Superintendente da Bahiater compartilha em Madrid, os desafios atuais na promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável na Bahia

softelec
Foto: Movida Audiovisual
Foto: Movida Audiovisual

Imagem: Divulgação | Entrevista realizada por Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) para promoção dos produtos da agricultura familiar da Bahia e o mercado online Made in Market, na Europa

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – Durante o 37º Salón Gourmet 2024 realizada em Madrid de 22 a 25 de abril, Lans Almeida compartilhou os desafios e perspectivas dos produtos da agricultura familiar da Bahia. Lanns Almeida é natural de Itabuna e sua formação como engenheiro agrônomo permitiu trabalhar em diversas áreas relacionadas ao desenvolvimento rural. Antes de assumir a superintendência da Bahiater/SDR, atuou como secretário de agricultura e meio ambiente em Itabuna, além de dirigir o Instituto Biofábrica de Cacau.

As experiências vivenciadas proporcionaram a Lanns Almeida uma base sólida para enfrentar os desafios atuais na promoção do desenvolvimento rural sustentável na Bahia.

ENTREVISTA EXCLUSIVA

Na conversa extremamente enriquecedora que tivemos com Lanns Almeida, Superintendente da Bahiater/SDR, ele nos proporcionou perspectivas valiosas sobre sua gestão e visão para a agricultura familiar na Bahia. Lanns Almeida destacou os desafios enfrentados, mas também ressaltou as inúmeras possibilidades de expansão dos produtos provenientes dessa importante vertente da agricultura.

Conte-nos um pouco sobre as práticas de sustentabilidade na agricultura familiar na Bahia. Como você vê os principais desafios e oportunidades?

Lanns Almeida:

“Temos trabalhado arduamente para implementar práticas sustentáveis na agricultura familiar da Bahia. Isso inclui desde a promoção de técnicas agroecológicas até a garantia de alimentos saudáveis e de qualidade. Um dos principais desafios é a conscientização e capacitação dos agricultores para adotarem essas práticas. No entanto, as oportunidades são imensas, especialmente com o apoio do governo estadual e a recente lei de política estadual de agroecologia, que fortalece nossos esforços nesse sentido.”

Vamos abordar o empreendedorismo feminino na agricultura da Bahia. Você poderia compartilhar exemplos concretos desse crescimento e como a Bahiater/SDR tem contribuído para isso?

Lanns Almeida:

“Certamente. A Bahia é pioneira em políticas de inclusão das mulheres na agricultura, com iniciativas como o edital Ater Mulher, que prioriza o protagonismo feminino na extensão rural. Além disso, temos equipes compostas por mulheres e programas específicos para apoiar empreendedoras rurais. É gratificante ver o crescimento desse segmento e os impactos positivos que ele gera em nossas comunidades.”

O Bahiater/SDR está ativamente buscando parcerias para a internacionalização dos produtos originários da Bahia. Poderia nos falar à respeito?

Lanns Almeida:

“As parcerias para a internacionalização dos produtos baianos são fundamentais para ampliar nossos mercados e valorizar a produção local. Estamos trabalhando em conjunto com diversos parceiros, para abrir novas oportunidades de exportação e promover a rica gastronomia e cultura da Bahia em todo o mundo. Destacamos a UNICAFES, que é parceira da Made in Market (mercado online europeu que comercializa produtos do Brasil e Portugal para toda a Europa), e a Casa Brasiliana. Estou confiante de que essas parcerias trarão benefícios significativos para nossos agricultores e para o desenvolvimento econômico do estado.”

Bahiater/SDR no 37º Salón Gourmet 2024 | Madrid, Espanha

Feira Internacional Salón Gourmet foi realizada em Madrid de 22 a 25 de abril, com participação do Brasil, destacando a diversidade e qualidade dos produtos da agricultura familiar da Bahia. Estiveram presentes neste evento internacional Lanns Almeida, engenheiro agrônomo e Superintendente da Bahiater/SDR; Rafael Reis, Diretor da Made in Market; Marco Lessa, empresário e Presidente do Grupo M21, criador do Chocolat Festival, o maior evento de chocolate e cacau da América Latina, e da Casa Brasiliana em Porto, Portugal; Carine Assunção, presidente da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (Coopfesba) da marca Natucoa Chocolates; Rodolfo Moreno, Diretor de Exportação da UNICAFES; entre outros.

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5111 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!