Romance didático para conhecer a história e as tradições da Amazônia

softelec
Marli Carmen Jachnke mora na cidade de Cusco, no Peru. Professora formada em Letras, ela tem dois livros publicados: “Amazônia, Um Caminho para o Sonho” e “Andes, Um Caminho para as Estrelas”.
Marli Carmen Jachnke mora na cidade de Cusco, no Peru. Professora formada em Letras, ela tem dois livros publicados: “Amazônia, Um Caminho para o Sonho” e “Andes, Um Caminho para as Estrelas”.

Imagem: Divulgação | Resultado de extensa pesquisa, livro da professora Marli Carmen Jachnke mescla conhecimentos sobre a região Norte em uma narrativa leve voltada para jovens

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Janeiro de 2024 – A professora e escritora Marli Carmen Jachnke defende que um dos caminhos para conscientizar a juventude sobre a preservação da Amazônia é equilibrar conhecimento e ludicidade. Com este compromisso de propagar a cultura, a história e as tradições da região Norte do país de forma divertida, ela publicou o romance didático Amazônia – Um Caminho para o Sonho.

Fruto de extensa pesquisa documental e de um estudo de campo, a autora insere informações verídicas e aprofundadas por meio da voz de Daniel, o carismático professor de História que acompanha quatro amigas em uma aventura pela região. Ele não está nesta jornada por acaso: é tio da Joana, que perdeu os pais cedo e, por isso, os dois vivem juntos.

A partir dos conhecimentos deste personagem, o público vai aprender sobre o Ajuricaba, importante líder dos povos indígenas que liderou uma guerra contra os portugueses; as relações entre a arquitetura do Teatro Amazonas e a belle époque brasileira; as desigualdades ocasionadas pelo ciclo da borracha, e mais. Além disso, questões como hábitos alimentares, crenças, lendas e outras riquezas culturais aparecem na narrativa.

É com passos pequenos e rápidos que devemos trabalhar em cima desta difícil missão de ajudar, não apenas a Amazônia, mas o meio ambiente do mundo todo. A questão não é: o que está perdido está perdido e pronto, agora só resta cuidar do que sobrou. Não. Não é bem assim. Devemos sim ter extremo cuidado com o que ainda resta das florestas, dos animais, dos rios limpos deste planeta. Mas também devemos tentar, de alguma forma, recuperar o que destruímos. (Amazônia – Um Caminho para o Sonho/, pg. 79)

Tudo isso é apresentado aos jovens de maneira lúdica, em meio à jornada das protagonistas que buscam encontrar respostas para os próprios conflitos pessoais na viagem. A ida até a floresta começa quando a órfã Joana propõe esta aventura porque sonha em se reconectar com as memórias do avô que, antes de morrer, havia prometido um passeio à região com a menina.

As amigas Ana Carolina, Camila e Rafaela aceitam a ideia, todas por motivos diferentes. A primeira também perdeu os pais e vê no trajeto uma oportunidade de se sentir livre; a segunda acredita que esta pode ser a chance para encontrar inspirações para compor suas músicas; e a terceira quer superar o bloqueio criativo na escrita e se livrar dos traumas causados pela rejeição do pai.

“Acredito que as pessoas só vão preservar a natureza, a Amazônia, quando conhecerem a floresta e aqueles que lá vivem. Por isso quis apresentar essas informações de uma forma didática”, afirma a autora, que assina como M. C. Jachnke. /Amazônia – Um Caminho para o Sonho/ é o primeiro livro de uma duologia cujo segundo lançamento abordará a história da cordilheira dos Andes.

Ficha Técnica

  • Título: Amazônia – Um Caminho para o Sonho
  • Autora: M.C. Jachnke
  • ASIN: B0CFRJ4HTN
  • Páginas: 245 páginas
  • Preço: R$ 19,99 (e-book)
  • Onde encontrar: Amazon

Sobre a autora

Foto: Marli Carmen Jachnke
Foto: Marli Carmen Jachnke

Nascida em Blumenau, em Santa Catarina, Marli Carmen Jachnke mora na cidade de Cusco, no Peru. Professora formada em Letras, ela tem dois livros publicados: “Amazônia, Um Caminho para o Sonho” e “Andes, Um Caminho para as Estrelas”. Esta segunda obra foi lançada em versão espanhol e terá adaptação para o português em 2024. No momento, a autora está no processo de escrita do terceiro livro.

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4815 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!