Economia circular na moda: grandes empresas querem lucrar sem produzir novas peças

softelec
Foto: Pexels
Foto: Pexels

Imagem: Divulgação | Gigantes como H&M Group e Primark participam de nova iniciativa da Fundação Ellen MacArthur para implementar modelos de negócio circulares. Brasileiras também podem participar

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Agosto de 2024 – A Fundação Ellen MacArthur está lançando uma nova iniciativa para tornar o setor da moda mais circular: o Fashion ReModel. O projeto tem como objetivo impulsionar a adoção de modelos de negócios circulares para que o lucro das empresas não dependa de matérias-primas virgens para a confecção de novas peças, mas sim da circulação das peças já criadas no mercado. Para isso, a Fundação vai trabalhar com um grupo de líderes da indústria, desde marcas populares à alta costura para superar os desafios e identificar as soluções para a implementação destes modelos.

Atualmente, existem quatro modelos de negócios circulares principais, voltados para o cliente: reparo, aluguel, revenda e refabricação. Esses modelos mantêm os produtos em uso na economia e têm o potencial de dissociar os fluxos de receita da produção e do uso de recursos, evitando grandes quantidades e emissões de gases de efeito estufa. Além disso, os modelos de negócio circulares para a moda, que hoje representam 3,5% do mercado global de moda, têm o potencial de chegar a 23% até 2030, o que representa uma oportunidade de 700 bilhões de dólares.

Dentre as primeiras empresas que aceitaram o desafio de ampliar o percentual da sua receita que vêm de modelos de negócio circulares estão: H&M Group, Primark, Arc’teryx, ARKET, COS, Weekday, Reformation e Zalando. Como parte da participação na rede da Fundação Ellen MacArthur, essas empresas tiveram a oportunidade de entrar para a iniciativa e receberão o apoio e orientação da fundação durante a sua jornada. Grandes empresas brasileiras interessadas em acelerar a sua transição para a economia circular também podem se juntar à rede da Fundação Ellen MacArthur e participar da iniciativa.

De acordo com Guilherme Suertegaray, gerente responsável pelo relacionamento da Fundação Ellen MacArthur com grandes empresas latino-americanas, “o Fashion ReModel surge como uma forma de acelerar a transformação da atual economia linear para uma economia circular. Sem essa transformação, a reincorporação de materiais na cadeia é simplesmente uma solução temporária para o problema global de resíduos têxteis. Atualmente, mais de 80% dos têxteis quando são descartados, acabam incinerados, aterrados ou vão parar no meio ambiente, independentemente de ainda estarem ou não em condições de uso. Por isso, aproveitar o potencial inovador e criativo da indústria da moda é essencial para que exista uma mudança na forma como ela faz dinheiro, dissociando o lucro da produção, e criando um futuro mais próspero e resiliente”.

Elaborado em consulta com mais de 150 organizações do setor da moda, incluindo marcas, varejistas, ONGs, acadêmicos e inovadores, o Fashion ReModel é sustentado por um documento de Orientação Técnica com um conjunto compartilhado de princípios, atuando como um ponto de entrada para que as organizações e o setor mais amplo se alinhem aos esforços para manter os produtos em uso por meio de modelos de negócios circulares. Para que as empresas tenham autonomia na hora de desenvolver os seus modelos de negócios

Essa nova iniciativa chega após a conclusão de outro projeto da Fundação, o The Jeans Redesign, que esteve em vigor de 2019 a 2023, e tinha como objetivo demonstrar como os jeans, especificamente, podem ser projetados e fabricados para uma economia circular. Agora, o desafio das empresas se torna outro: criar modelos de negócio circulares sólidos, que gerem receita sem depender da produção de novas peças.

Sobre a Fundação Ellen Mac Arthur

A Fundação Ellen MacArthur é uma organização internacional sem fins lucrativos que desenvolve e promove a ideia de uma economia circular para enfrentar alguns dos principais desafios da atualidade, como as mudanças climáticas, a perda da biodiversidade, desperdício e poluição. Trabalhamos com líderes dos setores público e privado, assim como acadêmicos, para construir conhecimento, explorar oportunidades colaborativas e projetar e desenvolver iniciativas e soluções para uma economia circular. Progressivamente mais baseada em energia renovável, uma economia circular é impulsionada pelo design para eliminar resíduos, fazer circular produtos e materiais em seu valor mais alto e regenerar a natureza, para criar resiliência e prosperidade para as empresas, o ambiente e as pessoas.

Site oficial: https://www.ellenmacarthurfoundation.org/pt

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5612 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!