Piauí se posiciona como um dos principais polos brasileiros em energias renováveis e avança na transição energética com CITER 2024

softelec
Foto: Lançamento do CITER - A assinatura de um memorando pelo governador Rafael Fonteles (PT), marcou o início de uma parceria entre órgãos do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) para a realização Conferência de Tecnologias das Energias Renováveis 2024.
Foto: Lançamento do CITER - A assinatura de um memorando pelo governador Rafael Fonteles (PT), marcou o início de uma parceria entre órgãos do Piauí e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU) para a realização Conferência de Tecnologias das Energias Renováveis 2024.

Imagem: Divulgação | Comunicação CITER, edição Simone Horvatin

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Abril de 2024 – Na quinta-feira (18/4) aconteceu o lançamento oficial da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis CITER 2024 com a participação do governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT) e outros convidados. O evento, que aconteceu no Palácio de Karnak, na capital piauiense, marcou a assinatura do memorando de entendimento (MOU) que formaliza a parceria entre os colaboradores correalizadores da conferência.

A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER 2024 será uma oportunidade única para o Piauí apresentar seus projetos inovadores e atrair investimentos, colaborando com a transição energética do Brasil e a descarbonização do planeta.

Divulgação
Divulgação

O estado do Piauí destaca-se por sua geografia tropical favorável às energias renováveis, sendo um dos principais polos de desenvolvimento sustentável no Brasil. Além disso, possui um imenso potencial para a produção de hidrogênio verde e um dos focos do encontro será o maior projeto de hidrogênio verde a ser instalado em Parnaíba, litoral do Piauí, que vai gerar 8 mil empregos diretos.

Claudio Providas, Representante Residente do PNUD no Brasil, destaca a importância da CITER:

“Com esta Conferência inaugural, o Piauí está dando um passo significativo para liderar a transição energética no Brasil. Com um vasto potencial para a produção de hidrogênio verde (H2), o estado poderá gerar empregos e contribuir para uma matriz energética mais limpa em todo o país. Nós, do PNUD Brasil, estamos totalmente empenhados em garantir que esta Conferência seja um sucesso e tenha repercussão internacional, trazendo benefícios não apenas para as organizações envolvidas, mas principalmente para a população do estado do Piauí.”

Piauí: potencial gigante para as Energias Renováveis

O Piauí se posiciona como um dos principais polos brasileiros para energias renováveis, com destaque para a produção de hidrogênio verde (H2). A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER 2024) será a plataforma ideal para o estado apresentar seus projetos inovadores e atrair investimentos para o setor.

Ricardo Castelo, Vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, enfatiza a importância da CITER 2024:

“Será uma oportunidade ímpar para o estado do Piauí demonstrar seu compromisso com o meio ambiente, evidenciar seu potencial em energias renováveis e, sobretudo, em hidrogênio verde. A CITER 2024 reunirá os principais protagonistas do setor, tanto nacionais quanto internacionais. Este evento promete ser uma plataforma de discussões ricas e pertinentes sobre o tema, oferecendo amplas oportunidades nessas áreas para o estado do Piauí“.

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, demonstra confiança no potencial do estado:

O Piauí está perfeitamente posicionado para liderar. Estou certo de que Teresina será a capital do futuro. Eventos como a CITER 2024 fortalecem tudo o que estamos construindo. A vocação do Piauí para a transição energética é inegável. Devemos concretizar isso para melhorar a vida de nosso povo. A CITER não é apenas uma conferência regional, mas um evento de alcance global. Os benefícios se refletirão em Teresina e serão amplamente aproveitados por nossas universidades, empresas e pelo Governo do Estado.

Imersão completa no futuro das energias renováveis com 45 painéis, workshops e atividades científicas e culturais

A CITER 2024 oferece uma programação abrangente e diversificada, com mais de 45 painéis temáticos, workshops, exposições, atividades culturais e acesso à informação científica de ponta. Entre os temas em destaque estão:

  • As últimas tecnologias em energias renováveis: Explore as inovações que estão impulsionando o setor, desde a energia solar e eólica até biocombustíveis e hidrogênio verde.
  • Hidrogênio verde: A chave para a transição energética global. Desvende os desafios, oportunidades e estratégias para a implementação em larga escala dessa fonte de energia limpa e sustentável.
  • Financiamento e investimento em energias renováveis: Descubra os mecanismos para atrair capital para o setor e impulsionar o desenvolvimento de projetos inovadores.
  • Políticas públicas e marcos regulatórios: Compreenda como os governos podem promover a adoção de energias renováveis e garantir um futuro energético sustentável.
  • Ações para a mitigação das mudanças climáticas: Explore o papel das energias renováveis na redução das emissões de gases de efeito estufa e na construção de um planeta mais resiliente.

Ana Paula Rodrigues, Presidente da ICIMA, destaca a importância da CITER:

A CITER (Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis) é grandiosa em vários aspectos. Destaco aqui os 45 painéis que trarão palestrantes e personalidades do mundo inteiro e do Brasil para enriquecer o debate.

Foto: Ana Paula Rodrigues, Presidente da ICIMA, assinando o memorando.

Vamos ter essa liberdade de ir além das fronteiras do Brasil a fim de promover a conscientização global sobre a importância das energias renováveis, uma solução viável para a necessidade de um enfrentamento das mudanças climáticas. Atendendo ao pedido do governador Rafael Fonteles, teremos um painel exclusivo sobre Hidrogênio Verde para iniciante.

Uma experiência gratuita e aberta à todos

O futuro da energia vai se encontrar no Piauí! Entre os dias 3 e 5 de junho de 2024, o Centro de Convenções de Teresina se transforma no palco principal da Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER 2024.

A CITER 2024 será um evento gratuito e aberto à comunidade, visando democratizar o acesso ao conhecimento e incentivar a participação social na construção de um futuro mais sustentável por meio das energias renováveis! Participe e faça parte da construção de um futuro mais verde e sustentável para o planeta!

Sobre a CITER 2024

A Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (CITER) é um evento anual que reúne especialistas, autoridades, empresários e representantes da sociedade civil para discutir as últimas tendências e soluções tecnológicas para um futuro energético mais sustentável. A CITER é uma plataforma para o diálogo, a troca de experiências e a promoção da cooperação internacional para a transição energética global.

CITER 2024 é correalizada pelo Governo do Estado do Piauí, Agência de Atração de Investimentos Estratégicos do Piauí – Investe Piauí, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD/ONU, Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente – ICIMA, Universidade Federal do Piauí – UFPI, Universidade Estadual do Piauí – UESPI, Instituto Federal do Piauí – IFPI, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/ Piauí – IPHAN-PI, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí – FAPEPI, Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí – ETIPI, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Piauí – SEBRAE-PI.

SERVIÇO | SAVE THE DATE

Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER 2024 | Piauí

Organização: Institituto ICIMA

Mídia parceira: AMBIENTAL MERCANTIL | O canal mais ambiental do Brasil Conecte-se

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5113 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!