Valmet fornecerá máquina tissue, linhas de conversão e caldeira de biomassa para Suzano Aracruz

softelec
Foto aérea da instalação na Suzano.
Foto aérea da instalação na Suzano.

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Equipamentos - STADLER GmbH

Fevereiro de 2024 – A Valmet entregará à Suzano sua primeira máquina tissue, combinada com equipamentos de conversão, além de uma caldeira de biomassa. Este é o primeiro pedido da Valmet combinando as ofertas de produção e conversão de tissue após a aquisição do negócio de conversão no final de 2023. O pedido também inclui um extenso pacote de automação, válvulas de controle de fluxo e soluções de Internet Industrial da Valmet.

Os pedidos da máquina tissue e da caldeira de biomassa estão incluídos nas ordens recebidas pela Valmet no quarto trimestre de 2023 e o pedido de conversão de tissue entrará nas ordens recebidas do primeiro trimestre de 2024. O valor total não será divulgado, todavia, tais entregas normalmente valem cerca de 100 milhões de euros.

A máquina tissue, as linhas de conversão e a caldeira de biomassa serão instaladas na fábrica de Aracruz, no Espírito Santo. O objetivo do investimento é atender à crescente demanda dos consumidores brasileiros por produtos de papel tissue de alta qualidade e baixo impacto ambiental. O start-up está previsto para o primeiro trimestre de 2026.

“As soluções de última geração da Valmet nos permitirão expandir nossa capacidade de produtos tissue por meio de uma nova linha de produção na fábrica de Aracruz. Isso atende às nossas necessidades em termos de estratégia de negócios, capacidade de produção, eficiência de custos e sustentabilidade. A tecnologia comprovada da Valmet, combinada com a capacidade de entregar uma linha 100% integrada, desde a máquina até a conversão, além dos resultados consistentes em suas soluções, foram fatores importantes na decisão desses novos investimentos e reforçam a visão da Suzano de continuidade de longo prazo da parceria com a Valmet”, afirma o executivo corporativo de engenharia da Suzano, Jean Moraes.

“Estamos honrados por termos sido escolhidos pela Suzano para este projeto estratégico no Brasil. Este é o primeiro projeto combinado de máquina tissue e conversão tissue da Valmet no mundo. A combinação da máquina tissue da Valmet, equipamentos de conversão, engenharia, sistemas de automação e controle de fluxo garantem a alta qualidade do produto e, ao mesmo tempo, sendo a linha de produção mais eficiente do mercado atualmente”, afirma o diretor da linha de negócios Papel da Valmet na América do Sul, Rogério Berardi.

“Com o objetivo de atender às solicitações dos clientes, as linhas de conversão da Valmet foram selecionadas com base nos excelentes resultados de outras plantas existentes da Suzano”, afirma o gerente comercial de Tissue Converting da Valmet, Daniel Schroeder.

A nova caldeira Valmet com tecnologia BFB (Leito Fluidizado Borbulhante), com operação prevista para iniciar no último trimestre de 2025, utilizará biomassa para produção de vapor, que por sua vez é utilizado no processo de celulose e na geração de energia elétrica. A nova caldeira de biomassa aumentará a eficiência energética da fábrica, contribuindo para a estabilidade operacional. Também resultará em benefícios ambientais significativos, reduzindo as emissões gasosas.

“A missão da Valmet é converter recursos renováveis em resultados sustentáveis, e a nova caldeira de biomassa na Suzano Aracruz é um excelente exemplo de como nossas tecnologias e capacidade de entrega podem levar nossos clientes adiante na melhoria da eficiência e da competitividade”, afirma o diretor de Celulose e Energia da Valmet, Fernando Scucuglia.

Informações técnicas sobre a entrega

A nova máquina tissue terá capacidade de produção anual de 60 mil toneladas, sendo desenhada para economizar energia e oferecer excelentes propriedades de papel.

O escopo de fornecimento da Valmet compreende uma linha completa de produção tissue, incluindo a máquina de tissue Advantage DCT 200 com caixa de entrada OptiFlo e cilindro Yankee. Também contará com várias tecnologias Advantage, incluindo prensa ViscoNip, ReDry, capota AirCap com sistema de ventilação, sistema de remoção de pós WetDust e enroladeira SoftReel.

A Valmet ainda fornecerá engenharia detalhada, equipamentos de preparação de massa, bem como automação, incluindo Sistema de Controle Distribuído (DCS) Valmet DNA com monitoramento integrado da condição da máquina, Sistema de Controle de Qualidade (QCS) Valmet IQ e sensor de suavidade. A entrega também inclui duas linhas de conversão Perini Constellation com tecnologia de última geração. Além disso, a Valmet fornecerá válvulas de controle de fluxo e serviços do Performance Center.

A caldeira de biomassa utiliza tecnologia de leito fluidizado borbulhante (BFB) com alta eficiência energética e baixo consumo de matéria-prima. Os principais combustíveis para a Caldeira Valmet BFB são cavacos, cascas e outros resíduos florestais. A caldeira também foi projetada para queimar gases não condensáveis e metanol provenientes de outras áreas da fábrica de celulose. Os gases de combustão são tratados através de precipitadores eletrostáticos de tecnologia Valmet, garantindo uma emissão em acordo com as premissas do projeto.

Sobre a Valmet

A Valmet é líder global no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias de processos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. A multinacional finlandesa atende uma ampla base de indústrias de processo, oferecendo soluções em automação e válvulas de controle de fluxo. Com mais de 19.000 profissionais em todo o mundo, a Valmet compromete-se em alavancar a performance das principais empresas do segmento, atuando de maneira próxima aos clientes.

Com uma história industrial que ultrapassa 220 anos, a Valmet é caracterizada por um sólido histórico de melhoria e renovação contínuas. A Valmet América do Sul opera com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA), Joinville (SC), Guarulhos (SP) e Antofagasta, Santiago e Concepción, no Chile. Em 2022, as vendas líquidas da empresa alcançaram aproximadamente 5,1 bilhões de euros. As ações da Valmet estão listadas na Nasdaq Helsinki, e a sede da empresa está localizada em Espoo, na Finlândia.

Site oficial: https://www.valmet.com

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5046 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!