ABSOLAR e Smart Energy Council celebram acordo para fortalecer transição energética sustentável no Brasil e na Austrália

softelec
Vista de Melbourne, em Vitória, na Austrália

Imagem: Divulgação | Parceria estratégica pretende auxiliar o combate às mudanças climáticas e reforçar o desenvolvimento dos mercados fotovoltaicos dos dois países, com ampliação de investimentos e novas oportunidades de negócios

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2023 – A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) acaba de assinar um acordo de cooperação com a Smart Energy Council (SEC), organização australiana que representa as energias renováveis, o armazenamento de energia elétrica e demais tecnologias inteligentes. A parceria estratégica visa reforçar a colaboração internacional entre os setores solares dos dois países, no sentido de promover o desenvolvimento, crescimento e uso de energia solar fotovoltaica e tecnologias sinérgicas no combate às mudanças climáticas.

A proposta do acordo, assinado durante a Intersolar Europe, a maior feira europeia de energia solar e uma das maiores do mundo, realizada em Munique, Alemanha, no mês de junho, é promover uma aceleração no desenvolvimento dos mercados de energia solar nos dois países, a fim de promover um intercâmbio tecnológico e comercial, bem como ampliar a atração de novos investimentos, geração de empregos e renda e criação de oportunidades de negócios em energia solar nos dois países.

Segundo Steve Blume, presidente do Smart Energy Council, cerca de 25% das residências australianas já possuem sistemas fotovoltaicos nos seus telhados e a instalação de baterias para armazenamento de energia elétrica é cada vez mais comum.

“Além disso, embora historicamente o país tenha utilizado muita geração termelétrica fóssil a partir de carvão mineral, o governo da Austrália anunciou recentemente metas ambiciosas de transição energética, com o objetivo de elevar a participação das fontes renováveis na geração de energia elétrica dos atuais 27% para 82% até 2030. O hidrogênio verde também está nos planos da Austrália e é uma área na qual podemos trabalhar junto com a ABSOLAR e o Brasil”, comenta Blume.

Para a ABSOLAR, além de ser referência mundial em energia solar fotovoltaica, a Austrália representa um mercado altamente relevante para o Brasil em termos de troca de experiências sobre temas como regulamentação e políticas públicas, e a cooperação bilateral poderá aumentar a atração de novos investimentos internacionais e a geração de empregos de qualidade.

“Este acordo fortalece ainda mais as relações entre ABSOLAR e SEC e entre os mercados do Brasil e da Austrália. Isso contribuirá para novas oportunidades para ambos os mercados, proporcionando um crescimento ganha-ganha em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental nos dois países”, celebra Rodrigo Sauaia, CEO da ABSOLAR.

“Com a energia solar, podemos, em pouco tempo, tornar a matriz elétrica brasileira ainda mais limpa, renovável e acessível a todas as camadas da população”, comenta Ronaldo Koloszuk, presidente do Conselho de Administração da ABSOLAR, que integrou a missão brasileira à Munique. “Portanto, acelerar essa transição energética a partir das fontes renováveis é atualmente uma das medidas mais efetivas para promover a reindustrialização do País”, acrescenta.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) é a entidade do Brasil que reúne todos os elos da cadeia de valor da fonte solar fotovoltaica e demais tecnologias limpas, incluindo armazenamento de energia elétrica e hidrogênio verde. Com associados nacionais e internacionais, de todos os portes, a entidade é fonte de informação e articulação em prol da transição energética sustentável do Brasil.

Site oficial: https://www.absolar.org.br

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5351 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!