy Saraiva
Livro infantil: O Conto da Baleia, da autora Karen Swann. Tradução: Kandy Saraiva

Imagem: Divulgação | Por meio da amizade inusitada entre um menino e uma baleia livro infantil mostra a degradação dos mares

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – A poluição dos oceanos por plásticos é um dos problemas ambientais mais urgentes da atualidade. Em O Conto da Baleia, a escritora Karen Swann faz um alerta sobre esta triste realidade por meio da amizade improvável entre um menino e uma baleia. No livro infantil, publicado pelo selo Caminho Suave, o menino é convidado pela baleia a embarcar em uma viagem mágica pelas belezas e mistérios do oceano.

Eles passeiam por praias enevoadas, visitam mares gelados e até mergulham no fundo do mar para procurar tesouros em um naufrágio. Juntos, o menino e a baleia descobrem um mundo luminoso e cheio de vida no fundo do mar. Porém, ao romper a superfície, a verdade vem à tona quando a baleia, ao respirar, engole uma grande quantidade de lixo.

Eu olhei para a baleia enquanto para mim ela dirigia o olhar. Naquele instante entendi o que ela queria me mostrar: garrafa de água, escova de dentes, rede de pesca e canudo, pacote vazio de salgadinho e sacolas plásticas de montão, um copo de plástico, embalagens de comida e muito papelão. Era a sopa do oceano, e a baleia tinha engolido tudo! (O Conto da Baleia, p. 24-25)

Além de apresentar ao seu novo amigo toda a sujeira acumulada nos mares, a baleia alerta sobre os riscos que a poluição plástica oferece aos animais marinhos, como tartarugas, gaivotas e focas. Ao final desta esclarecedora jornada, o protagonista promete espalhar a mensagem da baleia e da sopa de plástico do mar.

Indicado para leitores de 5 a 10 anos, O Conto da Baleia é uma ferramenta divertida e explicativa para famílias e educadores introduzirem as crianças nas discussões sobre educação ambiental. O livro também auxilia no desenvolvimento de conceitos como responsabilidade e coletividade. A narrativa sensível de Karen Swann e ilustrações delicadas de Padmacandra conduzem os leitores em uma jornada pelos encantos marinhos, inspirando a amar a imensidão azul e a preservá-la de sua maior ameaça: a irresponsabilidade humana.

Ficha técnica

Título: O Conto da Baleia
Autora: Karen Swann
Ilustradora: Padmacandra
Tradutor: Kandy Saraiva
Editora: Caminho Suave
Preço: R$ 49,90
ISBN: 9786586742305
Onde comprar: Amazon

Sobre a autora

Karen Swann cresceu no Reino Unido, onde se formou como fisioterapeuta em uma pequena cidade à beira-mar. Sempre se sentiu escritora e contadora de histórias. Em 2018, venceu o prêmio Writing Magazine Picture Book, destinado a autores de livros ilustrados inéditos. O Conto da Baleia marca a sua estreia na literatura. Mora em Nottingham, na Inglaterra. Site oficial: https://www.karenswann.com

Sobre a editora

O Grupo Editorial Edipro tem como propósito, desde 1977, publicar obras que ajudem na evolução do leitor. Edipro é formação, inspiração e entretenimento. Ao longo dos anos, são mais de 500 títulos publicados nas principais áreas do saber e novos selos foram criados, como Caminho Suave e Mantra. Site oficial: https://edipro.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!