Dia Mundial do Meio Ambiente – Descarte Consciente Abrafiltros recicla mais de 40 milhões de filtros automotivos

softelec
Descarte Consciente Abrafiltros
Descarte Consciente Abrafiltros

Imagem: Divulgação | A reciclagem chega perto da quantidade da frota circulante

  • Programa de logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, Descarte Consciente Abrafiltros, alcançou números expressivos que quase equivalem a frota circulante de veículos atual que totaliza 46,9 milhões, entre automóveis, comerciais leves e caminhões (dados Sindipeças).
  • Novas leis relacionadas ao meio ambiente impulsionam a adesão ao programa, que hoje está presente nos estados de SP, PR, ES e MS.
  • Em 2022, o programa contava com 24 empresas e agora já possui 36 participantes, aumento de 50% em pouco mais de um ano.
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Junho de 2024 – No Dia Mundial do Meio Ambiente , a Abrafiltros divulga resultados expressivos do Descarte Consciente Abrafiltros – o programa já reciclou mais de 40 milhões de filtros usados do óleo lubrificante automotivo de julho de 2012 até abril de 2024. O volume expressivo alcançado representa quase a totalidade dos 46,6 milhões de unidades da atual frota circulante de veículos, entre automóveis, comerciais leves e caminhões, conforme estudo da frota circulante do Sindipeças.

“O programa veio não só para atender às legislações de logística reversa pós-consumo de filtros automotivos em prol da sustentabilidade, mas também mostra a preocupação dos mercado de filtros com o meio ambiente. Hoje, considerado exemplo pelos órgãos governamentais, o programa atinge marcas significativas de filtros usados do óleo lubrificante automotivo reciclados, se tornando referência em logística reversa pós-consumo”, afirma João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros.

  • Só no Estado de São Paulo foram coletados e reciclados 25.227.159 filtros usados do óleo lubrificante automotivo até abril de 2024, que representa 9.308.822 kg.
  • No Paraná, o programa iniciou em fevereiro de 2013, somando, em abril deste ano, 8.442.974 filtros reciclados e 3.115.457 kg, respectivamente.
  • Dois anos depois, em julho de 2015, o programa chegou filtros ao Espírito Santo, contabilizando 4.155.058 filtros usados do óleo lubrificante automotivo e 1.533.217 kg reciclados até abril.
  • Enquanto no Mato Grosso do Sul, esses números totalizaram 2.177.656 filtros e 803.555 kg de outubro de 2020 até abril deste ano.

Os quatro estados reciclaram 40.002.848 filtros ou 14.761.051 kg em peso coletado.

No programa Descarte Consciente Abrafiltros, o metal é encaminhado para siderúrgicas; o OLUC – Óleo Lubrificante Usado Contaminado vai para rerrefino; e a maior parte dos resíduos, entre eles, elementos filtrantes e vedações, segue para coprocessamento em cimenteiras, para geração energética e uso das cinzas (clínquer) na fabricação do cimento.

“Não há qualquer tipo de destinação para aterros sanitários e toda a operação logística é realizada pelo Grupo Supply Service, que conta com mais de 30 nos de atuação e é pioneiro no Brasil no tratamento de resíduos oleosos”, ressalta Moura.

Programa cresce devido aos avanços da fiscalização e legislações estaduais – Marco Antônio Simon, gestor do programa, destaca que, atualmente, 38 empresas participam do programa. Em 2022, eram apenas 24.

“Apesar de as empresas mais representativas do setor, incluindo montadoras detentoras de marcas próprias, já estarem participando do programa, novas adesões ainda devem ocorrer, embora em menor número”, comenta Simon, explicando que o aumento ocorreu, principalmente, devido às ações de fiscalização da CETESB, no Estado de São Paulo, onde se localizam grande parte das participantes, sendo que a legislação vincula o cumprimento da logística reversa para a renovação e concessão da licença de operação, para empresas sujeitas ao licenciamento ambiental.

Segundo o gestor do programa, outros estados também devem ter avanços nas legislações ambientais, incluindo os filtros usados do óleo lubrificante automotivo entre os produtos alvo da logística reversa, como, por exemplo, o Mato Grosso.

“A publicação da legislação com a menção ao resíduo é essencial para que se possa mobilizar o setor e seguir com as tratativas necessárias para o desenvolvimento do projeto, aprovação governamental e implantação”, finaliza.

Sobre a Abrafiltros

Criada em 2006, a ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – tem a missão de promover a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial e tratamento de água, efluentes e reúso, representando e defendendo de forma ética os interesses comuns e consensuais dos associados.

Site oficial: https://www.abrafiltros.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5256 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!