BAIXAR PDF: Cartilha de eficiência energética para ar-condicionado é lançada para o setor AVACR e sociedade

softelec
Cartilha da ABRAVA
Cartilha da ABRAVA

Imagem: Divulgação | A proposta da publicação da ABRAVA é disseminar informações para donos e gestores de pequenos e médios comércios sobre a relação do uso do ar-condicionado com a eficiência energética, considerando os diferentes tipos de tecnologias e as boas práticas. O conteúdo pode ser baixado gratuitamente

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), por meio do Departamento Nacional de Ar Condicionado (DNAC) lança cartilha “Eficiência energética no ar-condicionado – tecnologias aliada às boas práticas”. O desenvolvimento da cartilha é resultado da interação entre o DN AC e do Comitê de Eficiência Energética da ABRAVA, por meio de uma solicitação do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (PROCEL) que tem firmado um acordo de cooperação com a associação, para juntos buscar melhores caminhos em eficiência energética para o setor de climatização e refrigeração e toda a sociedade.

A Cartilha

A cartilha visa disseminar informações sobre a relação entre o uso do ar-condicionado e a eficiência energética para ambientes comerciais pequenos ou médios e residências que necessitam fazer uso de sistemas de climatização, considerando aspectos como conforto térmico, qualidade do ar dos ambientes internos, saúde e produtividade dos transeuntes nestes locais.

O conteúdo foi elaborado com uma linguagem simples, de forma que as informações nela contidas facilite a compreensão do conteúdo. O objetivo é chamar a atenção para aspectos importantes como a escolha do equipamento, projeto, instalação, manutenção e contratação de profissionais habilitados, considerando legislações e normas existentes, impactos financeiros e ambientais.

A eficiência energética é um tema em evidência na sociedade, tendo em vista a crise energética e a alta dos valores das contas de consumo. A economia de energia elétrica e financeira entrou para o radar das pessoas, e no caso do uso do ar-condicionado, pode ser obtida com o uso de equipamentos com melhor performance energética, considerando aspectos que podem ser encontrados na cartilha. No conteúdo é possível encontrar respostas para questões que aparecem no dia a dia do consumidor final e de responsáveis por locais comerciais, entre elas:

  • Qual o tipo de equipamento é mais adequado para um negócio ou residência?
  • Quando fazer a manutenção ou troca dos equipamentos?
  • Como contratar um profissional ou empresa qualificada?

Baixar Cartilha em PDF

O trabalho de elaboração da cartilha foi coordenado por Thiago Boroski (TROX Brasil), e Rafael Dutra (TRANE), com apoio técnico de diversas empresas membro do DN AC, e colaboração especial da Traydus. A iniciativa conta com o apoio financeiro das empresas Daikin, Johnson Controls, Mecalor, Midea Carrier, Trane, Traydus e Trox Technik.

Site oficial: https://abrava.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!