Delegação brasileira visita na Alemanha primeira usina solar fotovoltaica de grande escala do mundo, sobre os telhados do Messe München

softelec
Paulo Pessuti é o CEO da Solar Negócios, idealizador e responsável pelo Performa Solar Experience Alemanha, reunindo na sua primeira delegação internacional, empresários brasileiros do setor de energia solar para visitar a Alemanha.
Paulo Pessuti é o CEO da Solar Negócios, idealizador e responsável pelo Performa Solar Experience Alemanha, reunindo na sua primeira delegação internacional, empresários brasileiros do setor de energia solar para visitar a Alemanha

Imagem: Divulgação | Por Simone Horvatin, em colaboração para Ambiental Mercantil Notícias

  • Inaugurada em 1997, o sistema fotovoltaico de 1MW foi instalado com sucesso sobre os telhados dos seis pavilhões da Messe München e representou um marco nas energias renováveis fotovoltaicas em grande escala.
  • São 27 anos de operação bem-sucedida da usina solar fotovoltaica (de telhado) de 1 MW da Solardach Messe München.
  • No total, são três sistemas fotovoltaicos distribuidos nos telhados da Messe München, que produzem 2,6 milhões de kWh de eletricidade de fonte limpa e renovável.
  • O uso de energia solar nos três sistemas nos telhados da Messe München evitou a emissão de uma média de cerca de 1.460 toneladas de gases de efeito estufa (CO2) por ano, nos últimos 27 anos.
Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Junho de 2023 – Em 19 de novembro de 1997, foi inaugurada no Messe München (Centro de Feiras, Congressos e Exposições de Munique) a primeira e maior instalação solar fotovoltaica de telhado do mundo. Com uma potência máxima de 1.016 quilowatts, a instalação fotovoltaica no telhado até hoje, alimenta anualmente, cerca de 1 milhão de quilowatt-hora na rede elétrica. São 26 anos inenterruptos, sem nunca ter sido trocado os inversores. O projeto de pesquisa e desenvolvimento foi feito integralmente pela Siemens. Não existiam painéis, inversores, estruturas… Eles foram feitos para atender este projeto exclusivamente, sendo o grande desafio: “construir a primeira usina solar em grande escala sobre telhados” (o ROI – Return on Investment ou Payback não foram relevantes, perante o tal desafio).

Crédito: Messe München | Imagem área do Centro de Feiras, Congressos e Exposições Messe München

Detalhes Técnicos do Projeto

  • O planejamento foi iniciado em 1995, e foi comissionado em novembro de 1997; sendo que o investimento aproximado foi de 7 milhões de euros. O inicio da construção foi em agosto de 1997.
  • Detalhes técnicos:
    – São 7.812 módulos solares de 130 watts (SM 130-L) sem moldura da Siemens, cada um com 84 células de silício monocristalino, com um rendimento de cerca de 14%;
    Potência 1.016 quilowatts (1.016 megawatts);
    Área total do telhado corresponde a 66.000m², sendo que a instalação solar fotovoltaica ocupa uma área de 38.100m²; e a área total dos módulos são de 7916 m²;
    Inclinação sul, 28° em relação à horizontal;
    Inversores: três inversores Siemens UPS série 42 com 394 kVA cada (até 2007: 330 kVA) em operação mestre/escravo; alimentação da rede de média tensão de 20.000 volts com, uso de energia solar alimentando diretamente o centro de exposições Messe München;
    Radiação: 1.295 kWh/m² (média entre 1998–2018);
    Insolação: aprox. 1.700 horas por ano; horas de carga total: aprox. 1.000 horas por ano.
  • Quem financiou o projeto na época? 50% Bayernwerk, 10% cada da Siemens, Stadtwerke München, Ministério Federal da Educação, Ciência, Pesquisa e Tecnologia, e 20% do Ministério Estadual da Baviera de Assuntos Econômicos, Infraestrutura, Transporte e Tecnologia.
  • Quem operou? A instalação foi operada pela Stadtwerke München (empresa responsável pela prestação de serviços essenciais à cidade de Munique, como fornecimento de eletricidade, gás, água e transporte público) em nome da Solardach München-Riem GmbH (SMRG) até 31 de dezembro de 2016. Desde 1º de janeiro de 2017, a usina fotovoltaica é de propriedade da Messe München GmbH, sendo que a maior parte das receitas geradas pela instalação, após a dedução dos custos operacionais e outros, foi direcionada principalmente para a Solarenergieförderverein Bayern (Associação de Promoção de Energia Solar da Baviera). Esta associação recebeu a transferência das cotas participativas anteriormente detidas pela Bayernwerk (empresa alemã de serviços públicos e energia, subsidiária da E.ON SE, uma das maiores empresas de energia da Europa) e Siemens.
Crédito: Messe München
Crédito: Messe München

Apoio local | Alemanha

A delegação contou com dois apoios locais para organização, logística, tradução e divulgação: Jussara Paiva, desde 2005 na Alemanha, é formada como secretária bilíngue pela Universidade de Caxias do Sul. Atua há mais de 10 anos como intérprete, assessorando grupos de delegações de energias renováveis que visitam o país. Simone Horvatin, desde 2000 na Alemanha, atua como jornalista (MTB 0092611/SP) e assessora de imprensa, especializada nos setores de energias renováveis e ambientais. É membro, como jornalista internacional, da BDFJ Bundesverband Deutscher Fachjournalisten e.V. (Associação Profissional de Jornalistas Técnicos da Alemanha) e idealizadora das plataformas digitais de conteúdo, notícias e marketplace AMBIENTAL MERCANTIL.

Sobre a Performa Solar Experience Alemanha

Sr. Flade da Solarenergieförderverein Bayern recepcionando Paulo Pessuti, líder da Performa Solar Experience Alemanha, delegação brasileira.

“A visitação técnica, organizada com apoio da Jussara Paiva e Simone Horvatin, da Ambiental Mercantil, marcou um momento crucial para a delegação brasileira Performa Solar Experience Alemanha, da qual tive o prazer de ser o iniciador. Testemunhar a grandiosidade da maior usina solar fotovoltaica do mundo nos telhados solares de Munique, operando de forma impecável e com baixa necessidade de manutenção ao longo de mais de 26 anos, é verdadeiramente impressionante. Essa experiência só reforça que a energia solar é o investimento ideal quando se trata de energias renováveis. Regressamos ao Brasil com renovado entusiasmo e determinação para impulsionar ainda mais o setor solar em nosso país.” – Paulo Pessuti, líder da delegação brasileira na Intersolar Europe.

Site: 
https://solarnegocios.com.br
Instagram: 
@solar.negocios 
@performasolar.workshop

Crédito: Por Simone Horvatin, em contribuição para o canal de notícias AMBIENTAL MERCANTIL. Para seguir a plataforma nas redes sociais, clique neste link.

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5061 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!