Mobilidade elétrica: Siemens contribui com eletrificação dos novos eletropostos ultrarrápidos da Creluz para atender frota na Região Gaúcha

softelec
Foto: Creluz escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota.
Foto: Creluz escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota.

Imagem: Divulgação

  • Creluz, cooperativa que gera, distribui e comercializa energia na região norte do Rio Grande do Sul, adquiriu oito carregadores da Siemens;
  • Eletropostos foram instalados em locais públicos para que a sociedade possa usufruir do serviço;
  • Crenças semelhantes em práticas de descarbonização facilitaram a criação da parceria e a realização de novos negócios.
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Março de 2024 – Em um franco movimento de vanguarda, a Creluz, Cooperativa de Distribuição de Energia, localizada no interior do Rio Grande do Sul, escolheu os carregadores da Siemens para eletrificar sua frota. Desde o fim do ano passado, a empresa avançou em seu projeto de sustentabilidade: adquiriu sete veículos elétricos e seus respectivos carregadores, assim como construiu eletropostos instalados em municípios da região norte gaúcha, com benefícios para toda a comunidade.

Além de renovar a frota e utilizar um combustível limpo e ecológico que é gerado pela própria Creluz, o plano de mobilidade elétrica deixa um legado para a região com oito pontos de carregamento em rodovias e áreas urbanas, em locais estratégicos e de fácil acesso. A iniciativa cresce com a tendência do aumento da circulação de veículos movidos a eletricidade de todos os portes, incluindo os leves, como carros e motos, e os pesados, como caminhões e ônibus.

“Buscar baixo impacto ambiental em nossas atividades está na nossa essência. Atuamos de forma sustentável, tanto na geração quanto na distribuição de energia. Escolhemos a Siemens por também compactuar com o que acreditamos. Queremos fazer a diferença, dando o exemplo”, diz Elemar Battisti, presidente da Creluz. 

A decisão estratégica da Creluz mostra que é possível ter competitividade global com o uso intensivo de fontes de energia sustentável e a Siemens tem por missão auxiliar seus clientes na busca por práticas sustentáveis e metas de escopos 2 e 3 (classificação das emissões de gases de efeito estufa de uma organização, de acordo com o GHG Protocol).

“Não há mais como negar que o conceito de cidade inteligente está diretamente ligado ao impacto que o transporte causa na vida das pessoas. A descarbonização é um tema urgente. E, neste momento, as discussões avançam para a relevância do transporte elétrico compartilhado, o tempo e local de carregamento e a infraestrutura necessária para isso acontecer”, aponta William Pereira, VP Brasil da Siemens Smart Infrastructure.

O município de Ametista do Sul recebeu o eletroposto ultrarrápido, que já está em funcionamento, com a maior potência no estado. O carregador de corrente contínua Sicharge D da Siemens possui potência de 160 kW, com 2 conectores do tipo CCS 2, potência escalável e possibilita o carregamento de dois veículos de grande porte simultaneamente. Ele fica localizado nas proximidades do Shopping das Pedras, anexo à Usina Solar São Gabriel, que integra o Complexo Solar Três Arcanjos. A escolha do local foi estratégica e visa fortalecer o turismo regional.

Os municípios Jaboticaba, Rodeio Bonito, Pinhal, Frederico Westphalen e Palmeira das Missões receberam carregadores VersiCharge de corrente alternada com potência de 22kW sendo um grande passo da Creluz rumo à migração da frota de veículos a combustão para elétrica e de energia limpa.

Em todos os locais públicos, o funcionamento será no formato de autoatendimento 24 horas, exceto em Palmeira das Missões, que adotará horário comercial, de segunda a sexta-feira. As estações possuem tecnologias de última geração e monitoramento à distância.

VersiCharge e Sicharge D

O carregador VersiCharge de 7kW e 22kW está em operação desde 2022 nas unidades da Siemens em São Paulo e Jundiaí para carregamento de veículos elétricos da frota da companhia e chegou ao mercado de residências, empresas e estacionamentos em 2023.

A instalação do VersiCharge, com design elegante, é simples. O usuário dispõe de controle para monitoramento e relatórios, gestão integrada de cabos e indicadores LED fáceis de entender. Além disso, a solução pode ser instalada em colunas ou na parede, e a potência pode ser ajustada de acordo com necessidades regionais. Os usuários do produto poderão realizar o download do aplicativo móvel Sifinity Go, disponível para plataformas Android e iOS. Com esse software, é possível monitorar completamente até 10 carregadores.

Os carregadores Sicharge D têm uma alocação dinâmica de potência que considera a capacidade dos veículos elétricos e assegura um tempo de carga otimizado, atendendo à demanda das pessoas por agilidade. A solução também pode ser expandida com mais dois pontos de carregamento rápidos (DC) para carregar até cinco carros simultaneamente. Por fim, a tela sensível ao toque de 24″ permite uma fácil integração de conteúdos de marketing personalizados.

Site oficial:
https://www.siemens.com/br/pt.html
https://www.siemens.com/br/pt/empresa/sobre-a-siemens/nossos-negocios/smart-infrastructure.html

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!