ASICS lança Relatório de Sustentabilidade e destaca o lançamento do tênis com menor emissão CO₂ do planeta 

softelec
Asics tênis sustentável
Asics tênis sustentável

Imagem: Divulgação | Relatório anual publicado pela multinacional japonesa destaca apresentação do modelo “GEL-LYTE™ III CM 1.95″e a redução de 22% das emissões CO₂ das operações diretas 

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Julho de 2023 – A ASICS divulga seu Relatório de Sustentabilidade 2022 que demonstra o progresso da empresa em direção às metas de sustentabilidade de médio e longo prazo definidas no planejamento VISION2030 da companhia. A estrutura de sustentabilidade da ASICS engloba dois principais pilares – “Pessoas” e “Planeta” – cada um impulsionando ações de sustentabilidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Um dos principais resultados de 2022 é o tênis com as menores emissões de CO₂ do mundo, o “GEL-LYTE™ III CM 1.951”, que emite apenas 1,95 CO₂ por par em todo o ciclo de vida do produto, considerando dados disponíveis do setor para o ciclo de vida das emissões de CO₂ em setembro de 2022. O tênis foi anunciado ano passado e será lançado e comercializado este ano.

“A sustentabilidade é um tema central à medida que trabalhamos para atingir as metas definidas pela ASICS em uma visão de longo prazo no ‘VISION2030’. Para alcançar uma mente sã em um corpo são, precisamos de uma Terra sã. Trabalharemos para criar um impacto positivo em direção a um futuro mais sustentável”, comenta Yasuhito Hirota, CEO e COO da ASICS.

Entre as metas estabelecidas pela empresa com relação ao planeta, um dos objetivos é alcançar emissões Net Zero, compromisso de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, até 2050. Em 2022, a ASICS reduziu as emissões de CO₂ em 22% das operações diretas, em comparação com 2015.

A companhia também trabalhou em estreita colaboração com as fábricas parceiras para implementar a Política de Compras Ecológicas da ASICS para promover a redução de CO₂ em todas as cadeias de suprimentos. Um exemplo disso foi aumentar o uso de energia renovável.

Todo esse esforço rendeu à ASICS o destaque em uma apresentação do Ministério do Meio Ambiente do Japão na COP27, como estudo de caso de uma empresa que adota ações climáticas em toda a cadeia de suprimentos.

Outra meta da companhia é substituir 100% do uso de poliéster até 2030, para alcançá-la, a ASICS também segue avançando, em 2022 substituiu mais de 30% de materiais de poliéster padrão para poliéster reciclado.

Entre as ações realizadas pela companhia no que diz respeito aos consumidores e à comunidade, o destaque se deu aos resultados da pesquisa global “ASICS State of Mind Index”, que indicou uma ligação positiva entre exercícios e bem-estar mental. Ela mostrou que apenas 15 minutos e 9 segundos de movimento podem ser suficientes para começar a sentir os efeitos de melhora do humor.

Já com relação aos funcionários, a ASICS havia se comprometido a atingir uma proporção de representação feminina em cargos gerenciais de pelo menos 35% globalmente até 2023. Em 2022, a companhia já ultrapassou esse número. A porcentagem de gerentes mulheres na ASICS global aumentou de 33,7% para 38,3%.

A fim de garantir que a ASICS detenha a responsabilidade por seus impactos em toda a cadeia de valor, em 2022 foi desenvolvida a “Política de Direitos Humanos da ASICS” e estabelecido um Comitê de Direitos Humanos para definir expectativas e orientações para os fornecedores. Além disso, ela também vem promovendo práticas de compra responsáveis para melhorar as condições de trabalho dos fornecedores.

“Estamos muito felizes com o progresso que a companhia tem conquistado com relação às metas estabelecidas. Além dos esforços globais, de forma local trabalhamos para incluir estes pilares e valores dentro de todas nossas ações e esforços. Um exemplo disso é nosso circuito de corrida ASICS Golden Run em que o elemento de sustentabilidade ganhou ainda mais relevância neste ano. Só na etapa de São Paulo mais de 500kg de lixo foram reciclados e quase 900kg de resíduos comuns tiveram seu descarte correto”, comenta Alexandre Fiorati, Presidente e CEO da ASICS América Latina. 

O Relatório de Sustentabilidade completo da ASICS pode ser encontrado neste link.

O relatório de sustentabilidade de 2022 da ASICS está estruturado de acordo com as diretrizes de relatório de sustentabilidade do GRI Standard.

Sobre a ASICS

Kihachiro Onitsuka fundou a ASICS em 1949 para realizar seu desejo de cuidar e fortalecer a juventude do Japão através do esporte e assim, contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A ASICS defende e acredita na filosofia fundadora de “Anima Sana In Corpore Sano (mente sã em corpo são)”. Este propósito de marca representa o desejo de que pessoas de todo o mundo vivam vidas saudáveis e felizes, tanto no corpo quanto na mente, além da atenção constante em desenvolver esforços que visam preservar um ambiente sustentável.

 No campo da sustentabilidade, o uso de materiais reciclados e de baixa emissão de CO², bem como de fontes de energia renovável, ajudam na meta da ASICS de reduzir a emissão de CO² para 63% em todas as operações diretas e da cadeia de suprimentos até 2030. Entre as iniciativas ambientais globais com as quais a empresa se comprometeu estão a RE 100, que prevê o uso exclusivo de energia renovável em suas atividades, e o The Fashion Pact, que visa mitigar a mudança climática, restaurar a biodiversidade e proteger os oceanos.

 Buscando sempre incentivar o esporte como ferramenta transformadora do corpo e da mente, a ASICS oferece tecnologia inteligente para contribuir com a construção de uma sociedade na qual as pessoas estejam mais envolvidas com o esporte, um elemento importante para longevidade, saúde, atravessar as fronteiras

Site oficial:  Loja Oficial ASICS Brasil

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!