Statkraft Energias Renováveis S.A. passa a deter 100% das ações da subsidiária brasileira

softelec

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Outubro de 2023 – A Statkraft Investimentos Ltda (Statkraft) comprou 18,69% do capital da SKER, pertencente à Fundação dos Economiários Federais (Funcef) – terceiro maior grupo de fundo de pensão do país. Agora, a SKER passa a ter 100% de suas ações controladas pelo Grupo Statkraft, empresa global, líder em energia hidrelétrica internacionalmente, e a maior geradora de energia renovável da Europa.

A transação foi finalizada e assinada no dia 12 de setembro.

Com a compra, a Statkraft reforça a sua visão de companhia global, com ainda mais autonomia sobre seus planos futuros e projetos de expansão.

“Queremos continuar crescendo no Brasil e temos um portfólio de projetos focados em energia renovável.  A expectativa deste ano e do próximo é continuar essa expansão. Com essa transação, traremos mais agilidade para todo o nosso planejamento estratégico. É importante agradecer à Funcef pela parceria de sucesso que tivemos ao longo dessa trajetória juntos”, reforça Fernando De Lapuerta, CEO e diretor presidente da Statkraft no Brasil.

Crescimento da Statkraft no Brasil

A Statkraft Energias Renováveis vem executando uma ambiciosa estratégia de crescimento, com investimentos de cerca de R$ 3,4 bilhões em mais de 600 MW de energia eólica em construção, e a aquisição recente de 260 MW de ativos operacionais no Rio Grande do Norte. A SKER espera um crescimento contínuo por meio de projetos greenfield e, também, de aquisições.

Na sua reta final da construção, Ventos de Santa Eugênia, localizado na Bahia, região Nordeste do país, terá uma produção de energia renovável de 2.300 Gigawatt-hora (GWh) por ano, o suficiente para abastecer 1,17 milhão de residências brasileiras. Com área abrangente de 489,18 hectares, o Complexo contará com 14 parques eólicos, totalizando 91 aerogeradores de 5,7 megawatts de potência cada e capacidade instalada de 518,7 MW, tendo gerado, ao longo da sua construção, quase 2 mil empregos diretos e indiretos. Apesar de ainda estar no fim da obra, o complexo já começou a operar comercialmente dois parques eólicos (VSE 2 e VSE 7), após aprovação da Aneel, agência reguladora, no fim de 2022.

Ainda na Bahia, a Statkraft está construindo o projeto eólico greenfield Morro do Cruzeiro, que é uma expansão do Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, ativo da Statkraft em operação na região. A ampliação será composta por 14 turbinas e capacidade instalada de 79,8 MW. Dadas as excelentes condições de vento na região, o projeto vai gerar 386 GWh de energia renovável por ano, o suficiente para abastecer mais de 190 mil residências. Recentemente, a empresa completou a última fase da construção dos elementos estruturais das obras civis. Ambos os projetos em construção contam com recursos financiados pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Recentemente, a SKER obteve a aprovação, junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), de sete outorgas do projeto Solar na Bahia de 228 MW, cujas usinas serão extensões do Complexo Brotas de Macaúbas (usina Sol de Brotas 1), Complexo Morro do Cruzeiro (usina Sol de Brotas 2) e Complexo Ventos de Santa Eugênia (usinas Sol de Brotas 3, 4, 5, 6 e 7), o maior empreendimento do Grupo fora da Europa. O projeto se enquadra na regulamentação da Aneel para usinas híbridas e, no caso da Statkraft, vai aproveitar a complementaridade de suas centrais geradoras de energia eólica e solar. Com a autorização recebida, a empresa iniciará a estratégia de implantação do primeiro projeto solar 100% desenvolvido pela companhia no Brasil.

A Statkraft anunciou, em agosto, a assinatura do contrato de compra e venda com a EDP Renováveis para aquisição de dois parques eólicos no Brasil. Essa transação, em conjunto com a compra das ações da Funcef, são parte importante do plano de crescimento global da companhia.

A capacidade instalada da SKER no Brasil, entre projetos em construção, em operação e em aquisição, ultrapassará a marca de 1.3 GW, fortalecendo a posição da Statkraft como líder internacional no fornecimento de energia renovável.

Sobre o Grupo Statkraft

Com 5.700 funcionários em 21 países, a Statkraft é líder em energia hidrelétrica internacionalmente e a maior geradora de energia renovável da Europa. O grupo produz energia hidrelétrica, energia eólica, energia solar, energia a gás e fornece aquecimento urbano.

Com ações pautadas pela ética e transparência, a empresa está presente no Brasil desde 2009, com sede localizada em Florianópolis, em Santa Catarina (SC). Atualmente, controla 19 ativos de geração renovável no Brasil, com cerca de 450 megawatts (MW) de potência instalada em operação e mais de 600 megawatts (MW) de energia eólica em construção no estado da Bahia.

A empresa é pioneira em oferecer energia renovável rastreável com garantia de origem no Brasil, certificando, por meio do I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), a origem da produção de sua energia, o que garante que a operação é sustentável.

Site oficial: https://www.statkraft.com.br

Imprensa

Temas relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!