Plataforma de transmissão de energia do CDPQ, Verene Energia, adquire um ativo estratégico de 124 km no Brasil

softelec
Foto: Divulgação | Plataforma de transmissão de energia do CDPQ, Verene Energia, adquire um ativo estratégico de 124 km no Brasil
Foto: Divulgação | Plataforma de transmissão de energia do CDPQ, Verene Energia, adquire um ativo estratégico de 124 km no Brasil

Imagem: Divulgação

  • A SPE 7 será integrada à Verene Energia, a plataforma de transmissão de energia do CDPQ, expandindo seu portfólio de ativos existente
  • A aquisição reafirma o interesse do CDPQ no setor de transmissão, onde vê oportunidades para investimentos, visando estimular o potencial de projetos de energias renováveis
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Julho de 2024 – A Verene Energia, uma plataforma de transmissão de energia, e seu acionista controlador CDPQ, um grupo de investimento global, anunciaram um acordo com a Equatorial Energia S.A. para a aquisição da SPE 7, uma rede de transmissão de energia elétrica estratégica e moderna que se estende por 124 quilômetros no estado do Pará, no norte do Brasil.

A transação, avaliada em até BRL 841 milhões (CAD 210 milhões de dólares canadenses), marca o terceiro investimento em transmissão de energia do CDPQ na América Latina em cerca de dois anos, após a aquisição de linhas de transmissão que se estendem por cerca de 1.800 quilômetros no Brasil e no Uruguai, que fazem parte da Verene Energia, uma plataforma de transmissão de energia lançada pelo CDPQ.

Formada por dois segmentos de linha de transmissão de alta tensão e uma subestação, a rede de transmissão da SPE 7 conecta as regiões norte e nordeste do Brasil, uma área que produz predominantemente energia renovável. Um projeto operacional desde 2020, com um design e engenharia sólidos assim como um histórico operacional positivo, a SPE 7 está bem posicionada para continuar desempenhando um papel fundamental no posicionamento do sistema de transmissão nacional do Brasil com uma matriz energética de baixo carbono.

Emmanuel Jaclot, vice-presidente executivo e diretor de infraestrutura do CDPQ, disse: “Essa nova transação reafirma nosso compromisso de investir em ativos críticos para o potencial de projetos de energias renováveis e acelerando a transição energética, especialmente no Brasil, um mercado chave para nós. Para isso, continuaremos a investir na Verene Energia, a força condutora para o desenvolvimento e a operação de ativos de transmissão de energia do CDPQ na América Latina.”

O fechamento da transação está previsto para dezembro de 2024, sujeito às condições habituais suspensivas e aos consentimentos e aprovações relevantes.

Sobre o CDPQ

No CDPQ, investimos de forma construtiva para gerar retornos sustentáveis a longo prazo. Como um grupo de investimento global que administra fundos para planos de pensão e seguros públicos, trabalhamos com nossos parceiros para criar empresas de desempenho e que impulsionam o progresso. Atuamos nos principais mercados financeiros, de private equity, infraestrutura, imóveis e dívida privada. Em 31 de dezembro de 2023, os ativos líquidos do CDPQ totalizavam CAD 434 bilhões.

CDPQ é uma marca registrada de propriedade da Caisse de dépôt et placement du Québec e licenciada para uso por suas subsidiárias.

Site oficial: https://www.cdpq.com/en

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5454 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!