Orizon recebe financiamento da IFC, braço do Banco Mundial, vinculado a metas de sustentabilidade

softelec

Imagem: Divulgação | Este é o primeiro empréstimo verde no setor de resíduos do país e vai contribuir para a implantação da maior unidade de reciclagem da América Latina

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – Referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável, o Grupo Orizon está recebendo um investimento de R$ 130 milhões da IFC, membro do Banco Mundial, e maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado em mercados emergentes. O aporte é o primeiro sustainability linked-loan (empréstimo vinculado a metas de sustentabilidade) no setor de resíduos do país e está atrelado a construção da maior unidade de reciclagem da América Latina, que faz a separação de materiais com equipamentos mecanizados, no estado de Pernambuco.

A unidade tem capacidade de processamento de aproximadamente 1,5 mil toneladas de resíduos por dia, contribuindo para ampliar as taxas de reciclagem no Brasil. Os recursos também serão utilizados para ampliar três Ecoparques do Grupo Orizon.

A proposta é que a Orizon e a IFC trabalhem em conjunto para promover soluções inovadoras de resíduos que contribuam com a economia circular e protejam o meio ambiente. Haverá troca de experiências e tecnologia para aprimoramento de processos. O investimento também prevê descontos na taxa de juros, caso sejam atingidos determinados índices de sustentabilidade.

“A IFC é um parceiro de longo prazo, criterioso, e apoiará o progresso contínuo do Grupo nas práticas ambientais, sociais e de governança, ajudando a Orizon a direcionar seu crescimento para uma abordagem de fomento à economia circular”, afirma o CEO da Orizon, Milton Pilão.

Para Carlos Leiria Pinto, Gerente Geral da IFC no Brasil, “o projeto representa um passo importante para diminuir a lacuna de investimento no setor de gestão de resíduos no Brasil. Ferramentas inovadoras, como o sustainability-linked loan, diversificarão as fontes de financiamento no setor e ajudarão a promover serviços urbanos mais inclusivos e sustentáveis no Brasil.”

Para a IFC, a busca por soluções adequadas de gestão de resíduos enfrenta barreiras como a capacidade limitada de investimento do setor público e é um verdadeiro desafio global emergente. Por isso, aparticipação do setor privado é fundamental para proporcionar investimentos significativos para anovos aterros sanitários e infraestrutura de tratamento de resíduos, além de ajudar o país a atingir sua meta de eliminar lixões até 2024 e melhorar sua taxa de reciclagem.

A urbanização e o crescimento populacional têm pressionado o ritmo dos investimentos no setor de resíduos. O Banco Mundial estima que cerca de dois bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos são produzidos a cada ano em todo o mundo, dos quais pelo menos um terço não é gerenciado de maneira ambientalmente sustentável.

Este número está projetado para crescer para 3,4 bilhões até 2050, de acordo com o Relatório do Banco Mundial What a Waste 2.0: A Global Snapshot of Solid Waste Management to 2050.

A IFC investe no setor privado brasileiro desde 1957 para enfrentar os principais desafios de desenvolvimento do país, incluindo os de urbanização, inclusão social, competitividade e produtividade e gestão de recursos naturais.

Sobre o Grupo Orizon

O Grupo Orizon é referência nacional na indústria de transformação de resíduos e geração de energia renovável. Com capital aberto na B3 e capilaridade nacional, é um dos principais players da América Latina em volume de resíduos com market share de aproximadamente 20% do lixo tratado no país.

A companhia tem um portfólio completo de soluções sustentáveis com três divisões de negócios. Uma delas está focada nos Ecoparques, que garantem a destinação ambientalmente correta dos resíduos, além da geração de créditos de carbono. Já a divisão de negócios de energia renovável – BioE – é responsável pela geração de energia renovável e biometano, com a construção de pelo menos dez plantas espalhadas pelo país.

Na linha focada em economia circular, o Grupo promove a reciclagem com a separação de materiais que podem ser novamente utilizados pela indústria. Além disso, desenvolve fertilizantes e combustíveis verdes. Liderando a agenda de sustentabilidade urbana, a companhia tem um papel importante para a transição energética do país e o fortalecimento do Marco do Saneamento com o encerramento de lixões, contribuindo para a preservação ambiental e a qualidade de vida e saúde das pessoas. Por meio do seu Instituto Orizon, reforça seu propósito ESG com uma série de iniciativas voltadas para o desenvolvimento social e ambiental das comunidades onde atua, com geração de emprego e cuidando do seu entorno.

Site oficial: https://orizonvr.com.br

Sobre a IFC

A IFC — membro do Banco Mundial — é a maior instituição global de desenvolvimento voltada para o setor privado em mercados emergentes. Trabalhamos em mais de 100 países, usando nosso capital, conhecimento técnico e influência para criar mercados e oportunidades nos países em desenvolvimento.

No ano fiscal de 2022, a IFC comprometeu o valor recorde de US$ 32,8 bilhões para empresas privadas e instituições financeiras em países em desenvolvimento, alavancando o poder do setor privado para erradicar a pobreza extrema e impulsionar a prosperidade compartilhada ao mesmo tempo em as economias enfrentam os impactos das crises globais.

Site oficial: International Finance Corporation (IFC)

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!