Barretos atinge 4,4 mil consumidores com energia solar

softelec

Imagem: Divulgação | Desde o segundo trimestre do ano, consumidores barretenses e de demais localidades contam com cobertura de “sinal” para energia fotovoltaica remota, crescimento maior se deve ao modelo de assinatura para empresas e residências

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – A cidade de Barretos (SP) tem sido uma referência no uso da energia solar nos telhados e de forma remota pelas pequenas fazendas solares instaladas no ambiente rural de municípios próximos e conectadas na rede da CPFL Paulista. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a cidade possui 43,5 megawatts (MW) em operação da tecnologia fotovoltaica, que abastecem cerca de 4,4 mil consumidores residenciais, comerciais, empresariais e rurais.

Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi diz que a perspectiva é de um crescimento ainda maior do uso da energia solar pelo consumidores da cidade e região. A partir deste segundo trimestre, a população conta com um novo serviço de assinatura de energia solar, que passará a atender de forma online e sem necessidade de instalação de painéis nos telhados pequenas e médias empresas de comércio, serviços e manufatura, além das próprias residências.

Trata-se da recente inauguração de uma usina solar localizada na cidade de Ibaté (SP) e que está conectada na rede da CPFL Paulista. O serviço de assinatura desta fazenda solar é de responsabilidade da Sun Mobi, enertech pioneira neste serviço no País, que atua para democratizar ainda mais o acesso à tecnologia fotovoltaica para os consumidores do um jeito simples, moderno e 100% digital.

A contratação do novo serviço é feita de forma online, do mesmo jeito que é feito com streaming ou tv à cabo. O usuário do serviço passa a ter economia na conta de luz todos os meses, além de se blindar contra a inflação energética e aumento das bandeiras tarifárias no País.

Atualmente, Barretos possui 32 unidades consumidoras, entre residências e empresas, que já são abastecidas de forma remota pela energia solar instalada em outra localidade, segundo a Aneel.

“A proposta é garantir eletricidade verde e barata para clientes que não podem ou não pretendem instalar painéis solares nos imóveis”, comenta Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi. “Esse tipo de contrato de fornecimento de energia solar tem crescido exponencialmente no País, impulsionado pela ausência de necessidade de investimento num sistema próprio de geração de eletricidade no telhado ou num pequeno terreno, além da facilidade do processo de adesão”, explica Alexandre Bueno, sócio da Sun Mobi.

Dados gerais da geração própria de energia solar no estado de SP

São Paulo é protagonista na produção de energia solar entre os estados brasileiros, registrando maior potência instalada de energia fotovoltaica na geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos, incluindo o serviço de assinatura. Segundo recente mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), a região possui mais de 3,9 gigawatts em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.

O estado possui mais de 412 mil conexões operacionais, espalhadas por 645 municípios, ou 100% dos municípios paulistas. Atualmente são mais de 486 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.

Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou à São Paulo a atração de mais de R$ 19,4 bilhões em investimentos, geração de mais de 118 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 5,8 bilhões aos cofres públicos.

Sobre a Sun Mobi

Fundada em 2016, a Sun Mobi é a primeira enertech do Brasil, combinando o que há de mais moderno na área de geração de energia com o poder de alcance da internet. A empresa possibilita que consumidores de qualquer porte tenham acesso à energia solar sem a implantação de placas fotovoltaicas nos telhados.

Site oficial:  https://www.sunmobi.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!