Solvay e ENOWA planejam a construção da primeira planta de carbonato de sódio neutra em carbono no complexo futurista da NEOM, antes de 2030

softelec
O carbonato de sódio é um componente vital na fabricação de vidro, que representa mais de 50% da produção total mundial de carbonato de sódio.
O carbonato de sódio é um componente vital na fabricação de vidro, que representa mais de 50% da produção total mundial de carbonato de sódio.

Imagem: Divulgação | Esta parceria no empreendimento futurista de NEOM, na Arábia Saudita, abre caminho para uma nova referência global na produção de carbonato de sódio (soda ash), que valoriza a competitividade, a circularidade e a neutralidade carbônica

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

PRÊMIO INTERNACIONAL 2023

Ambiental Mercantil recebe prêmio de sustentabilidade ambiental 2023 pela renomada Build Magazine da Inglaterra

Bruxellas, Bélgica | Janeiro de 2024 – A Solvay firmou parceria com a ENOWA, empresa de energia e água, para estabelecer a primeira instalação de produção de carbonato de sódio (soda ash) neutra em carbono do mundo em NEOM, na Arábia Saudita. Enquanto se aguarda os resultados de um estudo de viabilidade aprofundado e as aprovações regulatórias habituais, a Solvay e a ENOWA planejam iniciar a operação desta unidade industrial inovadora até 2030.

A instalação de última geração está preparada para emergir como um modelo líder do setor para a produção de carbonato de sódio em escala global. Servirá como um componente vital na estratégia de Sustentabilidade da Água da ENOWA e reflete o compromisso do complexo futurista de NEOM em desenvolver um sistema de gestão de água com descarga zero de efluentes.

Estrategicamente localizada ao largo da costa do Mar Vermelho para apoiar o acesso aos mercados em todo o Médio Oriente, África e Sudeste Asiático, a central de energia renovável converterá a salmoura da água do mar em carbonato de sódio e integrará o processo e.Solvay desenvolvido para obtenção do produto neutro em carbono.

O carbonato de sódio é um componente vital na fabricação de vidro. 

Reduz a temperatura de fusão da areia, o principal ingrediente utilizado na formulação do vidro, reduzindo significativamente o consumo de energia e as emissões de CO2 relacionadas. Como resultado, a fabricação de vidro representa hoje mais de 50% da produção total mundial de carbonato de sódio. O produto também tem larga utilização por fabricantes de sabões e detergentes, além de ser empregado em diferentes aplicações industriais.

Produção

Os parceiros pretendem iniciar uma capacidade nominal de 500 mil toneladas de carbonato de sódio até 2030, que aumentaria gradualmente até 1,5 milhão de toneladas até 2035, com a adição potencial da produção.

No início de 2023, o processo de produção piloto da e.Solvay em carbonato de sódio iniciou operações na Europa. Projetado para avaliar a viabilidade de uma tecnologia de produção de carbonato de sódio mais sustentável e competitiva, o piloto produziu resultados positivos, apresentando potencial para baixas emissões, redução do consumo de recursos e energia, além da remoção completa de resíduos de calcário.

A próxima fase piloto de dois anos preparará o terreno para a produção em escala industrial começar na segunda metade desta década, alinhando-se com o cronograma de implementação do empreendimento futurista NEOM.

“NEOM é uma oportunidade fantástica para a Solvay participar na construção desta região do futuro. A planta de carbonato de sódio em NEOM será a primeira do gênero, uma vez que adota o novo processo e.Solvay para atingir a neutralidade de carbono”, disse Philippe Kehren, CEO da Solvay.

“Esta nova planta reforçará a posição de liderança global da Solvay nessa cadeia produtiva, garantindo um ambiente sustentável e fornecimento de carbonato de sódio neutro em carbono aos nossos clientes. Este esforço alinha-se perfeitamente às nossas ambições de sustentabilidade e complementa a nossa rede única de ativos industriais em todo o mundo”, acrescentou Kehren.

Gavin van Tonder, Diretor Geral de Água da ENOWA por sua vez, disse:

“Com esta parceria, a NEOM está preparada para se tornar um modelo global para o desenvolvimento sustentável através do seu investimento na gestão responsável dos recursos hídricos. A nossa visão abrange mais do que apenas criar uma região econômica próspera; é sobre a construção de um modelo que capacite as comunidades a coexistirem de forma sustentável com o meio ambiente. Estamos entusiasmados por trabalhar com parceiros que compartilham a mesma ambição”, adicionou.

Complexo futurista 

NEOM é um projeto inovador e sustentável que está sendo construído no noroeste da Arábia Saudita. Sendo um complexo empreendimento de engenharia, o NEOM operará com energia 100% renovável e está redesenhando o desenvolvimento local para oferecer uma solução sustentável ao crescimento populacional e à rápida urbanização das populações.

A região protegerá 95% da sua área terrestre e marítima dentro de uma reserva natural, sendo o restante composto por cidades interligadas, um porto de última geração, destinos turísticos e centros de pesquisa e inovação, entre outros ativos. A ENOWA está utilizando um design circular e investindo em tecnologias inovadoras para concretizar a implantação do complexo futurista NEOM.

Sobre a Solvay

A Solvay, uma empresa química pioneira com um legado de inovações do fundador Ernest Solvay no processo de carbonato de sódio (soda ash), dedica-se a fornecer globalmente soluções essenciais através da sua força de trabalho de mais de 9.000 funcionários. Desde 1863, a Solvay aproveita o poder da química para criar soluções inovadoras e sustentáveis que respondem às necessidades mais fundamentais do mundo, como purificar o ar que respiramos e a água que bebemos, preservar os nossos abastecimentos de alimentos, proteger a nossa saúde e bem-estar, criar roupas que geram menos resíduos, tornar os pneus dos nossos carros mais sustentáveis e limpar e proteger as nossas casas.

Como uma empresa líder mundial, com 5,6 bilhões de euros em vendas líquidas em 2022 e cotação na Euronext Bruxelas e Paris (SOLB), o compromisso inabalável da Solvay impulsiona a transição para um futuro neutro em carbono até 2050, sublinhando a sua dedicação à sustentabilidade e a transição para uma sociedade mais justa. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Site oficial: https://www.solvay.com/en

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 4850 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!