Planta inovadora projetada pela STADLER para a Eco.Ge.Ri recupera valor dos resíduos, fornecendo recicláveis de alta qualidade e combustível sólido recuperado

softelec
A Eco.Ge.Ri é a segunda planta que a STADLER projetou e construiu para o Gruppo Porcarelli.
A Eco.Ge.Ri é a segunda planta que a STADLER projetou e construiu para o Gruppo Porcarelli.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Altshausen, Alemanha | Julho de 2023 – O Porcarelli Group é uma empresa italiana que opera em toda a cadeia de resíduos – da coleta ao transporte, até a valorização dos resíduos como matérias-primas. O Grupo opera cinco fábricas com o objetivo de retornar os resíduos ao ciclo de produção, reduzindo o consumo de matérias-primas virgens e energia. Até o momento, suas fábricas recuperaram mais de 3 milhões de toneladas de frações recicláveis.

Ao planejar sua planta Eco.Ge.Ri dedicada à produção de Combustível Sólido Recuperado (SRF) a partir de resíduos industriais, que foi inaugurada em 2022 em Finale Emilia (Modena), o Grupo Porcarelli confiou na STADLER por sua tecnologia de triagem de ponta, seu design especializado, instalação profissional e rápida e na TOMRA por sua tecnologia avançada baseada em sensores.

Luciano Porcarelli, coproprietário do grupo com seu irmão Giuseppe, explica:

“Nossa empresa foi fundada há mais de 50 anos com a convicção de que os resíduos podem substituir as matérias-primas na indústria, protegendo os recursos naturais.”

Foto: Luciano Porcarelli, coproprietário do grupo

“Temos colaborado com sucesso com a STADLER desde 2012. Quando decidimos construir uma nova planta moderna em Finale Emilia, a STADLER foi a escolha óbvia. Sua experiência em diferentes setores de resíduos foi inestimável para nos ajudar a projetar uma planta flexível e robusta“, diz Luciano Porcarelli.

A planta Eco.Ge.Ri é uma das instalações mais inovadoras do gênero na Europa e desvia de aterros sanitários aproximadamente 150.000 toneladas por ano de resíduos que não podem ser recuperados.

Esse projeto, com a visão inovadora da Eco.Ge.Ri, a experiência em engenharia da STADLER no projeto e construção de usinas de reciclagem personalizadas e soluções avançadas de triagem, demonstra que o gerenciamento de resíduos pode ser sustentável e econômico, além de contribuir para a preservação dos recursos naturais e reduzir nosso impacto ambiental geral.

Extrema flexibilidade, alto rendimento, produção de alta qualidade consistente

Os requisitos do Gruppo Porcarelli para a planta eram claros: eles precisavam de uma instalação com capacidade para um rendimento muito alto, com flexibilidade para processar uma variedade de materiais de entrada e, ao mesmo tempo, manter uma alta qualidade consistente da produção em todo o processo, com a máxima recuperação de materiais recicláveis.

A STADLER apresentou um conceito de projeto inovador e o projeto atende a todos os requisitos:

“Combinamos nossos separadores balísticos e transportadores de aceleração de alta velocidade com estabilizador de filme, que garantem excelente seleção de materiais e controle de PVC. A planta recebe resíduos industriais de diferentes fontes com uma capacidade de entrada de 20 a 30 tph. Ela recupera com sucesso ferro, alumínio, vários tipos de plásticos – PET, PEAD, PEABD, PP, PS, PU – papel e papelão e, é claro, SRF de alta qualidade“, diz Pietro Navarotto, Diretor de Vendas da STADLER na Itália.

O projeto abordou o desafio da variabilidade dos materiais de alimentação com duas linhas de alimentação, que podem ser usadas de forma independente ou em conjunto, dependendo da qualidade e da densidade do material. A primeira linha alimenta o material para uma peneira trommel STADLER para seleção de tamanho (<60 mm; tamanho médio de 60 mm a 350 mm; e tamanho grande >350 mm), enquanto a segunda linha tem um triturador para redução de tamanho seguido por outra peneira trommel STADLER para seleção de tamanho.

Foto: Planta de reciclagem EcoGeRi construida pela STADLER, Itália
Foto: Planta de reciclagem EcoGeRi construida pela STADLER, Itália

Os materiais na faixa de 60 a 350 mm passam por dois separadores balísticos STADLER STT5000_8 para classificar os materiais finos, 3D e 2D. Esse é o equipamento versátil da STADLER, ideal para separar RSU pré-triados, materiais moderadamente pesados e pesados. O novo transportador de aceleração de alta velocidade da STADLER com o novo estabilizador de filme da STADLER transporta os materiais 3D e 2D para os separadores de infravermelho próximo (NIR) da TOMRA a velocidades de 4,5 m/s. Dois dos classificadores ejetam os plásticos com altos valores de cloro do fluxo 2D, enquanto os outros dois classificam os plásticos para recuperação do fluxo 3D, e o material restante vai para a SRF.

Um RDF da TOMRA analisa o SRF, verificando em tempo real a qualidade do material de saída em termos de valores caloríficos, umidade e composição do produto para garantir que eles atendam aos requisitos de uso.

Comissionamento tranquilo e em tempo hábil

A planta Eco.Ge.Ri foi projetada e construída em tempo recorde, sendo concluída em apenas três meses. Devido ao cronograma apertado, a instalação foi feita enquanto o edifício ainda estava em construção. O planejamento e a coordenação cuidadosos da STADLER com as empresas de construção envolvidas no local garantiram o comissionamento oportuno, com início em 6 de junho de 2022.

Essa capacidade foi um benefício destacado neste projeto para Luciano Porcarelli, que mais apreciou:

“Sem dúvida a flexibilidade da STADLER em abordar todas as dificuldades que tivemos ao construir uma nova fábrica com diferentes empresas civis trabalhando ao mesmo tempo. Sua experiência em montagens complicadas foi realmente útil”.

Uma colaboração bem-sucedida

A Eco.Ge.Ri é a segunda planta que a STADLER projetou e construiu para o Gruppo Porcarelli:

“Em 2012, construímos uma planta de tratamento de resíduos para a recuperação de matérias-primas e produção de SRF e, desde então, tivemos uma colaboração muito bem-sucedida”, diz Pietro Navarotto.

A abordagem da STADLER para projetar e construir plantas de triagem com uma forte equipe local apoiada pela organização da matriz mais uma vez se mostrou eficaz, como destacou Luciano Porcarelli:

“A STADLER gerenciou todo o projeto a partir de sua filial italiana. Nós realmente apreciamos essa abordagem local porque ela tornou a comunicação entre as empresas muito mais rápida e fácil.”

Sites:
https://www.porcarelli.com
https://www.porcarelli.com/produzione-combustibili-solidi-secondari

Sobre a STADLER

STADLER ® dedica-se ao planejamento, produção e montagem de sistemas e componentes de triagem para a indústria de tratamento e reciclagem de resíduos sólidos em todo o mundo. Sua equipe de mais de 500 funcionários qualificados oferece um serviço completo personalizado, do projeto conceitual ao planejamento, produção, modernização, otimização, montagem, comissionamento, reformas, desmontagem, manutenção e assistência técnica de componentes para completar os sistemas de reciclagem e classificação.

Sua linha de produtos inclui separadores balísticos, correias transportadoras, peneiras giratórias e removedores de rótulos.

A empresa também é capaz de fornecer estruturas de aço e painéis elétricos para as plantas que instala. Fundada em 1791, a operação e estratégia desta empresa familiar são sustentadas por seu espírito de oferecer qualidade, confiabilidade e satisfação ao cliente, sendo um bom empregador e fornecendo forte apoio social.

Para mais informações, visite http://w-stadler.de/pt

Sobre TOMRA Recycling Sorting

TOMRA Recycling Sorting  concebe e fabrica tecnologias de triagem baseadas em sensores para a indústria global de reciclagem e tratamento de resíduos, com o objetivo de transformar a recuperação de recursos e criar valor a partir dos resíduos.

Foi a primeira empresa a desenvolver aplicações avançadas de triagem de resíduos e metais que utilizam tecnologia de infravermelhos próximos (NIR) de alta capacidade para obter o máximo valor dos recursos e manter os materiais dentro de um círculo de utilização e reutilização. Até à data, instalámos mais de 9.000 sistemas em mais de 100 países diferentes.

A TOMRA Recycling Sorting faz parte do Grupo TOMRA. Foi criada em 1972 com base numa ideia inovadora que começou com a conceção, produção e venda de máquinas de devolução de depósitos (DRS) para a recolha automática de recipientes de bebidas usados. Atualmente, lidera a revolução global dos recursos para transformar o planeta, comprometidos com a economia circular, uso e reuso de materiais recicláveis, com objetivo de alcançar um mundo sem resíduos.

As outras atividades da empresa são a TOMRA Food e a TOMRA Collection.

A TOMRA tem cerca de 105 000 instalações em mais de 100 mercados em todo o mundo e, em 2022, registou receitas totais de cerca de 12 mil milhões de coroas norueguesas. O grupo tem 5.000 funcionários em todo o mundo e está cotado na Bolsa de Valores de Oslo. A sede da empresa está localizada em Asker, na Noruega.

Para mais informações sobre a  TOMRA, visite https://www.tomra.com e siga a TOMRA Recycling Sorting no FacebookTwitterLinkedIn e Instagram.

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!