Rede Brasileira do Pacto Global da ONU lança projeto de redesign e inovação para prevenir lixo no mar

softelec

Imagem: Divulgação | ReInova, lançado no Fórum Ambição 2030, convida empresas a pensar nos produtos durante toda a vida útil

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Abril de 2024 – A Frente de Resíduos e Circularidade do Pacto Global da ONU – Rede Brasil acaba de lançar o ReInova, projeto que busca engajar empresas para encontrar soluções estratégicas no processo de design, produção, distribuição e comportamento de descarte no pós-consumo de seus produtos. O anúncio foi feito durante o segundo dia do Fórum Ambição 2030, co-realizado com a Aya Earth Partners e apoio da Ambipar.

A crise climática exige muito de nós, inclusive de precisarmos encontrar novas soluções para problemas antigos. Redesenhar e inovar a linha de produção, as embalagens e os materiais de um produto lançam novos olhares sobre a prevenção ao lixo no mar. E é fundamental que as empresas se responsabilizem pelos impactos do que colocam no planeta – comenta Carlo Pereira, CEO do Pacto Global da ONU – Rede Brasil. A Frente de Resíduos e Circularidade é formada pelo Movimento Conexão Circular e o Blue Keepers, criação da rede brasileira que busca engajar empresas, governos e sociedade pelo combate à poluição crônica do oceano por resíduos sólidos, notadamente plásticos, por meio de ações preventivas e corretivas.

O ReInova focará, primeiramente, nos produtos mais encontrados no Inventário Nacional de Resíduos, mapeamento do Blue Keepers com resultados de coletas amostrais de mais de 20 praias brasileiras. Dentre os coletados estão: fragmentos de plástico, tampas de bebidas, hastes flexíveis e embalagens de delivery. Além do apoio da equipe do Pacto Global da ONU, as empresas interessadas terão apoio de uma agência de inovação.

A temática água e oceano esteve muito presente na programação do Fórum Ambição 2030. Além do ReInova, foi lançada oficialmente a Coalizão Brasileira pela Resiliência Hídrica, que identificou as bacias críticas e convida empresas a investirem e buscarem novos projetos, saneamento em áreas vulneráveis e outros.

A Coalizão é uma parceria do Pacto Global da ONU- Rede Brasil, Coca-Cola e Instituto Cerrados.

“A coalizão é um instrumento de ação coletiva que entendemos como um passo fundamental para construção de resultados de larga escala e de impacto. Investir em água é investir conjuntamente em ações que garantam a reposição hídrica, sobretudo em bacias hidrográficas já consideradas críticas” – explica Rubens Filho, Gerente de Água e Oceano do Pacto Global da ONU – Rede Brasil.

Site oficial: https://www.pactoglobal.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!