Onda de calor x Materiais da Construção Civil: conheça 4 alternativas que podem ajudar a refrescar ambientes sem prejudicar a conta de luz

softelec

Imagem: Divulgação | Com a previsão de que as altas temperaturas se tornem cada vez mais frequentes, cresce na Indústria a busca por soluções sustentáveis focadas em garantir o bem-estar da população

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2023 – A combinação entre os efeitos do El Niño, da formação de um domo de calor e das recentes mudanças climáticas, segundo meteorologistas consultados pela BBC, fizeram com que o ano de 2023 registrasse recordes de altas temperaturas no Brasil, com cidades do país chegando a 44,8ºC — a maior temperatura registrada em território nacional — e sensação térmica de 59,3ºC.

Em face da intensa onda de calor, que tende a se tornar cada vez mais frequente nos próximos anos, de acordo com Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o papel da Indústria de Base ganha destaque por representar a possibilidade de desenvolvimento de materiais de Construção Civil capazes de reduzir o desconforto térmico da população.

A utilização desses materiais, chamados de isolantes térmicos, influencia na redução da sensação de calor para os ocupantes dos ambientes em que eles foram inseridos, fazendo com que haja uma redução sobre o gasto energético com itens como o ar-condicionado, cujo uso de energia também chegou a bater recorde em meio à recente onda de calor.

Conheça 4 alternativas que podem ajudar a refrescar ambientes sem causar gasto energético:

1. Poliestireno Expandido (EPS Isopor)

Reconhecido por seu baixo coeficiente de condutividade térmica, o EPS Isopor é recomendado para isolamento térmico em diversas construções. Composto por 98% de ar e 100% reciclável, o material oferece eficiência térmica, resistência a impactos, umidade e radiação térmica, garantindo proteção, leveza e durabilidade às estruturas.

2. Lã de Vidro

Amplamente utilizada, a lã de vidro apresenta um notável desempenho no isolamento térmico, contribuindo para a redução do consumo de energia e proporcionando ambientes mais confortáveis. É um material versátil, aplicável em lajes, forros e paredes.

3. Placas de PIR (poliuretano) e PUR (poliisocianurato)

As placas funcionam como termoisolantes por apresentarem materiais plásticos termofixos em sua composição —- as espumas rígidas de poliuretano e de poliisocianurato — os quais agregam propriedades relacionadas à resistência térmica e baixa absorção de umidade, oferecendo benefícios significativos para a construção civil.

4. Blocos de Concreto Celular e Tijolos Cerâmicos Especiais 

Materiais com propriedades termorreguladoras embutidas, esses blocos e tijolos são eficazes na retenção de calor, minimizando o aquecimento excessivo dos espaços internos e promovendo ambientes mais frescos.

Tema é alvo de operações internacionais em prol da sustentabilidade

Beatriz Luz, fundadora da Exchange 4 Change Brasil e parceira da Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM) destaca que o desenvolvimento e a utilização de materiais de isolamento térmico têm sido alvos de crescentes investimentos no panorama internacional, em meio à preocupação com a crise climática que tem provocado o que cientistas chamam de ebulição global – aumento acelerado da temperatura média do planeta Terra.

“O Banco Mundial publicou recentemente o seu primeiro relatório avaliando o senso de urgência para a transição e a importância de quebrarmos a inércia dos negócios, criando novas alternativas de materiais para uso por parte da Indústria e da sociedade. O relatório Squaring the circle destaca como o setor privado será central para a implementação dos modelos de negócios circulares e que através de uma gama de políticas públicas é possível desconectar o crescimento industrial da exploração dos recursos naturais”.

A executiva destaca que, nesta dinâmica, o trabalho de comissões técnicas da ABM e o apoio ao desenvolvimento científico oferecido pela associação tem contribuído para que cada vez mais materiais sejam criados para promover a economia circular e a sustentabilidade nos mais diversos setores.

Site oficial: Exchange 4 Change Brasil

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!