BAIXAR PDF: Pesquisa aponta que 82% dos brasileiros estão dispostos a mudar seus hábitos em benefício da preservação do oceano

softelec

Imagem: Divulgação

  • 68% da população se diz adepta ao turismo responsável.
  • 10% dos brasileiros nunca foram à praia, o que representa mais de 20 milhões de pessoas.
  • Estudo é uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com UNESCO e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – O feriado de 12 de outubro, quando muita gente busca o litoral para descansar, é a data em que se comemora também outra ocasião muito especial: o Dia Nacional do Mar. Afinal, o Brasil conta com mais de 7 mil quilômetros de litoral. Informação relevante apontada pela pesquisa “Oceano sem Mistérios”: A relação dos brasileiros com o mar é que 82,2% dos brasileiros estão dispostos a mudar seus hábitos em benefício do oceano.

Em uma escala de 0 a 10, essa intenção atinge média nacional de 8,3. A pesquisa demonstra ainda que uma parcela importante da população (68%) se diz adepta ao turismo responsável.

O estudo, realizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, em parceria com a UNESCO e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), identificou, entretanto, que 10% dos brasileiros nunca foram à praia, o que representa mais de 20 milhões de pessoas. A região Centro-Oeste registra o maior percentual (45%), somando mais de 7,2 milhões de pessoas.

Boa parcela da população, de acordo com o levantamento, também desconhece outros ecossistemas marinhos, como falésias (80% nunca visitaram), recifes de corais (78%), restingas (75%), estuários (74%), dunas (70%) e costões rochosos (57%).

“A pesquisa sugere que o brasileiro atribui importância ao oceano e nutre até uma relação de carinho com o ecossistema, na medida em que afirma estar disposto a adequar seus hábitos em nome da preservação. Entretanto, ainda há uma lacuna grande de conhecimento e, consequentemente, de compreensão sobre o oceano e tudo que ele representa. O turismo é uma ferramenta potente para promover o conhecimento e estimular ainda mais a conscientização da população sobre a sua responsabilidade”, diz a bióloga, doutora em Ecologia e Conservação Marinha e gerente de projetos da Fundação Grupo Boticário, Janaína Bumbeer.

Sobre a Fundação Grupo Boticário

Com 33 anos de história, a Fundação Grupo Boticário é uma das principais fundações empresariais do Brasil que atuam para proteger a natureza brasileira. A instituição atua para que a conservação da biodiversidade seja priorizada nos negócios e em políticas públicas e apoia ações que aproximem diferentes atores e mecanismos em busca de soluções para os principais desafios ambientais, sociais e econômicos. Já apoiou cerca de 1.600 iniciativas em todos os biomas no país.

Protege duas áreas de Mata Atlântica e Cerrado – os biomas mais ameaçados do Brasil, somando 11 mil hectares, o equivalente a 70 Parques do Ibirapuera. Com mais de 1,2 milhão de seguidores nas redes sociais, busca também aproximar a natureza do cotidiano das pessoas.

A Fundação é fruto da inspiração de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e atual presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário. A instituição foi criada em 1990, dois anos antes da Rio-92 ou Cúpula da Terra, evento que foi um marco para a conservação ambiental mundial.

Site oficial: https://www.fundacaogrupoboticario.org.br/pt/

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!