Cerbras promove economia circular com 72% dos resíduos de fabricação reutilizados

softelec
Foto: Divulgação | Cerbras promove economia circular com 72% dos resíduos de fabricação reutilizados
Foto: Divulgação | Cerbras promove economia circular com 72% dos resíduos de fabricação reutilizados

Imagem: Divulgação

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2024 – A Cerbras, empresa genuinamente cearense com mais de 30 anos de atuação no mercado de cerâmicas e porcelanatos, investe em tecnologia, inovação e sustentabilidade, apresentando um balanço positivo nas ações que norteiam a gestão da marca.

Em 2023, a Cerbras investiu em medidas sustentáveis que levaram a conquista do selo ESG, concedido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), dentre elas estão:

  • Captação de energia solar na fábrica e jazida, promovendo ganho de consumo e incrementando a matriz energética com fonte limpa;
  • Redução de espessura do porcelanato, gerando uma economia de 10% nos principais insumos do produto;
  • Instalação de um viveiro de mudas com 400m² de área construída na jazida de Frecheirinha, no Ceará, tendo produzido 1.904 mudas de espécies nativas da região;
  • Economia de 374.290,05 litros de óleo diesel, evitando a emissão de 1.003 tCO2 no meio ambiente;
  • Primeira empresa do segmento a inventariar nos três escopos, as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com metas de redução em 15% das emissões até 2030;
  • Geração de 1.248 empregos diretos para a comunidade, no último ano.

A empresa vem economizando números expressivos em reutilização de recursos e destinação de resíduos para produção de novos produtos, garantindo assim a economia circular. Em relação a 2023, houve um aumento de 3% no reuso da água, totalizando em 33% da água consumida no processo fabril e 10% de redução no consumo de energia elétrica da rede.

Buscando sempre soluções inovadoras para a gestão de resíduos, no ano de 2023, a Cerbras teve um grande avanço na disposição final de resíduos e está em um crescente aumento no percentual de reaproveitamento, com 72,1% dos detritos sendo destinados à reciclagem, transformação ou beneficiamento em indústrias.

Com foco no conceito de ações sustentáveis nos aspectos econômico, social e ambiental, correspondentes ao Environmental, Social and Governance (ESG), a Cerbras se configura, ainda, como a empresa pioneira na utilização do Biogás nos processos de produção. Além disso, atividades como uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário e industrial, e reaproveitamento de ar quente, também estão entre as práticas adotadas.

Segundo Ticiana Mota, vice-presidente administrativa e ambiental da Cerbras, o objetivo é atuar cada vez mais alinhado com a sustentabilidade, pensando de forma ativa nas gerações futuras.

“A produção e divulgação anual do Relatório de Sustentabilidade, é também uma maneira de reafirmar o comprometimento da Cerbras com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, por meio do compartilhamento de informações confiáveis acerca desta temática, no intuito de manter a transparência na relação com seus stakeholders. Essas publicações têm promovido mudanças positivas, principalmente na região em que estão inseridas nossas operações fabris, além de encorajar outros parceiros a fazerem o mesmo”, destacou.

Sobre a Cerbras

Com mais de 30 anos investindo em profissionalismo e qualidade, o que já lhe rendeu certificações internacionais voltadas ao sistema de gestão e produtos, a Cerbras firma-se como uma indústria de excelência. Genuinamente cearense, a marca é referência no mercado de cerâmicas e porcelanatos de alto padrão, figurando entre as maiores do país. No segmento ambiental, a Cerbras adota diversas ações sustentáveis, como coleta seletiva e reciclagem, uso de energia solar, reuso de água tratada, monitoramento da qualidade do ar, sistema de tratamento sanitário doméstico e industrial, e reaproveitamento de ar quente. Além disso, é pioneira na utilização do Biogás nos processos de produção.

Site oficial: https://cerbras.com

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5348 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!