Imagem: Divulgação
Abril de 2024 – Segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, em inglês) até 2022 as mulheres representavam apenas 32% do setor de energia em âmbito mundial. Apesar do crescimento ao longo dos anos, as empresas nesse setor ainda contratam em sua maioria homens, principalmente para cargos operacionais.
A AES Brasil, uma das maiores produtoras de energia com fontes 100% renováveis do Brasil, está mudando esse cenário e contribuindo para a igualdade de oportunidades com os Complexos Eólicos Tucano e Cajuína, ambos operados 100% por mulheres.
O Complexo Eólico Cajuína, que conta com BRF e Unipar como parceiros do projeto na modalidade de joint venture e com PPAs (contratos de compra e venda de energia) de longo prazo firmados com clientes de diversos setores, é o terceiro empreendimento da AES Brasil no Rio Grande do Norte.
Também como marco para a companhia, esse é o segundo empreendimento greenfield de geração eólica construído pela empresa no país, e o segundo do país a ter operação e manutenção locais realizadas por uma equipe 100% formada por mulheres. O primeiro é o Complexo Eólico Tucano, que também integra o portfólio da AES Brasil e conta com a Unipar como parceira na modalidade de joint venture.
No Complexo Eólico Tucano, inaugurado em outubro de 2023 no município de Tucano – BA, são 11 colaboradoras contratadas que operam o projeto de 322 MW de capacidade instalada. No município de Lajes – RN, o Complexo Eólico Cajuína, atualmente possui 9 colaboradoras que realizam a manutenção local do empreendimento que ainda está em construção, mas que poderá chegar a uma capacidade instalada total de 1,6 GW. No projeto Cajuína ainda há uma previsão de contratação de mais 21 funcionárias nos próximos 3 anos totalizando 30 mulheres responsáveis pela operação do ativo.
Capacitação SENAI
A AES Brasil investiu na capacitação de profissionais em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para a criação da Especialização Técnica em Manutenção e Operação de Parques Eólicos de forma online. No Complexo Eólico Tucano das 11 funcionárias 5 foram contratadas por meio do curso e no Complexo Eólico Cajuína das 9 colaboradoras 4 passaram a integrar o quadro de funcionárias após a formação.
O que acha? Podemos colocar alguns personagens para falar sobre como é o dia a dia de trabalho na operação e manutenção de um complexo eólico e os principais desafios da área.
Sobre a AES Brasil
Acelerando o futuro da energia há quase 25 anos, a AES Brasil é uma empresa geradora a partir de fontes renováveis. A Companhia oferece soluções inovadoras e customizadas dentro das necessidades dos clientes, apoiando-os como um importante parceiro em sua busca pela transição energética.
Hoje, a AES Brasil possui um portfólio diversificado, com 5,2 GW de capacidade instalada 100% renovável e totalmente contratada. Desse total, 2,7 GW correspondem ao portfólio hídrico, 2,2 GW ao eólico e 0,3 GW ao solar.
Em seu pipeline, a companhia possui um elevado potencial de crescimento nos segmentos eólico e solar, com projetos em diferentes fases de evolução que poderão adicionar até 4 GW de capacidade instalada ao seu portfólio.
Sobre a Unipar
A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.
A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo uma nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.
Em 2023, a Unipar aderiu ao Pacto Global da ONU, a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo e foi reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) como empresa Pró-Ética, selo que identifica as empresas que mantêm políticas avançadas de governança e integridade.
Site oficial: https://www.aesbrasil.com.br/pt-br
Imprensa