Petrobras adquire certificação internacional que garante origem 100% renovável de energia elétrica usada em suas operações

softelec
A usina hidrelétrica de Água Vermelha, em Ouroeste (SP), da AES Brasil, fornece energia elétrica à Petrobras.

Imagem: Divulgação | Companhia neutraliza emissões do “escopo 2” associadas ao consumo de energia adquirida de fornecedores no Brasil. Medida é mais um passo relevante em direção à transição energética

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Julho de 2023 – Em mais um passo relevante em sua trajetória de transição energética, a Petrobras adquiriu certificação internacional que garante que 100% da energia elétrica utilizada em suas operações industriais e administrativas no Brasil é gerada por fontes renováveis. Ou seja, essa chancela – chamada certificação I-REC (Renewable Energy Certificate) – atesta que a energia elétrica adquirida pela Petrobras de fornecedores externos é gerada exclusivamente por fontes renováveis (como energia hidrelétrica, eólica ou solar).

O objetivo é neutralizar as emissões do chamado “escopo 2” – termo empregado pela indústria mundial para as emissões associadas ao consumo de energia obtida de um supridor externo.

A prática foi incorporada pela companhia a partir de 2022. Os certificados foram adquiridos junto às principais empresas fornecedoras de energia elétrica para a Petrobras: AES Brasil, CPFL Soluções e Cemig.

Além da energia elétrica adquirida de fornecedores externos, a Petrobras também consome energia elétrica que é gerada em suas próprias instalações (em plataformas e refinarias, por exemplo). Nesse caso, as emissões de gases de efeito estufa da geração são consideradas de “escopo 1”, ou seja, emissões diretas resultantes de operações da própria companhia.

“A neutralização de emissões do escopo 2 é um marco relevante em nossa jornada de transição energética e evidencia que estamos colhendo frutos concretos nessa caminhada em parceria com nossos fornecedores. É um avanço que nos deixa orgulhosos, comprovando que seguimos determinados em liderar a transição energética no Brasil, de mãos dadas com a cadeia produtiva nacional e em sintonia com as demandas da sociedade”, disse o presidente da Petrobras Jean Paul Prates.

Energia de origem renovável

A certificação I-REC, reconhecida internacionalmente, comprova que a energia utilizada por um determinado consumidor é de origem renovável, como hidrelétrica, eólica ou solar. Os certificados são de propriedade das empresas geradoras de energia e podem ser comercializados com os consumidores dessas empresas, interessados em assegurar a origem renovável da energia comprada.

“A aquisição dos certificados está alinhada à nossa ambição de atingir a neutralidade das emissões operacionais até 2050 e reforça o nosso compromisso com a descarbonização de nossas operações, contribuindo para uma transição energética segura e para a geração de renováveis no Brasil”, afirma o Diretor de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim.

Programa Carbono Neutro da Petrobras

“Priorizamos a aquisição de energia renovável no ambiente de comercialização do mercado livre de energia, e agora demos um passo à frente garantindo, por meio dos certificados, que essa energia elétrica que usamos para consumo em nossas unidades industriais e administrativas é proveniente de fonte renovável”, explica o gerente executivo de Gás e Energia da Petrobras, Álvaro Tupiassu.

Os certificados fazem parte da primeira iniciativa do portfólio de ações que contou com os recursos do Fundo de Descarbonização da Petrobras. Eles abrangem 100% da energia elétrica comprada e correspondem à totalidade das emissões de escopo 2 das operações da empresa no Brasil.

“Com a aquisição dos certificados, incentivamos a maior participação dos renováveis na matriz energética brasileira. É com muita satisfação que concluímos essa iniciativa que tínhamos anunciado em nosso Caderno do Clima”, explica a gerente executiva de Mudança Climática e Descarbonização da Petrobras, Viviana Coelho. “Essa ação faz parte dos esforços do Programa Carbono Neutro, que está buscando identificar trajetórias para a neutralidade, incluindo, entre outras ações, a maior eletrificação das nossas unidades e a integração com renováveis”, complementou ela.

Fundo de Descarbonização

O Fundo de Descarbonização da Petrobras foi criado para apoiar ações de descarbonização das operações da empresa nos segmentos de exploração e produção, refino, gás e energia e logística. A Petrobras tem o compromisso de reduzir suas emissões operacionais totais em 30% até 2030 (em comparação com 2015) e, no longo prazo, a ambição de neutralizar suas emissões operacionais de gases do efeito estufa até 2050 e influenciar parceiros a atingirem essa ambição.

Site oficial: https://petrobras.com.br/pt/sociedade-e-meio-ambiente/meio-ambiente/mudancas-do-clima/

Sobre I-REC

O chamado Renewable Energy Certificate (I-REC) é um tipo de certificado de energia renovável que representa os atributos ambientais da geração de um megawatt-hora (MWh) de energia produzida por fontes renováveis. Ele consiste em um sistema global de rastreamento dos atributos de energia renovável, desenvolvido para permitir o registro confiável de energia oriunda de fontes renováveis. O certificado é utilizado por consumidores específicos, para fins de contabilização no Escopo 2, de acordo com os mais rigorosos padrões internacionais.

Site oficial: https://www.irecstandard.org/what-are-recs/

Imprensa

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5108 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!