2ª edição do Febratex Summit tem como foco economia circular e sustentabilidade para a indústria têxtil e de eventos

softelec
A 2ª edição do Febratex Summit vai promover a exposição de conteúdo com foco nas trilhas de conhecimento sobre Business, Inovação e Sustentabilidade.
A 2ª edição do Febratex Summit vai promover a exposição de conteúdo com foco nas trilhas de conhecimento sobre Business, Inovação e Sustentabilidade.

Imagem: Divulgação | O evento ocorre em Blumenau (SC), nos dias 23 e 24 de agosto e apresentará conteúdos e soluções para uma indústria têxtil mais sustentável, inovadora e competitiva que vai desde a matéria-prima ao varejo.

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Agosto de 2023 – A preocupação da indústria têxtil brasileira com a sustentabilidade é crescente, visto que a cadeia é responsável pela emissão de cerca de 8% dos gases tóxicos que contribuem para as mudanças climáticas e a segunda mais poluidora do mundo, ficando apenas atrás da indústria petrolífera. Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU). Com o intuito de promover uma indústria mais sustentável, a 2ª edição do Febratex Summit, que ocorre em Blumenau, Santa Catarina, nos dias 23 e 24 de agosto, terá como foco promover conhecimento sobre sustentabilidade e inovação para a indústria têxtil.

“A segunda edição do Summit será exemplo e prática sobre economia circular para a indústria têxtil e de eventos”.

De acordo com Giordana Madeira, diretora executiva do Febratex Group, uma das principais promotoras de feiras têxteis na América Latina, o evento vai apresentar soluções de empresas expositoras para promover a prática de negócios com foco nos três pilares: Inovação, Business e Sustentabilidade.

O Febratex Summit é um fórum de conhecimento que reunirá líderes do mercado têxtil nacional e internacional, as tecnologias e os conceitos globais mais inovadores para atuar no desenvolvimento do setor.

Sustentabilidade na prática

A Semear Ecotêxtil é uma das empresas expositoras confirmadas no evento. Fábio Viana Barbosa, diretor de malhas e tecidos da empresa, revela que nesta edição eles levarão ao Summit uma exposição do processo de reciclagem no stand.

“Iremos mostrar de forma virtual, através de um vídeo institucional, o processo de reciclagem da Semear Ecotêxtil, além de mostrar de forma física a evolução dos materiais até se tornar o fio.Entendemos que o Febratex Summit é um evento de grande relevância para a cadeia têxtil em relação à sustentabilidade, visto que a sustentabilidade tem se tornado uma grande alavanca de negócios não só no Brasil, e sim, mundialmente. Acreditamos que essa edição do evento seja um canal patrocinador para demonstrar quem são e como são os players deste mercado. As nossas expectativas estão altas para demonstrar ao mercado todo o processo de desenvolvimento de produtos sustentáveis da Semear Ecotêxtil, que vai desde o fio, malhas e tecidos”, conta.

O Grupo EuroFios também estará presente no evento apresentando alternativas reais para a sustentabilidade têxtil.

“Faremos isso através da reciclagem mecânica dos resíduos têxteis e sua transformação em novas possibilidades. Dentre estas opções, a possibilidade de prática da economia circular. As nossas principais expectativas são de que o evento possa ser um fórum de discussão da importante e urgente necessidade de ampliar ações voltadas para a sustentabilidade do segmento têxtil”, revela Paulo Sensi Filho, diretor comercial no Grupo EuroFios.

Outra expositora confirmada é a Kombina, empresa que faz crochê com fios reciclados. Pâmela Dechering, CEO da Kombina, explica que os produtos utilizados são produzidos através de fio de malha residual, que é proveniente da indústria têxtil, sendo a principal matéria-prima.

“Válido ressaltar que possuímos acesso aos resíduos de pequenos negócios da região. Uma das características do fio residual é de não ter um padrão, ou seja, não possui cor, espessura e composição específica. Para nós isso é uma vantagem criativa, o que nos permite desenvolver sempre peças exclusivas”.

Certificação Lixo Zero no Febratex Summit

A Euro Ambiental, empresa referência no que se trata de soluções ambientais para o segmento têxtil, também estará presente na 2ª edição do Febratex Summit. A empresa é referência no Brasil na certificação Lixo Zero e de acordo com Gabriel Cristofolini, CEO da Euro Ambiental, o intuito é tornar o Febratex Summit o primeiro evento têxtil com selo Lixo Zero das Américas.

“O Febratex Summit tem tudo a ver com a sustentabilidade. Cabe destacar que no Brasil somente 4% dos resíduos gerados são efetivamente reciclados e o restante da conta acaba sendo destinado para aterros ou lixões. Diante desse fato é de extrema importância que as atividades humanas tenham essa preocupação. A certificação Lixo Zero é concedida para eventos que conseguem desviar mais de 90% dos resíduos gerados em um evento. Assim que o evento foi lançado, estamos trabalhando para alcançar essa meta, ou seja, estamos tomando todos os cuidados com os fornecedores do evento, buscando evitar a geração de resíduos”, explica.

Cristofolini ainda explica que conta com o apoio de todos os parceiros, expositores e visitantes do Febratex Summit para que durante o evento auxiliem na correta separação dos resíduos para que o evento possa alcançar um desvio de aterro maior que 90%.

“Vale ressaltar que as expectativas são as melhores possíveis tendo em vista que a cadeia têxtil precisa estar atenta para as novidades do mercado. Além disso, as questões de sustentabilidade são fundamentais de serem incluídas nas estratégias organizacionais, tendo em vista um mercado cada vez mais verde e preocupado com as causas ambientais”, conclui.

Inscrições Febratex Summit 2023

As inscrições para o Febratex Summit deste ano são realizadas pela primeira vez de duas formas, gratuita e full pass. O ingresso gratuito dá acesso à toda área de exposição de empresas, startups e espaços talks. O Ingresso full pass permite o acesso às palestras da Arena Principal, além de todos os benefícios do ingresso gratuito e tem disponibilidade ilimitada, ou seja, para os dois dias de evento. Vale lembrar que indiferente das opções citadas, será preciso fazer o credenciamento online para ter acesso ao evento. Para fazer a sua inscrição acesse www.febratexsummit.com.br

Oferecimento e apoiadores

O evento conta com o oferecimento da Cidade de Campo Verde MT; Patrocínio Master da Audaces, Coleção.Moda, Lectra e CLO Virtual Fashion e Patrocínio Advanced de Cataguases, Coratex, Dalila Têxtil, Texneo, IZ Têxtil, Brasil Botões, Molde.Me, Senai SP, Senai CETIQT, Senai SC, Queen Co, Totvs e Semear Ecotêxtil. São empresas parceiras: B2Mammy, BluIdeias, Grupo Soma e Arezzo & Co.

A curadoria científica internacional do evento será feita pelo Citeve Tecnologia Têxtil.

O Febratex Summit também conta com o apoio da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), Sou de Algodão e SINTEX, (Sindicato das Indústria de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau).

Site oficial: https://www.febratexsummit.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5025 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!