Grupo BID: Edital apoia soluções inovadoras para acesso à água potável e saneamento na América Latina, com inscrições até 31 de dezembro

softelec
Banco de Desenvolvimento Interamericano está com edital para inovações em Gestão de Água. Junte-se ao desafio #AQUACERTA para transformar os Sistemas de Água na América Latina e no Caribe.
Banco de Desenvolvimento Interamericano está com edital para inovações em Gestão de Água. Junte-se ao desafio #AQUACERTA para transformar os Sistemas de Água na América Latina e no Caribe.

Imagem: Divulgação | O financiamento será atribuído exclusivamente a projetos destinados a melhorar os serviços de água e saneamento.

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Dezembro de 2023 – O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de seu laboratório de inovação,  BID Lab , em coordenação com a Divisão de Água e Saneamento do BID e em parceria com os membros da  Fonte de Inovação  busca promover soluções e inovações do setor privado que possam ser adotado por prestadores de serviços na América Latina e no Caribe para garantir água potável gerida com segurança e a resiliência dos sistemas hídricos.

A Fonte de Inovação é uma aliança do Grupo BID com parceiros externos para promover o desenvolvimento e a adoção de soluções inovadoras nos setores de água, saneamento e resíduos sólidos para alcançar serviços inteligentes, inclusivos e sustentáveis, com foco em prestadores de serviços na América Latina. América e Caribe. 

A Fonte de Inovação é financiada pelo  Governo da Suíça, através da sua Secretaria de Estado de Assuntos Econômicos  (SECO) , pela  Fundação FEMSA , pela  República da Coreia, através do seu  Ministério do Meio Ambiente , pela  Fundação Coca-Cola , pelo  Governo de Espanha, através do seu Ministério dos Assuntos Económicos e da Transformação Digital  (MINECO), e pelo  Governo de Israel, através do seu  Ministério das Finanças . 

A aliança também é complementada por contribuições diretas do BID Lab e da Divisão de Água e Saneamento do BID, e é coordenada diretamente com o Aquafund, o fundo criado com capital do BID e para o qual contribui uma ampla gama de parceiros dos setores público e privado.

Este desafio centrar-se-á no fortalecimento da oferta de inovação setorial da região:
(1) identificando e apoiando soluções e produtos inovadores desenvolvidos pelo setor privado e
(2) promovendo o desenvolvimento do ecossistema de inovação com especial atenção para os atores que se concentram no setor de água.

De acordo com as estatísticas mais recentes, apenas 75% da população da América Latina e das Caraíbas (ALC) teve acesso a serviços de água potável geridos de forma segura em 2020 e apenas 33% a serviços de saneamento geridos de forma segura. Além disso, a qualidade destes serviços apresenta desafios importantes. Por exemplo, 60% dos sistemas não oferecem serviço contínuo e a água não faturada ronda os 45% e 50%.

Em particular, a transformação digital tecnológica de sistemas e processos pode resultar numa redução das despesas operacionais de até 25% para os serviços públicos e, assim, criar novas oportunidades económicas para aumentar o acesso e a qualidade à água potável e ao saneamento para a população na ALC e na modernização. da infra-estrutura setorial existente. Espera-se que 80% e 50% dos serviços públicos de água nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, respetivamente, tenham implementado uma transição digital até 2025, abrangendo três aspetos principais:
(1) gestão de infraestruturas e operação da prestação de serviços; (2) gestão de clientes e (3) gestão de pessoal incluindo formação.

Esta procura potencial para a transformação do setor da água e saneamento não é hoje respondida com uma oferta de fornecedores de tecnologia da mesma região. Poucos empreendedores inovadores estão interessados ​​no setor e aqueles que oferecem sistemas, serviços e produtos tecnológicos para o setor da água e saneamento requerem um esforço sistemático e dispendioso para poder apresentar as soluções aos diferentes atores e decisores do setor. As poucas entidades focadas neste trabalho de conexão concentram-se em soluções de fora da nossa região.

Quais são os prêmios para as propostas selecionadas?

Os candidatos podem apresentar as suas candidaturas e solicitar financiamento de recuperação contingente de 250.000 USD, até um máximo de 400.000 USD cada. Os recursos serão canalizados por meio de projetos individuais a serem aprovados pelo BID Lab. Todos os projetos individuais terão de cumprir os critérios de elegibilidade. 

Financiamento

O BID Lab poderá considerar os candidatos cujas propostas forem selecionadas para receber financiamento para implementar o projeto proposto em um ou vários dos 14 países-alvo: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador , Guatemala, Haiti, México, Panamá e Peru.

O financiamento será atribuído exclusivamente a projetos destinados a melhorar os serviços de água e saneamento. Embora várias organizações (startups, PME) possam estar envolvidas no desenvolvimento de soluções orientadas para a água para setores como a agricultura e a indústria, o nosso foco continua a ser nas melhorias dos serviços de água e saneamento.

Apenas as organizações focadas em prestadores de serviços de água e saneamento (tais como empresas de abastecimento de água públicas ou privadas, municípios, entidades reguladoras e programas nacionais de serviços de água e saneamento) ou aquelas que pretendem apresentar avanços verificáveis, inovações tecnológicas ou modelos de negócios adaptados para estes serviços os provedores se qualificarão. 

Rede de Inovadores do Laboratório do BID 

Os candidatos selecionados serão incluídos na rede de inovadores globais do Laboratório do BID que trabalham na ALC para trocar conhecimentos, experiências e melhores práticas, e poderão ter oportunidades de participar de eventos de networking organizados pelo Grupo do BID e seus parceiros.

As soluções propostas devem demonstrar que contribuem para os seguintes indicadores:

  • Reduzir a perda de água (água não faturada).
  • Melhorar a qualidade da água.
  • Aumentar a sustentabilidade (operacional, ambiental ou financeira) dos serviços de água e saneamento.
  • Aumentar a resiliência (operacional, ambiental ou financeira) dos serviços de água e saneamento.
  • Reduzir os volumes de águas residuais não tratadas.
  • Reduzir a poluição das fontes de água.
  • Emissões de GEE evitadas (este indicador não pode ser isolado e requer contribuição para outro indicador desta lista).

Quem pode submeter uma proposta?

Entidades legalmente constituídas do setor privado, tais como startups, Pequenas e Médias Empresas (PME), Negócios Sociais (ou seja: empresas B) elegíveis para receber financiamento do Banco. Se a sua organização estiver legalmente registada num dos 14 países-alvo onde o projeto será implementado, poderá candidatar-se ao Desafio.

Se a sua organização estiver legalmente registrada em um dos  48 países membros do BID  que não seja um dos 14 países-alvo onde o projeto será implementado, você poderá se inscrever apenas em parceria com uma organização registrada e localizada em um dos 14 países-alvo onde o projeto será implementado. Países-alvo : Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, República Dominicana, Equador, El Salvador, Guatemala, Haiti, México, Panamá e Peru.

Como participar?

Para se candidatar preencha a candidatura online disponível neste site clicando em Iniciar Proposta , dentro dos prazos. Esta chamada está recebendo inscrições até 31 de dezembro de 2023.

Por favor, consulte as Diretrizes ( Inglês e Espanhol ) para informações mais detalhadas. Faça download e preencha o modelo de orçamento para anexar ao envio de sua proposta.

Para obter mais informações sobre os procedimentos de seleção de projetos do Laboratório do BID,  visite este site .

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5061 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!