Grupo Nordex chegará a marca de 1.000 aerogeadores instalados no Brasil

softelec

Imagem: Divulgação | Presente na Brazil Windpower 2023, a empresa tem contratos em andamento para instalar mais 240 turbinas no País

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Setembro de 2023 – O Grupo Nordex, um dos maiores fabricantes mundiais de aerogeradores, segue fortalecendo sua atuação no País e espera ultrapassar em 2023, a marca dos 1.000 aerogeradores instalados em um total de 19 parques eólicos distribuídos por cinco estados brasileiros, nos quais também presta serviços de operação e manutenção. A fabricante alemã, que está no Brasil desde 2013, conta ainda com outras 240 turbinas eólicas já comercializadas, e que serão instaladas ao longo de 2024 e 2025 em novos parques eólicos, sendo um deles em Pernambuco, um estado no qual a empresa ainda não operava.

O Grupo Nordex marcou sua participação na Brazil Windpower 2023, o maior evento de energia eólica da América Latina, que aconteceu de 12 a 14 de setembro, no São Paulo Expo, em São Paulo, (SP).

“Em 2023, estamos consolidando nossa atuação no mercado brasileiro baseado no excelente desempenho da turbina Delta N163/5.X. Este modelo se adequou muito bem às velocidades e alturas dos ventos no Brasil, incrementando a capacidade de geração dos parques eólicos de nossos clientes”, destaca Felipe Ramalho, Diretor-Presidente do Grupo Nordex no Brasil.

Por se tratar de uma turbina capaz de maximizar a produção de energia por meio de variados modos de operação, a Delta N163/5.X superou as previsões iniciais de vendas em 2021 e 2022, o que resultou em um alto volume de produção e instalação em 2023, restando ainda previsão de produção e instalação para 2024 e 2025.

São turbinas eólicas que estão em produção e instalação para diversos clientes, como Statkraft, Enel Green Power, AES Brasil, Green Investment Group, TODA Investimentos, EDP Renováveis, entre outros.

Mesmo diante das atuais dificuldades para viabilização de novos projetos eólicos, especialmente por conta da alta taxa de juros e do baixo preço da energia, recentemente o Grupo Nordex assinou um novo contrato para o fornecimento de 34 aerogeradores do modelo N163/5.X, que serão instalados na região de Pedra Preta, no Rio Grande do Norte.

“Há algumas condições a serem cumpridas para a completa ativação deste novo contrato, mas acreditamos que até o fim de 2023 o contrato estará completamente ativado e anunciaremos os detalhes”, explica Federico Bianchi, Diretor de Vendas do Grupo Nordex no Brasil.

O Brasil saltou de 1 GW de capacidade instalada de fonte eólica em 2011, para 25 GW em fevereiro de 2023. O Grupo Nordex tem importante papel neste crescimento, podendo alcançar cerca de 4,0 GW de capacidade instalada até o final de 2023, e contando com outros 1,3 GW já comercializados.

Para atender o crescimento da demanda por seus aerogeradores, o Grupo Nordex investiu, em 2022, na expansão da capacidade produtiva de sua fábrica de nacelles e hubs em Simões Filho (BA).

Além disso, o Grupo Nordex mantém três fábricas de torres de concreto em condições operacionais e localizadas em regiões com grande potencial eólico: Lagoa do Barro (PI), Uibaí (BA), Lajes (RN), além de seguir avaliando projetos no Rio Grande do Sul, onde uma nova fábrica de torres de concreto em localização estratégica permitiria novos desenvolvimentos naquela região.

Sobre o Grupo Nordex

O Grupo Nordex instalou mais de 44 GW de capacidade de energia eólica em mais de 40 mercados e, em 2022, gerou receitas de 5,7 bilhões de euros. Atualmente, a empresa emprega uma força de trabalho de aproximadamente 9.000 pessoas. A capacidade de fabricação inclui fábricas na Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Índia e México, com portfólio de produtos focado em turbinas onshore na classe de 4 a 6 MW.

Site oficial: Brazil – Nordex SE (nordex-online.com)

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5295 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!