Imagem: Divulgação | Localizada em Jaguariúna (SP), a startup já reciclou mais de 8 mil toneladas com programa estruturante próprio e foi reconhecida com o 1o lugar no Prêmio Suíço de Inovação e Sustentabilidade
Setembro de 2023 – Fundada por Luiz Grilo, Alexandre Galana e Leonardo Lopes, a startup de economia circular Yattó, ganhou destaque no setor de resíduos ao reconfigurar seu modelo de negócios em direção a soluções alinhadas com as diretrizes ESG. Esse redirecionamento visa impulsionar as metas de sustentabilidade de grandes empresas, auxiliando-as a atingir seus objetivos ambientais, sociais e de governança. A letra “E” enfatiza a transformação de resíduos em novos produtos, impactando positivamente o meio ambiente. O “S” direciona esforços para melhorar as condições dos catadores em cooperativas de reciclagem. Já o “G” promove a transparência e rastreabilidade dos resíduos e dados envolvidos.
A veia de inovação está presente desde a fundação da empresa, resultado de uma trajetória que incluiu a participação em diversos programas de aceleração do país. Nesse percurso, a startup começou a ganhar visibilidade e destaque por meio de iniciativas como o Lemonade, Techmall, Seed MG, Inovativa, Liga Ventures, Cubo Itaú, Plug and Play, Panela Nestlé e Accelerator 100+ da Ambev. Ao longo do tempo, a empresa solidificou e refinou seus processos, alcançando também reconhecimento por meio de premiações. A iniciativa End Plastic Waste em 2021 impulsionou melhorias em seus processos, incorporando ainda mais o conceito de “zero waste” às suas soluções.
Além disso, a Yattó foi reconhecida em duas edições consecutivas do Ranking de 100 Open Startups (nas categorias Citytechs e Clean Tech em 2021 e 2022) e conquistou o terceiro lugar no Prêmio Consciência Ambiental em 2022, mantendo-se no pódio neste ano. Recentemente, também atraiu a atenção do eixo Suíça-Brasil e conquistou o primeiro lugar no 1º Prêmio Suíço de Inovação e Sustentabilidade, concedido pela Embaixada da Suíça e seus parceiros no Brasil.
No que diz respeito às soluções, a startup oferece uma ampla variedade de opções para impulsionar a sustentabilidade empresarial. Desde Consultoria Personalizada até a Estruturação de Cadeias de Economia Circular para materiais de baixa reciclabilidade por meio do programa Yattó Transforma, a empresa também disponibiliza soluções de Logística Reversa para Resíduos Complexos, como cápsulas de café, baldes de tinta e outros materiais.
Outra possibilidade é a Gestão de Programas circulares de resíduos e embalagens, além de Auditorias e Homologação de fornecedores. Recentemente, a Yattó ampliou suas áreas de atuação para incluir a Gestão de Recursos Naturais para empresas de diversos setores, constituindo um portfólio completo de soluções em ESG para o mundo corporativo.
Conexões são a essência da cultura da Yattó quando se trata de impulsionar a inovação.
Cada novo projeto e programa estabelecido pela startup possibilitou a expansão contínua da rede de parceiros, assim como a ampliação de serviços oferecidos. Até o momento, a rede de parceiros abrange mais de 47 cooperativas de catadores em 4 estados do Brasil, fortalecendo a capacidade da marca e garantindo a circularidade de diversos materiais complexos, conforme enfatizado pelo Programa Yattó Transforma.
Segundo o CEO, Alexandre Galana, o grande destaque da startup é o Yattó Transforma, devido à sua escalabilidade e aos impactos gerados. O programa tem como principal objetivo promover a circularidade de embalagens de baixa reciclabilidade. Um exemplo notável é o das embalagens plásticas flexíveis, transformadas em novos produtos por meio de uma cadeia de reciclagem padronizada. Essa abordagem visa atender às metas de sustentabilidade em ESG, abrangendo desde o impacto ambiental positivo até iniciativas sociais voltadas para as cooperativas de catadores e recicladores.
O sucesso do programa se evidencia quando analisamos os resultados alcançados
Já foram recicladas 640 toneladas de resíduos, correspondendo a mais de 1 bilhão de embalagens desviadas de lixões e aterros. Entre as marcas participantes do programa estão a Nestlé, Mars, Cargill, Ajinomoto e Pepsico. Além disso, o programa gerou mais de R$ 500 mil em renda adicional para as cooperativas de catadores. Agora, a meta é expandir a rede para englobar mais de 500 cooperativas presentes em todos os estados do Brasil e alcançar a marca de 20.000 toneladas até 2025.
Dentre os materiais reciclados pelo programa, atualmente incluem-se Plásticos Flexíveis, PET Colorido, Cápsulas de Café, PS e Big Bags. Outros materiais são abordados por meio de soluções de logística reversa e gestão da circularidade fora do âmbito do Yattó Transforma.
Os resultados positivos do programa culminaram na criação do Comitê de Sustentabilidade do Yattó Transforma, onde eventos semestrais reúnem as marcas parceiras para discutir soluções e compartilhar boas práticas no âmbito do mercado ESG, em colaboração com líderes do mercado.
“Buscamos ampliar o debate sobre sustentabilidade, indo além das grandes corporações. Assim como acontece em eventos de relevância global, como o G20, nossa intenção é estimular trocas de ideias e soluções entre empresas, empreendedores e parceiros do programa. Valorizamos não apenas o destaque, mas principalmente as ideias que conduzem a resultados concretos”, reforça Luiz Grilo, co-fundador e Diretor Institucional e de Novos Negócios da Yattó
Sobre a Yattó
Fundada em 2015 por Luiz Otávio Grilo, Alexandre Galana e Leonardo Lopes, a Yattó é uma empresa de Logística Reversa e Economia Circular responsável por estruturar sistemas de reciclagem de resíduos, voltada para materiais de difícil reciclagem. Atuando como parceira de empresas de médio e grande porte, a Yattó promove a circularidade dos recursos naturais por meio de ações de impacto ESG, diretamente ligadas a 4 ODS. Seu propósito é cuidar dos resíduos, proporcionando um novo destino adequado por meio da reciclagem, garantindo a reintegração ao mercado ou encaminhando-os para o descarte apropriado. Isso reduz o impacto no meio ambiente e gera renda para seus parceiros.
A empresa foi acelerada por importantes programas do país, como o Panela da Nestlé, Plug and Play e Accelerator 100+ da Ambev. Além disso, foi premiada em terceiro lugar na categoria Startups CityTech pela 100 Open Startups e 1º lugar no Prêmio Suíço de Inovação e Sustentabilidade pela Embaixada Suíça no Brasil e demais parceiros do elo Suíça-Brasil.
A Yattó já possui um portfólio de grandes clientes, como Cargill, Suvinil, Nestlé, PepsiCo, O Boticário, Mars, Ajinomoto, Danone, Vedacit, ABIC, Basf, Abiplast e Anfacer.
Site oficial: https://www.yatto.com.br
Imprensa