Dia Mundial do Meio Ambiente: PepsiCo reforça compromisso com a economia circular

softelec
Foto: Ulisses Sulivan - Terra Preta Produções - Cooperadas da Coopercaps Sul, em São Paulo.
Foto: Ulisses Sulivan - Terra Preta Produções - Cooperadas da Coopercaps Sul, em São Paulo.

Imagem: Divulgação | Com foco em impacto socioambiental, companhia apoia iniciativas de reciclagem que beneficia cooperativas e associações de catadores no Brasil

Publicidade
Publicidade
CITER 2024 Piauí

Junho de 2024 – Diante dos desafios da gestão de resíduos e da reciclagem de plástico no Brasil, a PepsiCo, uma das maiores fabricantes de bebidas e alimentos do mundo, investe na estruturação da cadeia da reciclagem e em logística reversa para ampliar a destinação correta de embalagens plásticas pós-consumo. Ao mesmo tempo, a empresa apoia iniciativas de economia circular a fim de beneficiar cooperativas de coleta e triagem de resíduos.

Além disso, a PepsiCo tem desenvolvido novas tecnologias de embalagens e modelos de negócio ao redor do mundo para diminuir ou zerar o uso de plástico virgem em sua cadeia produtiva, e ampliar o uso de plástico reciclado em suas embalagens. Paralelamente, investe, ainda, em iniciativas de educação ambiental da sociedade.

Menos plástico no portfólio da PepsiCo

A PepsiCo objetiva chegar a 14% de uso de plástico reciclado (rPET) nas embalagens de suas marcas de bebidas, H2OH!®, PEPSI®, LIPTON®, GATORADE®, e em 100% dentro das marcas H2OH!®Limão e TEEM® até o fim de 2024, no Brasil. A empresa já reduziu em 5 mil toneladas o uso de plástico virgem nas suas embalagens de bebidas desde 2020.”

Certificação da destinação correta de plástico

Em parceria com a eureciclo, uma empresa certificadora de logística reversa de resíduos, a PepsiCo, desde 2022, garante que o mesmo volume que gera de embalagens no mercado ao ano seja recolhido por meio de parceiros como cooperativas e operadores de reciclagem. Com auditoria externa da Ernst & Young, apenas entre2022 e 2023, a empresa já recuperou 18.500 toneladas de plásticos flexíveis, em seis estados: Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Pernambuco, Paraíba e Amazonas. Os resíduos foram destinados à rota de recuperação energética – ou seja, utilizados como combustível em fornos de cimenteiras e matéria-prima do cimento. E em 2024, a PepsiCo estima coletar mais de 8.600 toneladas de plástico flexível.

“No Brasil, são produzidas mais de 24 milhões de toneladas de resíduos recicláveis ao ano pela sociedade, incluindo indústrias e empresas, mas apenas cerca de 3% são reciclados. Este dado mostra o tamanho do desafio que temos que superar com ações práticas. A rota de recuperação energética é um plano de transição para a economia circular com resultados em volume muito significativos”, afirmou a gerente de sustentabilidade corporativa da PepsiCo Brasil, Priscila Papazissis.

Além de mitigar o impacto ambiental que estes resíduos trariam, a iniciativa atua no aspecto social com a promoção de cerca de 1.000 empregos diretos e indiretos.

Para diversificar suas iniciativas no pilar da reciclagem, a PepsiCo apoia a Pragma, uma empresa com um projeto estruturante que atua em todos os estados do país, incluindo cooperativas de catadores para a logística reversa de forma sistêmica. A empresa também realiza consultorias, treinamentos e investe na infraestrutura das cooperativas e associações de catadores(as) de modo a ampliar a produtividade e a renda dos cooperados.

A PepsiCo ainda integra o programa Reciclar pelo Brasil, por meio do qual ambiciona recuperar de 22% a 30% de todas as embalagens pós-consumo através da reciclagem em parceria com cooperativas em 26 estados do país. O programa busca que as cooperativas de reciclagem desenvolvam o trabalho de forma segura, com a utilização de equipamentos de segurança e para que os cooperados tenham rendimento digno e passem por capacitação ambiental. O programa atinge cerca de 9 mil trabalhadores de resíduos e prevê a reciclagem de 110 mil toneladas de resíduos ao ano (desde 2018).

A cooperada da cooperativa de reciclagem Coopercaps Sul, Gildete Almeida.
Foto: Ulisses Sulivan – Terra Preta Produções.

Ainda no tema de campanhas de conscientização da sociedade, a PepsiCo, por meio da Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e Bebidas não Alcoólicas (ABIR), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT) lançaram em abril a campanha “Crie esse hábito” para a divulgação e reforço da importância da separação do lixo reciclável, em especial das garrafas de bebidas, para que realmente ocorra sua destinação correta e reciclagem. A divulgação conta com um website e vídeo com passo a passo para o descarte consciente que serão divulgados nas redes sociais destas instituições e, também, destacando a importância dos catadores(as) e das cooperativas na cadeia da reciclagem.

Preocupação ambiental no suporte aos varejistas

Pepsico

De olho nos materiais utilizados para apoiar os varejistas de todo país, a PepsiCo levará 70 mil racks feitos de plástico reciclado para o mercado. Os displays de exposição de produtos possuem módulos de plástico reciclado, separado pela cooperativa de reciclagem, Coopercaps, e material UBQ™ – um polímero plástico que leva resíduos domésticos em sua composição. A ação é uma extensão de um projeto-piloto bem-sucedido que envolveu a produção de 300 destes racks em 2022, e, no ano passado, a produção e distribuição de 8 mil racks. Com a ampliação para 70 mil racks, a PepsiCo vai contribuir para a redução de emissões de mais de 13 mil Kg de CO2 (eq.) e reutilização de cerca de 130 toneladas de resíduos que seriam enviados para aterros sanitários, entre plástico e matéria orgânica.

Além disso, a iniciativa fortalece a cadeia da reciclagem, contribuindo para a renda de milhares de famílias que trabalham nas cooperativas de reciclagem de resíduos, além de incentivar a coleta e separação do plástico flexível (BOPP) de embalagens de salgadinhos.

Os displays, produzidos a partir da parceria com as empresas UBQ™ Materials e a Fábrica de Ideias, são extremamente versáteis e podem ser utilizados para a criação de pontos de vendas adicionais nas lojas e nos check-outs de varejistas de todo o país.

Sobre a PepsiCo

Os produtos da PepsiCo são apreciados pelos consumidores mais de um bilhão de vezes por dia em mais de 200 países e territórios em todo o mundo. A PepsiCo gerou mais de US$ 91 bilhões em receita líquida em 2023, impulsionada por um portfólio complementar de bebidas e alimentos convenientes que inclui LAY’S®, DORITOS®, CHEETOS®, GATORADE®, PEPSI®, KERO COCO®, TODDY®, QUAKER®, entre outras. O portfólio de produtos da PepsiCo inclui uma ampla gama de alimentos e bebidas saborosas, incluindo muitas marcas icônicas que geram mais de US$1 bilhão cada em vendas anuais estimadas no varejo.

O pep+ é nossa transformação estratégica de ponta a ponta que coloca a sustentabilidade e o capital humano no centro de como criaremos valor e crescimento, operando dentro dos limites planetários e inspirando mudanças positivas para o planeta e as pessoas.

Site oficial: https://www܂pepsico܂com܂br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 5203 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!