A STADLER instala uma planta híbrida de triagem de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e embalagens em Guadalajara, na Espanha

softelec
Foto: Estação de tratamento de resíduos de Torija, construída pela STADLER
Foto: Estação de tratamento de resíduos de Torija, construída pela STADLER

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – A STADLER Selecciona S.L.U. (a subsidiária da STADLER Anlagenbau GmbH) concluiu a instalação de uma nova planta de triagem no centro de tratamento de resíduos de Torija. Ele faz parte do Consórcio para o Gerenciamento de Resíduos Urbanos da Província de Guadalajara, que abrange um território de 288 municípios e 21 associações de municípios. O centro de Torija, gerenciado pela UTE RSU Guadalajara, atende a toda a província, recebendo resíduos de estações de transferência e, diretamente, de 22 municípios.

A instalação inclui uma usina de triagem, uma usina de compostagem, tratamento de lixiviados e um aterro sanitário.

A empresa pública TRAGSA foi encarregada de colocar em licitação o projeto de modernização da usina de triagem. A nova instalação deveria caber no prédio existente e processar resíduos sólidos urbanos (RSU) e embalagens leves. A licitação foi concedida à STADLER por seu conhecimento técnico e capacidade de gerenciamento de projetos.

Foto: Antonio Marzal, Diretor Administrativo, Guadalajara, Unidade Territorial 4, Grupo TRAGSA

“Uma visita à sede da STADLER em Altshausen, Alemanha, foi um ponto de virada para nós e nos deu grande tranquilidade durante a fabricação, porque vimos em primeira mão o alto nível tecnológico de suas instalações e a qualidade de sua equipe e produtos. Isso aumentou ainda mais nossa confiança na futura instalação”, diz Antonio Marzal, Diretor Administrativo, Guadalajara, Unidade Territorial 4, Grupo TRAGSA.

A automação aumenta a capacidade e melhora as taxas de recuperação

A nova planta de triagem instalada pela STADLER tem uma capacidade de entrada de 40 t/h ao processar RSU e 4 t/h quando está trabalhando com embalagens leves.

Foto: Planta de triagem de RSU e embalagens leves construída pela STADLER
Foto: Planta de triagem de RSU e embalagens leves STADLER separador balístico
Foto: Planta de triagem de RSU e embalagens leves – Tambor de crivagem STADLER

O processo começa com trommels e um separador balístico STT 5000, o multifuncional da STADLER para separar o lixo doméstico, o lixo comercial misto e o lixo volumoso, seguido por 3 separadores ópticos para PET, PEAD, PLÁSTICOS MISTOS (PS, PP e outros plásticos como PVC) e BRIKS (embalagens de papelão para bebidas líquidas), e separadores para ferro e alumínio. Os materiais recuperados são armazenados e enfardados, prontos para a venda.

A automação do processo com o separador balístico e os separadores ópticos melhorou as taxas de recuperação e a eficiência da planta de triagem, aumentando sua capacidade para mais de 100.000 t/ano de RSU e mais de 12.000 t/ano de material de embalagem leve.

Entrega pontual em um cronograma apertado

O projeto começou com a desmontagem da fábrica existente, que levou 3 semanas. A montagem da nova fábrica foi concluída em 10 semanas e foi inaugurada dentro do prazo, em 30 de abril de 2023.

Esse era um requisito fundamental da licitação, como explica Antonio Marzal:

“Neste projeto, era muito importante que o start-up da planta ocorresse em um data específica, e a STADLER fez isso acontecer. Ao trabalhar com a STADLER, sentimos a segurança de estar nas mãos de uma empresa muito séria que garante o cumprimento dos prazos e padrões de qualidade exigidos”.

Abordagem colaborativa é a chave para o sucesso de uma instalação desafiadora

O principal desafio do projeto foi instalar a nova planta em um prédio existente.

“Isso significava que todas as tarefas tinham que ser realizadas com um alto grau de precisão”, explica Antonio Marzal. “Durante todo o projeto, nos sentimos apoiados pela equipe da STADLER e, apesar da pressão dos prazos de execução, tivemos a certeza em todos os momentos de que tudo seria concluído no prazo acordado”.

Foto: Carlos Manchado Atienza, Diretor de Vendas Internacionais da STADLER

“Nós da STADLER estamos muito orgulhosos do trabalho que fizemos na planta de Torija”, acrescenta Carlos Manchado Atienza, Diretor de Vendas Internacionais da STADLER. “O trabalho de alta qualidade de nossos engenheiros garantiu a instalação bem-sucedida dentro do edifício existente. Além disso, a excelente comunicação com os diferentes fornecedores envolvidos foi fundamental para manter o projeto dentro do cronograma e atender a todos os requisitos do projeto.”

Antonio Marzal conclui:

“Queremos agradecer a todos na STADLER, desde o Sr. Willi Stadler até o último trabalhador envolvido no projeto, por seu profissionalismo e pela empatia que demonstraram conosco, o que nos permitiu concluir esse projeto com um alto grau de satisfação do usuário final.”

Sobre a STADLER

STADLERdedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 500 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!