Moda circular: Le Lis + FRANK-Sustainable

softelec
Foto: Marcelo Barbosa, Estilista
Foto: Marcelo Barbosa, Estilista

Imagem: Divulgação | A collab dá nova vida a tecidos de coleções passadas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Novembro de 2023 – Como a Le Lis tem atuado de forma consistente em diferentes frentes para uma conduta mais sustentável na cadeia da moda, foi natural convidar a Frank-Sustainable, marca do estilista Marcelo Barbosa, para uma collab repleta de significado e propósito. O lançamento da coleção foi no dia 19 de outubro na LE LIS do Shopping Iguatemi São Paulo. E estará à disposição do dia 26 de outubro em diante em um circuito selecionado de lojas Le Lis, no Shopping Pátio Higienópolis, Pátio Paulista, Cidade Jardim e loja da Rua Oscar Freire na cidade de São Paulo. Também estará disponível no Shopping Leblon na cidade do Rio de Janeiro, Shopping Iguatemi Campinas e Shopping Iguatemi Brasília.

A collab LE LIS + FRANK-SUSTAINABLE vai muito além de uma mera doação de tecidos.

“Inovar é o que mantém nosso entusiasmo. A partir do conceito de RE-PERCEPTION, abre-se um novo tempo para a Le Lis. Tempo que nos convida a viver experiências plenas de alegria e surpresa”, diz Alexandre Afrange, COO do Grupo Veste. A Le Lis me permitiu explorar o potencial do diálogo com uma grande marca e levar a proposta do upcycling para uma audiência mais ampla. O estilista normalmente faz seu desenho e vai atrás dos tecidos para criar os croquis, enquanto eu parto da matéria-prima e crio desenhos inspirados nos tecidos que tenho para trabalhar”, conta Marcelo.

Tudo isso é fruto de um grande trabalho de edição de tecidos.

“Quis ser fiel ao DNA da Le Lis, com tecidos naturais, linho, algodão, chiffon, para uma coleção leve e sofisticada”, revela Marcelo.

A collab LE LIS + FRANK-SUSTAINABLE criou calças de linho com corte de alfaiataria, camisas de tricoline, saias amplas, jaquetas em jeans metalizado e paletós de crepe. Vestidos longos com modelagem cool representam o evening wear da coleção.

“O Marcelo é meu amigo desde que me mudei para São Paulo, e pela Frank ser uma marca muito autoral e rejuvenescedora não pude recusar o convite para participar dessa Collab com a Le Lis. E o planeta agradece né? Além de nós, como clientes e fãs da marca, ficamos muito felizes com essa coleção com propósito”, diz Paola de Orleans.

Essa paleta de cores privilegia os tons de beges ao ocre, azuis, verdes leves, vermelho e o jeans, e tudo isso foi fotografado na amiga e musa da marca e do próprio Marcelo, que é a Paola de Orleans e Bragança.

“Imagino a mulher Le Lis como alguém que preza a Natureza, ama matérias-primas naturais e segue conectada com o planeta e valores sustentáveis. É uma elegância não-ostensiva, um bom gosto despretensioso”, define o designer.

Para Marcelo, o desafio do upcycling é despertar o desejo pelas peças, indo além do apelo sustentável.

“Quero revisitar dead stocks e criar coleções contemporâneas, mostrando que o olhar do designer pode mudar tudo”, resume.

Veterano do mundo da moda, o designer Marcelo Barbosa havia enveredado por outros caminhos da criação artística quando, em 2019, sentiu a paixão pela moda reacender ao ver o potencial de tecidos guardados em uma confecção do Centro de São Paulo.

“Criei peças contemporâneas, unindo estampas e cores, em um patchwork que resultou em itens totalmente novos”, lembra.

A coleção inspirou um shooting moderno, cujas imagens fizeram sucesso nas mídias sociais e ganharam as páginas das revistas de moda.

“Muita gente já falava em second hand e customizar roupas existentes, mas a sobra de tecidos ainda não estava em foco”, conta.

Nascia a Frank-Sustainable, cujo nome é uma brincadeira com ‘Frankenstein’, como Marcelo carinhosamente chamava suas criações.

Sobre a Le Lis

Em abril, a Le Lis anunciou o lançamento do projeto Le Lis Re_Think, (“Repensar”, em português), que propõe mudanças a partir de três pilares: Ressignificar, trazendo um novo olhar ao que não teria mais uso; Compartilhar, em prol de uma causa social; e Preservar, a partir do uso de matérias-primas sustentáveis.

Em março, a VESTE S/A, companhia da qual a Le Lis faz parte, se tornou a primeira empresa brasileira a se associar ao The Fashion Pact – acordo global que mobiliza os maiores players da indústria da moda que assumem compromissos em prol do meio ambiente, para que, em conjunto, as ações ecoem de forma mais eficiente.

Com mais de três décadas de tradição e história, a Le Lis conquistou seu espaço oferecendo um amplo portfólio de produtos que vestem a mulher em todos os momentos da vida. Sinônimo de um lifestyle repleto de felicidade, desejo, estilo e versatilidade, a marca está em sintonia com as tendências mundiais e faz parte da memória afetiva de diferentes gerações de brasileiras com roupas para todas as ocasiões – do trabalho, com a alfaiataria bem cortada, aos looks de festa –, além da sua linha Petit, para crianças de 4 a 10 anos, e da Le Lis Casa, com itens de decoração e aromas.

Site oficial: https://www.lelis.com.br/listas/le-lis-frank-sustainable

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!