Riachuelo lança nova fibra produzida a partir de resíduos têxteis, primeiro produto do HUB de Circularidade e Sustentabilidade da marca

softelec

Imagem: Divulgação | A fibra reciclada originou a Coleção Circular, lançamento da marca com processos mais sustentáveis e desenvolvido em parceria com Vicunha e Dalila

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Maio de 2024 – A Riachuelo reforça seu compromisso e responsabilidade com uma moda mais consciente através do desenvolvimento da sua primeira coleção circular, confeccionada com novas fibras provenientes de resíduos têxteis de sua própria fábrica. O projeto é o primeiro produto do Hub de Inovação em Circularidade da marca, que contou com o apoio do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT).

A inovação reduzirá a extração de matérias-primas virgens, tornando possível a regeneração de tecidos e mitigando impactos ambientais. A coleção, que possibilitou a reutilização de mais de oito toneladas de resíduos têxteis, representa um passo importante para a companhia e para o setor têxtil nacional ao reforçar a importância da circularidade em circuito fechado.

As camisetas, shorts e o moletom são fruto da parceria entre a Riachuelo e a Tecelagem Dalila, e contam com um tingimento feito a partir de um pigmento natural nos detalhes em silk. Já os jeans – jaqueta, calças, saia e colete – contam com a Vicunha como aliada. Além disso, as peças são feitas a partir de um processo de lavagem mais sustentável e de baixo impacto, pois reduzem o uso de água e químicos em sua produção.

“A Riachuelo acredita que suas ações têm capacidade de transformar o destino do país. Por esse motivo, estamos mais do que nunca comprometidos com nossos valores atrelados ao desenvolvimento sustentável da empresa, com o objetivo de liderar soluções inovadoras no varejo de moda nacional. A Coleção Circular, fruto do trabalho incrível desenvolvido no Hub da Riachuelo, é o reflexo desse comprometimento”, comenta Valesca Magalhães, Diretora de Sustentabilidade da Riachuelo.

Sobre o Hub de Inovação em Circularidade

O Hub de Inovação em Circularidade e Sustentabilidade foi estruturado em 2022 pela Riachuelo e conta com a participação da B3, IPT, Vicunha, Retalhar, Focus Têxtil, Opim e SFCB. De acordo com a Fundação MacArthur, mais de US$500 BI são perdidos ao ano por falta de reciclagem de vestuários.

O projeto materializa uma jornada de inovação da Riachuelo que teve início em 2022 com o lançamento do Hub de Inovação. Em março, mesmo mês do lançamento da coleção, a marca reforçará seu viés sustentável no festival Lollapalooza Brasil através da marca Pool, divulgando suas peças jeans e sua lavagem que utiliza até 70% menos água e até 60% menos químicos, para o jeans produzido sua unidade fabril em Natal. Como líder de vendas em jeans, Riachuelo, por meio de Pool, se apropria do destaque na categoria levando o material para um lugar ainda não explorado por outras marcas – um território versátil, moderno e, ainda assim, sustentável.

A Coleção Circular está disponível em mais de 40 lojas além do e-commerce da marca desde o dia 22 de março.

Sobre a Riachuelo

Com 75 anos de história, a Riachuelo trabalha com o propósito de conectar desejos a realizações. Unindo inovação, dinamismo e agilidade para entregar coleções e produtos para todos os estilos, a rede é uma das principais referências do setor e é reconhecida como uma das maiores empresas de moda do Brasil. Com o maior parque fabril da América Latina, são mais de 30 milhões de clientes no cartão Riachuelo e mais de 390 lojas próprias espalhadas pelo país

Site oficial: https://www.riachuelo.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5113 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!