Lançamento de edital no valor de R$42 milhões para restauração do Pantanal e do Cerrado

softelec
Foto: Marcelo Camargo, Agencia Brasil
Foto: Marcelo Camargo, Agencia Brasil

Imagem: Divulgação | Parceria com o Funbio vai viabilizar recursos para a restauração de florestas nesses dois biomas

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Dezembro de 2023 – O BNDES e a Petrobras anunciaram dia (9/12) o lançamento de edital no valor de R$42 milhões para ações de reflorestamento no Pantanal e no Cerrado. A novidade foi divulgada com exclusividade durante painel sobre bioeconomia promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na COP28, em Dubai. O edital é uma parceria com o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio) e vai viabilizar recursos para desenvolvimento de até nove projetos voltados para a restauração de florestas nesses dois importantes biomas que, juntos, ocupam cerca de 2 milhões de km2.

O Pantanal é uma das regiões da Terra que mais esquentou: de 3 a 4 graus Celsius em quatro décadas, enquanto a média global é 1,2 °C. Segundo o MapBiomas, a superfície de água do Pantanal diminuiu 29% em três décadas e 16% da massa d’água do Pantanal Norte foram perdidas nos últimos dez anos, apontou pesquisa.

Gregório Araújo, gerente de projetos ambientais da Petrobras, explica que o restauro desses dois biomas precisa ser dinamizado. “São áreas de grande valor ecológico: 30% das espécies do Brasil e 5% das espécies mundiais vivem no Cerrado. Um total de 12 bacias hidrográficas nascem lá e são fundamentais para a sustentabilidade do Pantanal, que, por sua vez, é a maior superfície alagada do mundo. O restauro florestal dessas áreas é essencial para zerar a recuperação desses biomas e para produzir ganhos sociais por meio da criação de emprego e valorização das comunidades locais”.

Ao longo da conferência, a entidade tem promovido diversos debates sobre desafios relacionados a financiamento climático, transição energética, mercado de carbono e conservação florestal no contexto da indústria.

Sobre o Projeto Indústria Verde

O Indústria Verde é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para apresentar as contribuições da indústria brasileira à agenda ambiental. A indústria é parte da solução no desenvolvimento sustentável. O setor produtivo é um dos pioneiros a assumir a responsabilidade de estimular a implementação dos compromissos climáticos no país.

Site oficial: https://industriaverde.com.br | https://www.portaldaindustria.com.br/cni/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5049 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!