BAIXAR PDF ‘SOU CERRADO’: Dia Mundial do Meio Ambiente e os brasileiros não conhecem o bioma mais devastado do país

softelec
Foto: Sou Cerrado
Foto: Sou Cerrado

Imagem: Divulgação

  • 70% dos brasileiros não sabem que o Cerrado é o berço das águas do Brasil e 3 em cada 10 nem sequer sabem que lá tem água.
  • 64% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada que o Cerrado.
  • Desconhecimento massivo dos brasileiros sobre o 2o. maior bioma do país foi descoberto em pesquisa Hibou para iniciativa Sou Cerrado.
Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Junho de 2024 – O Cerrado é o berço das águas do Brasil: essa frase é desconhecida por 70% dos brasileiros. O 2o. maior bioma do país e da América Latina tem mais de 65 milhões de anos – de todos os ambientes da história recente do planeta, o Cerrado é o mais antigo. Assim como 3 em cada 10 brasileiros nem sequer sabem se há água no Cerrado, enquanto ele abriga oito das doze regiões hidrográficas brasileiras e possui reservas subterrâneas de água doce que abastecem 6 das grandes bacias hidrográficas do Brasil (Amazônica, Araguaia/Tocantins, Atlântico Norte/Nordeste, São Francisco, Atlântico Leste e Paraná/Paraguai) e 8 no total.

Uma pesquisa feita pela Hibou, empresa de pesquisa e insights, especialmente para a iniciativa Sou Cerrado, em novembro de 2023, foi realizada com mais de 2 mil brasileiros. Os resultados mostram amplo desconhecimento da população sobre o bioma Cerrado, enquanto ele atinge índices históricos de devastação em silêncio. Se a pesquisa fosse uma prova de conhecimento, dois terços dos brasileiros seriam reprovados, não acertando nem metade das questões.

  • 64% dos brasileiros acreditam que a Amazônia está sendo mais desmatada do que o Cerrado, enquanto recente estudo da MapBiomas demonstrou o contrário: o Cerrado ultrapassou os outros biomas brasileiros em devastação, tendo aumento de 67,7% da área desmatada de 2022 para 2023.

Com base na invisibilidade do bioma, a iniciativa Sou Cerrado, idealizada pela agência de comunicação Fresh PR e pelo ativista e detentor do canal @chapadadosveadeiros, Felipe Triaca, tem o objetivo de alcançar e engajar maior número de pessoas na preservação do Cerrado, por meio de uma marca forte e uma plataforma de acesso a dezenas de ONGs e instituições para que os brasileiros colaborem com quais quiserem de forma fácil e rápida: https://soucerrado.com.br

Dentre as ONGs que recebem apoio pelo site estão: Rede Contra Fogo, Fundação Mais Cerrado, Cerrado de Pé, Movimento Lixo Zero, Rede Kalunga, Brigada Voluntária São Jorge, Desacelere pela Vida, Turma que Faz, Salvar, Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, Instituto Pouso Alto, Museu do Cerrado e toda a rede de ONGs presentes na Rede Cerrado.

O Sou Cerrado tem apoio de algumas das principais organizações que atuam pelo meio ambiente: WWF-Brasil, Voice of the Oceans, Instituto Alok, ISPN (Instituto Sociedade, População e Natureza) e Rede Cerrado. A Associação Veadeiros, Rede Kalunga de Comunicação, Urbia Cataratas, Museu do Cerrado e a Casa de Cultura Cavaleiros de Jorge, também apoiam a iniciativa.

Mais achados da pesquisa

  * Apenas 23% dos brasileiros são capazes de descrever o clima do Cerrado.
  * 66% dos brasileiros não sabem que o Tucano é um animal do Cerrado.
  * 70% dos brasileiros não sabem que tem Cerrado na Bahia (o bioma abrange 9 Estados).

Baixar PDF

Site oficial: http://www.soucerrado.com.br/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5203 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!