STADLER projeta e instala planta de reciclagem de embalagens leves em Portugal

softelec
Foto: Amadeu Carvalho, António Afonso e Rafael Isidoro na instalação de classificação da Valorsul
Foto: Amadeu Carvalho, António Afonso e Rafael Isidoro na instalação de classificação da Valorsul

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Altshausen, Alemanha | Fevereiro de 2024 – A Valorsul, empresa líder no setor ambiental, é responsável pelo processamento de cerca de 850.000 toneladas de resíduos urbanos produzidos anualmente em 19 municípios da Grande Lisboa e da Região Oeste. A empresa escolheu a STADLER para o projeto e instalação da atualização e otimização substancial da planta de triagem em seu Centro de Triagem do Oeste, uma das duas instalações de tratamento de embalagens leves que opera. Com esse projeto, a Valorsul pretendia aumentar a capacidade de produção da instalação, mantendo a alta pureza de seus produtos, além de simplificar sua operação.

António Afonso, Gerente da Planta de Reciclagem da Valorsul, explica:

“Escolhemos a STADLER devido à qualidade e ao detalhamento dos estudos apresentados. Além disso, as visitas que fizemos a várias instalações projetadas pela STADLER nos permitiram verificar a qualidade do equipamento e de sua montagem”.

A nova planta oferece maior capacidade de produção com alto grau de pureza

Foto: Centro de Triagem do Oeste, planta de classificação construída pela STADLER
Foto: Separadores balísticos STADLER STT2000 na instalação de tratamento de resíduos do Centro de Triagem do Oeste

O processo começa com a entrada dos resíduos em uma cabine de classificação de itens volumosos e rasga-sacos antes de passar por dois separadores balísticos STADLER STT2000 que separam os materiais flexíveis e 3D. A recuperação de filme da fração de flexíveis é aprimorada com o uso de um novo sistema de aspiração e separadores balísticos STT2000 com ventilação forçada.

Os metais são recuperados dos materiais 3D a partir da separação balística com novos separadores indutivos e eletromagnéticos, e classificados em metais ferrosos e não ferrosos, enquanto os classificadores óticos recuperam garrafas PET, HDPE, Tetra Pak e uma mistura de plásticos. Um classificador ótico da planta original é usado para realizar um controle de qualidade automático das frações de PET, HDPE e Tetra Pak.

Carlos Manchado Atienza, Diretor de Vendas Internacionais da STADLER

“Para aumentar a capacidade da instalação e, ao mesmo tempo, manter a alta qualidade da produção, substituímos o separador balístico da planta original por dois separadores balísticos STT2000 e instalamos classificadores óticos de maior capacidade com a mais nova tecnologia. Também incluímos duas novas cabines de triagem para simplificar a classificação manual e o controle de qualidade”, diz Carlos Manchado Atienza, Diretor de Vendas Internacionais da STADLER.

Projetada para uma operação mais simples

Foto: Planta de classificação de embalagens leves da Valorsul em Lisboa

A simplificação da operação da planta foi outro requisito importante da Valorsul. Para atender a essa demanda, a STADLER projetou o layout para permitir melhor acesso a equipamentos essenciais. Também simplificou significativamente o processo de enfardamento do produto, integrando a enfardadeira de metal à estrutura de suporte da STADLER, de modo que os fardos caiam diretamente em um contêiner de caixa aberta, e usando bunkers automáticos para facilitar o armazenamento. Essa abordagem facilita significativamente a recuperação das frações finais de alta qualidade.

Óscar Horcajada Torres, Gerente de Projetos da STADLER Selecciona, diz:

Óscar Horcajada Torres, Gerente de Projetos da STADLER Selecciona

“Por exemplo, no processo de enfardamento de metais ferrosos, usamos um bunker menor que, em coordenação com a enfardadeira elevada e a nova cabine de controle de qualidade, simplifica muito a recuperação de metais ferrosos de alta qualidade”.

Análise detalhada e preparação cuidadosa para um resultado bem-sucedido

O novo projeto precisava se adequar à área de alimentação e enfardamento da fábrica original, que foram mantidas:

“Para garantir a integração perfeita com a estrutura e os equipamentos existentes, coletamos o maior número possível de desenhos e documentação da instalação original”, explica Óscar Horcajada Torres. “Além disso, a modelagem da planta com um scanner 3D foi muito importante. A excelente comunicação com a equipe da Valorsul foi essencial para o sucesso do projeto.”

António Afonso acrescenta:

“Durante a fase de projeto, gostaria de destacar a grande disposição e colaboração da equipe da STADLER em atender a todos os requisitos da Valorsul, demonstrando um alto nível de experiência, conhecimento e competência que possibilitou a realização de um projeto de alta qualidade. Eles conseguiram uma integração perfeita do novo equipamento com as máquinas existentes, obtendo uma linha de classificação organizada e fluida, sem restrições operacionais e com acessibilidade a todos os equipamentos e caminhos de circulação ao longo de toda a linha de classificação.”

Planejamento cuidadoso, flexibilidade e comunicação eficaz para entrega em tempo recorde

O projeto apresentou um desafio especial, pois a planta original teve que ser desmontada com extremo cuidado para proteger o equipamento existente que seria usado no novo projeto. A STADLER também teve que trabalhar dentro de uma importante restrição de tempo, pois o espaço para armazenar os resíduos provenientes da coleta da Valorsul durante as obras era limitado.

“Um planejamento cuidadoso e nossa equipe de montagem bem preparada foram cruciais, assim como a boa coordenação com a equipe da Valorsul”, diz Óscar Horcajada Torres.

A STADLER concluiu a desmontagem da planta existente e a montagem da nova planta em um tempo recorde de 7 semanas, e a nova instalação foi inaugurada em novembro de 2023 para grande satisfação da Valorsul:

“Durante a fase de montagem, a equipe da STADLER se destacou pelo alto nível de experiência, disponibilidade e cumprimento das regras de segurança, permitindo que o projeto fosse realizado com segurança, dentro do prazo e sem atrasos”, conclui António Afonso.

Sobre a STADLER

STADLERⓇ dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 500 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

Sobre a Valorsul

A Valorsul é responsável pelo tratamento e valorização dos resíduos urbanos de 19 municípios da área de Lisboa e da região Oeste: Alcobaça, Alenquer, Amadora, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Lisboa, Loures, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Peniche, Rio Maior, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras, Vila Franca de Xira. A Valorsul valoriza 15% de todos os resíduos domésticos produzidos em Portugal, servindo 1,6 milhões de habitantes. A Valorsul produz e exporta 2% do consumo doméstico nacional para a rede elétrica.

Para obter mais informações, acesse https://www.valorsul.pt

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!