Agrofotovoltaico: Palestra de Energia Renovável do CEO da EMS Engenharia será destaque no 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César, interior de São Paulo

softelec
Foto © Sun'Agri: Sistema suspenso com fileiras continuas de módulos fotovoltaicos
Foto © Sun'Agri: Sistema suspenso com fileiras continuas de módulos fotovoltaicos

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias em colaboração para AMBIENTAL MERCANTIL NOTÍCIAS

  • Agrofovoltaico é um novo termo, e um novo segmento do mercado de energia solar, onde a geração de energia solar é combinada simultaneamente com a produção de alimentos.
  • O Agrofovoltaico já está sendo aplicado em alguns países da Europa e promete revolucionar o setor agrícola global
  • Os termos AgroFV, Agrofotovoltaico ou Agrovoltaico significam a mesma coisa.
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2023 – O 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César será marcado por uma palestra imperdível sobre “Energias renováveis com foco no Agrofotovoltaico” ministrada pelo engenheiro e CEO Eduardo Soares, da EMS Engenharia, empresa especializada em instalações e usinas solares. A empresa também terá um estande, e estará atendendo aos interessados no tema, além de sorteios de brindes. Agrofotovoltaico é uma nova forma de instalar usinas solares fotovoltaicas em áreas rurais, que já está sendo aplicada na Europa. O Agrofotovoltaico promete revolucionar o setor agrícola e o agronégocio, ao combinar a produção de alimentos com a geração de energia solar ao mesmo tempo.

Eduardo Soares comenta:

“A iniciativa do Prefeito Diego Augusto Berti Cinto é excelente, de dar espaço no 1. Encontro do Agronegócio de Cerqueira Cesar para falarmos dos benefícios da Energia Solar. Sabemos o quanto é importante o setor do Agronegócio se tornar mais sustentável”.

“Investir em energia solar é uma forma do agronegócio contribuir com a descarbonização e com o meio ambiente. Hoje sabemos que o setor solar já está presente nas áreas rurais, porém agora, podemos oferecer projetos mais eficientes e rentáveis: combinando a geração de energia e a produção agrícola na mesma área. Iremos apresentar no evento o que há de mais novo no mundo do solar. Teremos também um estande, para atender aos interessados, individualmente”, conclui Soares.

Foto: Instalação agrofotovoltaica vertical em
Aasen, Donaueschingen, Alemanha
© Solverde Bürgerkraftwerke
Foto: A ENGIE Green e o Syndicat Mixte Lozérien de l’A75 inauguraram o parque solar fotovoltaico de La Tieule. É a maior central solar terrestre AgroFV, com 35.000 painéis fotovoltaicos em 18 hectares.

O CEO da EMS Engenharia, Eduardo Soares esteve na Alemanha em junho deste ano para buscar soluções inovadoras para serem aplicadas no setor agrícola e rural.

O objetivo é atender pequenos, médios e grandes produtores agrícolas que estejam comprometidos com o meio ambiente e as mudanças climáticas, que queiram investir em energias renováveis para reduzirem sua pegada do carbono.

Vantagens e Benefícios do Agrofotovoltaico

O agrofotovoltaico tem ganhado destaque em diversos países ao redor do mundo. Na Europa, por exemplo, a Alemanha é pioneira nessa tecnologia e tem obtido resultados positivos em sua aplicação. Outros países como Itália, França e Espanha também têm investido no agrofotovoltaico. Além disso, na Ásia, a China vem se destacando como um dos principais mercados de energia solar agrícola.

Foto: Projeto de pesquisa demonstra a alta produção agrícola no cultivo de frutas vermelhas.
© BayWa r.e
Foto: Sistema agrofovoltaico com sistema de rastreamento solar, França. ©Sun’Agri

O Brasil tem um grande potencial para a adoção do agrofotovoltaico, dada a sua extensa área rural e abundância de recursos solares.

Projetos pilotos e comerciais já estão sendo implementados em diversas regiões do país, e o interesse de agricultores e investidores na tecnologia só tem crescido. O governo brasileiro também tem incentivado a geração de energia solar no campo por meio de políticas públicas e linhas de financiamento específicas.

Uso eficiente do Espaço e diversificação de Renda: O agrofotovoltaico permite o “uso duplo” da terra, combinando a produção de alimentos com a geração de energia solar. Dessa forma, os agricultores melhoram o uso do espaço disponível, aumentando sua renda ao produzir alimentos e energia ao mesmo tempo. Com a geração de energia solar, os agricultores têm a oportunidade de se tornarem produtores de energia e comercializá-la, diversificando suas fontes de renda e aumentando sua autonomia financeira.

Sustentabilidade e Eficiência Produtiva: O agrofotovoltaico une a geração da própria energia de fontes limpas e renováveis, já que a energia solar é uma fonte limpa e livre de poluentes, ao mesmo tempo que reduz significativamente as emissões de gases de efeito estufa, mitigando os impactos das mudanças climáticas.

Estabilidade e Eficiência Energética: A geração de energia solar proporciona uma fonte econômica e competitiva, limpa e renovável, que reduz os gastos com energia elétrica nas propriedades rurais e os agricultores podem investir em melhorias em suas atividades e aumentar a competitividade no mercado. A geração de energia solar é menos afetada pelas oscilações elétricas, em comparação com outras fontes de energia, garantindo uma oferta constante e confiável de eletricidade no campo.

Aumento da produtividade agrícola e estímulo ao desenvolvimento regional: O agrofotovoltaico pode beneficiar as culturas agrícolas ao fornecer sombreamento adequado para algumas espécies, protegendo-as dos efeitos do clima excessivamente quente e melhorando a produtividade. Pode atrair novos investidores e empreendedores para a região, impulsionando a economia local e gerando empregos diretos e indiretos.

Foto: Módulos fotovoltaicos com células solares segmentadas espacialmente e função de proteção, Holanda. © BayWa r.e.
Foto: Rastreador de eixo único de um eixo num sistema de teste, França. ©Sun’Agri

Isso possibilita uma otimização das terras, aumentando a produção de alimentos e a geração de energia de forma simultânea.

Com o potencial de aumentar a eficiência produtiva, reduzir custos e contribuir para a sustentabilidade ambiental, o agrofotovoltaico se apresenta como uma importante alternativa para garantir o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais no presente e no futuro. A palestra no 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César será uma oportunidade valiosa para conhecer de perto os benefícios e desafios dessa inovadora tecnologia.

Sobre a Palestra “Energias renováveis com foco no Agrofotovoltaico”

Às 15h00, o CEO da EMS Engenharia, Eduardo Soares, subirá ao palco para compartilhar sua visão sobre o agrofotovoltaico e suas vantagens para o setor rural. Durante a palestra, serão destacados os benefícios do uso combinado de energia solar e atividades agrícolas, fornecendo uma perspectiva concreta de como essa tecnologia pode transformar o agronegócio e promover um desenvolvimento sustentável.

Imagem: Eficiência da utilização do solo para a energia agrovoltaica na cultura do trigo em Heggelbach, Alemanha em 2017. ©Fraunhofer
Foto: Pomar de macieiras com sistema agrofotovoltaico em Gelsdorf, Alemanha com 258 kWp de capacidade instalada.©Fraunhofer
Foto: Sistema suspenso que permite o trânsito de uma ceifeira-debulhadora de batatas, Alemanha
©Hofgemeinschaft Heggelbach
Foto: Sementeira de trigo com ceifeira-debulhadora trabalhando debaixo da instalação solar.
©Fraunhofer ISE

Serviço

O 1° Encontro do Agronegócio de Cerqueira César é uma iniciativa pioneira promovida pela Prefeitura, com o intuito de impulsionar o setor agrícola local e oferecer um espaço para atualização e intercâmbio de conhecimentos entre os profissionais do campo. O evento conta com o apoio da CATI, SENAR, empresas parceiras e instituições de ensino técnico e superior, visando agregar tecnologia e inovação ao agronegócio regional.

Data: 28 de julho de 2023
Horário: a partir da 13h00, Palestra de Energias Renováveis às 15h00
Local: Parque de Exposições “Isidoro Achille Costa” (Recinto da FAICC)

Local do evento – Parque de Exposições “Isidoro Achille Costa” (Recinto da FAICC) – Cerqueira César, SP

Sobre a EMS Engenharia

Eng. Eduardo Soares, CEO da EMS Engenharia

EMS Engenharia, sediada em Cerqueira César, São Paulo, é uma empresa especializada em Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, que se destaca por oferecer soluções personalizadas no setor de energias renováveis. A empresa atende clientes no seu município sede e municípios de regiões vizinhas, oferecendo serviços de instalações de sistemas solares fotovoltaicos industriais e residenciais. Site oficial: http://emsengenharia.net.br

Os engenheiros Eduardo Soares e Rodrigo Filadelfo são os CEOs da EMS Engenharia, com sede em Cerqueira César, interior de São Paulo. Eng. Eduardo Soares, palestrante, está disponível via LinkedIn.

Sobre direitos autorais da imagens: as fotos da publicação são da pesquisa do Instituto Fraunhofer,"Agrivoltaics: Opportunities for Agriculture and the Energy Transition", devidamente creditadas. A pesquisa está disponível online, para baixar. A reprodução das imagens desta publicação fica expressamente proibida pela redação da Ambiental Mercantil.

Crédito: Simone Horvatin, jornalista (MTB 0092611/SP) especializada nos setores ambientais e de energias, e membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação de Jornalistas Técnicos Profissionais da Alemanha), em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma digital de conteúdo e notícias nas redes sociais, clique neste link.

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5351 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!