Piauí sediará conferência internacional de energias renováveis em junho

softelec
Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis - CITER 2024
Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis - CITER 2024

Imagem: Divulgação | Entre os dias 03 e 05 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, será realizada a CITER

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – O Estado do Piauí dará um importante passo rumo às discussões que envolvem a transição energética. Isto porque entre os dias 03 e 05 de junho de 2024 acontece em Teresina, a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER. A conferência foi lançada nesta quinta-feira (18), em solenidade no Palácio de Karnak, sede do governo do Estado do Piauí.

A CITER 2024 será múltipla e contará com 45 grandes painéis de discussões à nível local, regional e internacional. O evento é correalizado pelo Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente – ICIMA, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e Governo do Estado do Piauí através da Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí), que assinaram o memorando de entendimento comprometendo-nos com uma transição energética justa e sustentável.

O Representante Residente do PNUD no Brasil, Claudio Providas, destacou durante o lançamento a grandiosidade que a CITER representa para as discussões sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com ênfase especial no papel do hidrogênio verde na transição energética global.

“Piauí está tomando uma liderança muito importante com esta conferência. O hidrogênio verde se apresenta no mundo inteiro como uma promessa de um recurso muito mais sustentável e que pode gerar os empregos. Todo o nosso apoio para garantir que esta conferência, que é a primeira, seja um êxito mundial e traga resultados para todas as instituições que estarão presentes e para todos a população do estado do Piauí”, destacou Providas. O governador Rafael Fonteles foi enfático em sua fala durante a solenidade.

“O Piauí tem plena de condições de está na vanguarda. Não tenho dúvidas que Teresina será a capital do futuro. Eventos como a CITER corroboram com tudo que estamos construindo. A vocação do Piauí para a transição energética é mais do que óbvia. Temos que trazer isso para a realidade para a transformar a vida do nosso povo”, frisou o governador.

Hoje, o Piauí possui um dos maiores projetos de hidrogênio verde no mundo. São investimentos do Governo do Estado e Companhias Europeias na ordem de R$ 200 bilhões ao longo dos próximos 10 anos, com geração de mais de 20 mil empregos em diversos projetos. Serão mais de 20GW de potência gerados.

“A CITER é uma conferência para o mundo, mas que os benefícios dela estarão acontecendo aqui e, com certeza, serão muito bem aproveitadas pelas nossas universidades, empresas e pelo Governo do Estado”, completou Rafael Fonteles.

A Investe Piauí é a pasta responsável pelas ações do governo do Estado do Piauí com foco nessa transição energética.

“Será um momento importante para propiciar a apresentação do maior evento relacionado a energias renováveis, hidrogênio verde e meio ambiente que ocorrerá no Piauí, e contará com a presença de diversos agentes e representantes de todo o país e do exterior. Será um evento de importantes discussões sobre o tema e as grandes oportunidades que o Piauí tem nessas áreas específicas”, falou o vice-presidente de Energias Renováveis e Hidrogênio Verde da Investe Piauí, Ricardo Castelo.

A presidente da ICIMA, Ana Paula Rodrigues, ressaltou que a realização dessa conferência em Teresina é fundamental, pois está alinhada com os objetivos do Governo do Estado de abrir o Piauí para o mundo. Além disso, o evento é uma oportunidade de debater sobre importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU e as metas do Acordo de Paris.

“A CITER é grandiosa em vários aspectos. Destaco aqui os 45 painéis que trarão palestrantes e personalidades do mundo inteiro e do Brasil para enriquecer o debate. Vamos ter essa liberdade de ir além das fronteiras do Brasil a fim de promover a conscientização global sobre a importância das energias renováveis, uma solução viável para necessidade de um enfrentamento das mudanças climáticas. Adianto aqui a solicitação do governador Rafael Fonteles em fazer um painel exclusivo sobre Hidrogênio Verde para iniciante”, destacou Ana Paula Rodrigues.

Sobre CITER 2024

A Conferência pretende também elevar a consciência da sociedade sobre as consequências do avanço das mudanças climáticas e debater sobre importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas e as metas do Acordo de Paris. A CITER acontecerá entre os dias 03 e 05 de junho, no Centro de Convenções de Teresina, em formato híbrido e gratuito com palestrantes internacionais e nacionais e contará com mais de painéis temáticos simultâneos, exposições, troca de experiências, atividades culturais, acesso à ciência, entre outras atividades. O evento é gratuito. As inscrições iniciam em breve no site oficial do evento.

SERVIÇO | SAVE THE DATE

Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis – CITER 2024 | Piauí

Mídia parceira: AMBIENTAL MERCANTIL | O canal mais ambiental do Brasil Conecte-se

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5110 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!