Tetra Pak e Absolicon lançam módulo de fornecimento térmico renovável para abastecer a linha de equipamentos UHT

softelec
Foto: Itália | Tetra Pak e Absolicon
Foto: Itália | Tetra Pak e Absolicon

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – A Tetra Pak anunciou globalmente uma colaboração com a Absolicon, uma empresa sueca de energia solar térmica, para oferecer uma solução padronizada para equipamentos industriais abastecidos por energia térmica renovável (calor).

A Absolicon projetou um módulo solar térmico escalável que pode ser integrado com as linhas de sistemas de processamento térmico UHT existente ou novas e permite uma variedade de opções de descarbonização, incluindo uma redução das emissões de gases de efeito estufa, com base nas necessidades e na localização do cliente.

A linha de processamento UHT da Tetra Pak para esterilização a alta temperatura de produtos lácteos é a primeira solução a ser oferecida juntamente com um fornecimento solar térmico escalável, com o potencial de reduzir o uso de combustíveis fósseis em até 40%. Prevê-se que o primeiro módulo seja instalado durante 2024, antes de ser expandido para o mercado mundial.

Essa colaboração desempenha um papel impactante no esforço contínuo da Tetra Pak em direção à métrica de zerar as emissões de carbono nas emissões de Escopo 3 até 2050.

“Na Tetra Pak, estamos comprometidos em permitir que nossos clientes melhorem sua pegada ecológica por meio da otimização de suas operações e equipamentos. Recentemente, lançamos uma nova solução de negócios chamada Soluções Sustentáveis de Fábrica, onde ajudamos nossos clientes a otimizar energia, água e CIP (Cleaning in Place, em português, Limpeza no Local) a nível de fábrica, Nicole Uvenbeck, Diretora de  Soluções   Sustentáveis  de Fábrica e  Componentes  OEM da Tetra Pak.

“As soluções solares térmicas da Absolicon são uma boa opção com esta nova oferta da Tetra Pak, além de apoiar nossa meta de Net Zero mais amplamente, em que nos comprometemos a reduzir nossas emissões da cadeia de valor e escalar soluções de descarbonização para nossos fornecedores, clientes e operações próprias. A colaboração com a Absolicon é um passo positivo nessa direção, fornecendo à Tetra Pak um caminho novo para apoiar os clientes a reduzir suas demandas de energia, substituindo a energia derivada de combustíveis fósseis por soluções solares térmicas.”

“Ao implementar o fornecimento térmico limpo em seus equipamentos, a Tetra Pak está mais uma vez provando que é pioneira. Eles têm acesso global às empresas de alimentos e bebidas do mundo e podem se tornar um impulsionador de mudanças para a transição do setor de combustíveis fósseis para energia renovável. Estamos muito satisfeitos em fazer parte desta cooperação com a Tetra Pak e em lançar a primeira linha de equipamentos abastecidos pela energia solar térmica da Absolicon, como parte de nossa missão de reduzir as emissões de carbono do mundo”, diz Joakim Byström, CEO da Absolicon.

Em uma planta típica de produção de alimentos, dois terços do consumo de energia é de energia térmica, com a eletricidade formando o outro terço. Como a maior parte da demanda térmica está na forma de temperatura baixa a média, a indústria alimentícia é perfeita para a energia solar térmica.  A tecnologia pode ter um impacto perceptível no desempenho ambiental de equipamentos alimentados por módulos de energia solar térmica (STPM) em comparação com equipamentos aquecidos por caldeiras alimentadas por combustíveis fósseis.

Colocada em contexto, a geração de calor hoje constitui 40% do total de emissões de CO2 do mundo, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Devido aos desempenhos e escalabilidade do STPM da Absolicon para a Tetra Pak, o projeto descarbonizará as principais etapas do processo UHT e reduzirá o uso de combustíveis fósseis.

Sobre a Absolicon Solar Collector AB (publ)

A Absolicon Solar Collector AB (publ) foi criada em 2005 como uma empresa de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia solar. Hoje, a Absolicon é uma empresa de capital aberto com mais de dez anos de experiência operacional em todas as partes do mundo. A Absolicon é especializada em fornecer ferramentas para a transição de combustíveis fósseis, fornecendo uma solução de energia lucrativa, fácil de instalar e livre de emissões usando recursos solares térmicos, bem como linhas de produção robóticas completas para os coletores solares.

Sobre a Tetra Pak

A Tetra Pak é líder mundial em soluções para processamento e envase de alimentos. Atuando próximo aos clientes e fornecedores, oferece produtos seguros, inovadores e ambientalmente corretos, que a cada dia satisfazem as necessidades de centenas de milhões de pessoas em mais de 160 países ao redor do mundo. Com mais de 25.000 funcionários, a Tetra Pak acredita na liderança da indústria responsável e em uma abordagem sustentável dos negócios.

O slogan “PROTEGE O QUE É BOM™” reflete a visão de disponibilizar alimentos de forma segura onde quer que seja.

Site oficial: https://www.tetrapak.com/

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!