Instituto Focus Têxtil reaproveita mais de três toneladas de resíduos têxteis por ano

softelec
Foto: Edição de 2022 do Focus Fashion Summit reuniu mais de 6 mil participantes.
Foto: Edição de 2022 do Focus Fashion Summit reuniu mais de 6 mil participantes.

Imagem: Divulgação | Braço de responsabilidade social da Focus Têxtil estará presente no Focus Summit Fashion 2023 com ações de sustentabilidade e empreendedorismo

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Outubro de 2023 – De acordo com dados do Sebrae, o Brasil produz 170 mil toneladas de resíduos têxteis por ano, sendo que apenas 20% são reciclados. Para lidar com esta questão, o Instituto Focus Têxtil foi criado em 2013 como um braço de responsabilidade social da Focus Têxtil e, por ano, reaproveita cerca de três toneladas de material gerado pela própria empresa. Entre os dias 07 e 09 de novembro, o instituto estará presente no Focus Summit Fashion, maior encontro da indústria têxtil de moda da América Latina, para expor ações de sustentabilidade em torno do assunto.

Além de conscientizar o público sobre questões ambientais, a associação também fornecerá mentorias exclusivas e apresentará cases de empreendedorismo.

“Somos uma ferramenta que fortalece ainda mais a cadeia, portanto, estamos empolgados com a feira porque temos a oportunidade de mostrar o que temos feito para fomentar o mercado, além de despertar no público a necessidade de uma moda sustentável”, afirma Paulo Cristelli, Gerente de Sustentabilidade da Focus Têxtil.

Por meio da capacitação de profissionais do setor e da reutilização de resíduos têxteis, o instituto com sede no Bom Retiro, na capital de São Paulo, atende mais de 10 ONGs e projetos no estado e no Espírito Santo.  

“O descarte de resíduos é um dos maiores problemas enfrentados pela indústria têxtil em termos de sustentabilidade, portanto, repassamos esse material gerado pela própria Focus à ONGs para que seja reaproveitado, consequentemente, estimulamos a economia circular e a criatividade de novos talentos que podem contribuir com este cenário”, explica Cristelli.

Estimulando o empreendedorismo

Um dos projetos do Instituto Focus Têxtil que estará presente no evento é o Costurando o Futuro. Criada em 2009 pela Fundação Grupo Volkswagen, a iniciativa conta com o apoio do instituto para fornecer capacitação técnica aos empreendedores da área utilizando tecidos automotivos doados pelo Grupo e parceiros. O curso tem a curadoria e participação do estilista Walter Rodrigues, um dos nomes mais importantes da moda brasileira, e da designer uruguaia Agustina Comas.

Para o Focus Fashion Summit, 20 ex-alunos serão previamente selecionados e terão uma mentoria exclusiva com Walter Rodrigues durante o evento, no estande do Instituto, nos dias 07 e 08 de novembro. O momento visa agregar valor às peças produzidas com o reuso de tecidos, com foco no design, para despertar mais desejo nos possíveis clientes.

“Na sequência dos cursos de aprimoramento, da redescoberta da costura por alguns e o despertar de outros, entendemos que o design de produtos é a próxima etapa. É preciso saber executar um mix de produto que componha uma coleção e nessa coleção contar uma história que seja encantadora. Estamos vivendo um tempo em que o produto precisa indicar um propósito, um caminho sustentável. Assim, aqui no Instituto, acreditamos no talento e força criativa das pessoas!”, afirma o estilista.

Posteriormente, os 20 escolhidos terão suas produções expostas em um bazar que acontecerá na sede ao final do mês.

Impulsionando jovens designers no segmento de moda

Depois de ganhar a edição de 2022 do Design Vision, primeiro reality show brasileiro de moda sustentável promovido pelo Instituto Focus Têxtil na Fashion TV, Gabriel Alves, mais conhecido como Da Silva, se tornou uma voz da periferia de São Paulo. Com foco no estilo urbano que engloba a utilização de resíduos e sobras de tecido, o estilista também já assinou uma cápsula sustentável em parceria com a Pernambucanas.

O Design Vision nasceu como uma iniciativa do Instituto para impulsionar jovens estudantes no segmento da moda no Brasil ao mesmo tempo que aborda uma moda sustentável e econômica. Durante o Focus Fashion Summit, os participantes poderão conhecer de perto a coleção do Da Silva.

“É inspirador ver os nossos ex-alunos crescendo na carreira e ganhando espaço no mercado da moda enquanto estilistas. Ainda há muito o que fazer, especialmente na conscientização de uma moda sustentável a partir da utilização de resíduos têxteis e upcyling de peças, mas o Da Silva e já nos mostram que estamos cumprindo o nosso propósito de capacitar, incentivar e conscientizar”, conclui Cristelli.

Serviço

  • Focus Fashion Summit
  • De 07 a 09 de novembro – das 9h às 19h
  • Local: Pró Magno Centro de Eventos
    Av. Profa. Ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras, São Paulo
  • Mais informações: https://www.focusfashionsummit.com.br

Sobre o Focus Fashion Summit

O Focus Fashion Summit é um evento idealizado e promovido pela Focus Têxtil, uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina, e pelo Instituto Focus Têxtil. Reúne diversos players da cadeia, como atacadistas, confeccionistas, estilistas, compradores, empreendedores, designers e estudantes de todo o segmento da moda. Oferece os melhores produtos, serviços, informações e network que fortalecem a indústria de moda no Brasil.

O evento tem como objetivo explorar o futuro do segmento como um todo, além de apresentar estratégias e práticas que abordam temas relevantes e atuais por meio de palestras e conteúdos apresentados por grandes nomes do mercado.

A grande novidade deste ano é o espaço Hub de Soluções, que foi idealizado como o ponto de encontro para marcas e confeccionistas. O espaço contará com mais de 70 empresas confeccionistas, dos mais diversos segmentos, proporcionando um ambiente de troca que abre portas para inúmeras oportunidades, impulsionando o setor têxtil a alcançar novos patamares de sucesso.

A 5ª edição do Focus Fashion Summit acontecerá de 7 a 9 de novembro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo (SP), contará com mais de 120 expositores, mais de 20 palestras e espera receber um público de 10 mil visitantes. A entrada é gratuita.

Sobre a Focus Têxtil

Fundada há mais de 80 anos, a Focus Têxtil é uma das maiores importadoras de artigos têxteis da América Latina. A empresa tem como missão inspirar os mais de 5.000 clientes, agregando valor à coleção e oferecendo informação da moda por meio de um mix completo de tecidos e serviços com mais de 6.000 produtos, voltado para os segmentos: feminino, masculino, activewear, lingerie, beach, uniformes, denim, infantil, meias, home, calçados, acessórios e estampados.

Sempre em busca do melhor produto, aliada ao amplo serviço de informação e pesquisa, reforçam a qualidade do tecido oferecido aos clientes. A cada estação, são desenvolvidas e criadas coleções com novas texturas, composições, cores e padronagens, por meio de um profundo estudo de tendências de moda, mercado e consumo atual.

Atualmente a Focus Têxtil conta com dois espaços de atendimento ao cliente, localizados em São Paulo, nos bairros Bom Retiro e Barra Funda. Em cada Showroom, o cliente recebe um atendimento personalizado no qual ele poderá ter acesso a todos os artigos disponíveis, acervo de peças de pesquisa, além de contar com uma equipe capacitada com informações sobre tendências de moda.

A empresa ainda conta com seu braço social, o Instituto Focus Têxtil que completou 10 anos em agosto de 2023, com a missão de fomentar a sustentabilidade na cadeia da moda por meio de ações de conscientização e desenvolvimento social. Os projetos realizados incentivam o empreendedorismo e buscam facilitar o acesso à capacitação de profissionais do setor, diminuindo a desigualdade social. Outro forte pilar do IFT é o estímulo à criatividade de novos talentos, para que esses possam contribuir com o cenário da economia criativa ligada a moda e ao design sustentável.

Site oficial: https://www.focustextil.com.br/site/#/site

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5246 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!