Imagem: Divulgação | Unir empresas que procuram caminhos para alcançar suas metas de sustentabilidade e comunidades de produtores rurais que necessitam de capacitação e que se encontram em situação de vulnerabilidade: foi a partir dessa ideia central que nasceu a startup ManejeBem
Janeiro de 2024 – Criada com a finalidade de promover o desenvolvimento social, ambiental e econômico sustentável de comunidades rurais vulneráveis, utilizando capacitação e transformação digital acessível, a startup ManejeBem trabalha para que a agricultura e pecuária familiar tenham ações estratégicas de desenvolvimento.
Para tornar esse avanço de comunidades possível, a empresa é especializada em ajudar grandes corporações a relacionar-se com esses produtores familiares, estruturando cadeias produtivas e trabalhando para que práticas ESG na agropecuária sejam devidamente aplicadas, rastreadas e monitoradas.
“Utilizando uma tecnologia acessível e através da Escala de Sustentabilidade ManejeBem, é garantido o monitoramento e a escala de ações focadas no atingimento das Metas do Milênio e comprometido com o desenvolvimento de comunidades rurais”, destaca Juliane Lemos Mendes Blainski – CEO e fundadora da ManejeBem.
Através da implementação do ManejeChat, software para assistência técnica agrícola que efetua a estruturação das cadeias produtivas e promove a coleta de dados sociais, ambientais e econômicos de comunidades rurais, a startup efetua o levantamento de dados socioeconômicos, agronômicos e ambientais. Desta forma, é possível fazer a elaboração assertiva de ações estratégicas de desenvolvimento.
“A partir de um trabalho de capacitação tecnológica, nosso aplicativo conecta o produtor com um agente de campo para assistência técnica agrícola. É realizada a coleta de dados por meio de um contato constante com o produtor e, por meio desses dados, traçamos planos de desenvolvimento e monitoramos os resultados. Com o ManejeChat é possível observar todas as ações em tempo real. Garantimos também que as empresas interessadas em investir em ações de capacitação e desenvolvimento dessas comunidades tenham como maior resultado o bem estar ecológico e humano”, complementa Juliane Blainski.
Desde sua fundação, há 5 anos, a empresa já impactou a vida de mais de 1 milhão de produtores familiares e técnicos agrícolas, espalhados por mais de 15 estados brasileiros, em 175 municípios.
“Com nível de satisfação (NPS) de 9.52 e alcançando 62% de melhoria no nível de sustentabilidade desse lugares, a ManejeBem surgiu para suprir a falta de capacitação tecnológica focada nos produtores familiares, unindo essas comunidades com empresas que desejam trabalhar o ESG de forma transparente e com resultados tangíveis, recebendo a garantia de que todas as ações e recursos utilizados resultem na transformação da vida de famílias vulneráveis e preservação ambiental“, diz Caroline Luiz Pimenta – COO e co-fundadora da ManejeBem.
A Startup ManejeBem foi fundada por Juliane Lemos Blainski – doutora em Biotecnologia e Biociências e Caroline Luiz Pimenta – doutora em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais. Ela surgiu com o propósito de atingir de forma rápida e eficaz os produtores rurais, criando uma rede de conexão entre esses produtores, técnicos agrícolas e a indústria, em prol de uma agropecuária mais sustentável. Essa conexão inicialmente foi realizada através de um grupo no WhatsApp com troca de conhecimento em todas as pontas.
“Acreditamos que a comunicação rural é a chave para impulsionar a agricultura e pecuária sustentável e o desenvolvimento humano nas áreas rurais, e que essa comunicação deve ser feita com base no diálogo e participação, permitindo que o produtor expresse suas opiniões, compartilhe conhecimento e participe ativamente na produção da informação”, completa Caroline Luiz.
“A partir desse contexto, vislumbramos a oportunidade de estruturar as informações que vem do campo na forma de uma ferramenta tecnológica que pudesse se inserir no cotidiano do produtor, facilitando assim o acesso e a troca de informações, além de permitir uma maior inteligência na resolução dos problemas na produção.” finaliza Juliane Blainski.
Sobre a ManejeBem
A ManejeBem é uma startup que ajuda empresas a alcançarem suas metas de ESG por meio do desenvolvimento de comunidades agrícolas vulneráveis. Através da plataforma ManejeChat, a empresa faz o levantamento de dados socioeconômicos, agronômicos e ambientais, usados na elaboração de ações estratégicas de desenvolvimento e monitoramento. Desde sua fundação, em 2018, a empresa já impactou a vida de mais de 1 milhão de produtores familiares e técnicos agrícolas, espalhados por mais de 15 estados brasileiros, em 175 municípios.
Porta Vozes
Caroline Luiz Pimenta – COO e fundadora da ManejeBem
Profissional com graduação em Agronomia, mestre e doutora em ciências pelo Programa de Pós-graduação em Recursos Genéticos Vegetais da UFSC. Ela possui experiência no Laboratório de Fitopatologia da UFSC, onde conduziu pesquisas sobre controle alternativo de doenças de plantas. Atualmente, está cursando pós-graduação em Liderança e Inovação na FGV. Como uma das fundadoras da ManejeBem, foca em manejos sustentáveis e transferência de tecnologias para agricultura e pecuária familiar. Seu trabalho na empresa envolve facilitação da assistência técnica agrícola por meio de plataformas digitais, levantamento de dados e planejamento de ações no campo.
Juliane Lemos Mendes Blainski – CEO e fundadora da ManejeBem
Graduada em Biologia e especialista em biotecnologia aplicada à agroindústria pela UFPR, possui mestrado em Agronomia pela Unioeste e doutorado em Biotecnologia e Biociências pela UFSC. Seu foco em pesquisas concentra-se no desenvolvimento de produtos naturais para o controle alternativo de doenças de plantas. Além de ser uma das fundadoras da ManejeBem, ela é especialista em empreendedorismo para startups e diretora da vertical agronegócios da Associação Catarinense de Tecnologia. Com esse extenso background, lidera a equipe na busca por uma missão comum: promover o desenvolvimento da agricultura e pecuária familiar sustentável.
Site oficial: https://manejebem.com
Imprensa