Câmara de Comércio França-Brasil promove 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB

softelec
Foto: Divulgação | Câmara de Comércio França-Brasil promove 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB
Foto: Divulgação | Câmara de Comércio França-Brasil promove 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB

Imagem: Divulgação | Evento traz debates sobre o posicionamento das marcas diante da emergência climática global e o papel da inovação tecnológica para soluções mais sustentáveis

Publicidade
Publicidade
STADLER

Agosto de 2024 – A Câmara de Comércio França-Brasil de São Paulo, em parceria com a ONG Dia da Terra Brasil, tem o prazer de anunciar o 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB, que ocorrerá em 22 de agosto de 2024, das 9h às 18h. O evento será realizado na biblioteca do Parque Villa Lobos, em São Paulo, e promete uma jornada intensa de discussões sobre temas vitais para o futuro da espécie humana no planeta.

Este ano, o fórum se concentrará em questões estratégicas como o posicionamento das marcas diante da emergência climática global e o papel da inovação tecnológica no desenvolvimento das soluções em bioeconomia. Desafios para a rastreabilidade de produtos e exemplos de novas tecnologias para superá-los, como o monitoramento satelital e IA, serão alguns dos temas centrais.

Programação CCIFB

Destacando-se como um dos principais eventos do setor, o Fórum contará com palestras e painéis liderados por especialistas e autoridades de renome.

Organizada pela CCIFB, a parte da manhã terá a participação de empresas que vêm se destacando em iniciativas ESG. A palestra de abertura, “As Novas Fronteiras da Bioeconomia”, será ministrada pela presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi. Em seguida, três painéis abordarão temas como o relacionamento das marcas com a emergência climática global, tecnologias aplicadas à bioeconomia e sua interface com direitos humanos.

Entre os palestrantes confirmados estão Susy Yoshimura, Senior Sustainability Director do Grupo Carrefour Brasil; Mathieu Piccin, diretor do Sustainability Business da Schneider Electric; e Lina del Castillo, Sustainability, Marketing & Communication Executive Director da Veolia Brasil; Bruna Mesquita, Gerente de Sustentabilidade da Michelin; e Wildney Maia Mourão, Gerente de Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis da Fundação Amazônia Sustentável (FAS).

“Em sua terceira edição, o Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade da CCIFB tem se consolidado como uma importante referência no Brasil sobre a inserção do setor empresarial no contexto ESG. Este ano, o evento traz uma agenda mais diversificada, com painéis sobre temas de maior relevância para quem se propõe a desenvolver e incorporar em seus negócios estratégias mais efetivas e consistentes em matéria de responsabilidade socioambiental”, diz Fernando Tabet, colíder da Comissão Bioeconomia, sócio do escritório Tabet Advogados e padrinho do Fórum.

Gastronomia sustentável

Os participantes que desejarem almoçar no evento terão uma experiência gastronômica única. A chef Bia Goll apresentará um cardápio que reflete sua paixão por ingredientes não industrializados e práticas de agricultura urbana – o que, em suas palavras, “une técnicas ancestrais com ingredientes modernos e combinações provocativas”. Especialista em gastronomia sustentável e cultural, Bia tem vasta experiência em visitas a fazendas e sítios para pesquisa de receitas regionais. Durante oito anos, liderou o Otto Bistrot em São Paulo, reconhecido por sua gastronomia ousada e comprometida socialmente. Atualmente, Bia atua como consultora para desenvolvimento de cardápios sustentáveis e colabora em projetos de arte alimentar de destaque internacional, sendo também uma das idealizadoras do Festival de Agricultura Urbana de São Paulo.

Programação Dia da Terra Brasil

A programação da tarde será voltada às palestras organizadas pela Dia da Terra Brasil, ONG parceira do evento, que atua na redução do impacto ambiental por meio de campanhas e outras iniciativas de mobilização social. Os temas abordados trarão debates e reflexões sobre desenvolvimento sustentável, educação ambiental, mobilidade elétrica e construção de políticas públicas e ambientais. Entre os palestrantes confirmados estão Malu Nunes, Diretora Executiva da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza; Fabio Cesnik, Sócio-fundador da CQS-FV Advogados; e Adrien Pages, Co-Founder & CEO da Morfo.

“Estamos muito felizes de correalizar esse importante evento junto com a CCIFB. Este espaço de reflexão é essencial para as causas ambientais e o futuro do planeta, destacando o papel do Brasil e seu ecossistema de negócios”, diz Mozart Mesquita, fundador, vice-presidente e diretor Executivo do Dia da Terra Brasil ONG Dia da Terra Brasil. “Ser correalizadora fortalece a presença da ONG Dia da Terra no setor de sustentabilidade, amplia parcerias estratégicas e promove nossas iniciativas ambientais.

O 3º Fórum de Bioeconomia e Sustentabilidade CCIFB é uma oportunidade imperdível para líderes empresariais, especialistas em meio ambiente, gestores públicos e todos os interessados em contribuir para um futuro mais sustentável e resiliente.

Para mais informações sobre a programação e inscrições, acesse https://www.ccfb.com.br/eventos/agenda/detail-dun-evenement/event/3o-forum-de-bioeconomia-sustentabilidade.html

Sobre a Câmara de Comércio França-Brasil

Fundada há mais de 120 anos, a CCIFB é a mais antiga Câmara bilateral em atividade no Brasil. Com mais de 420 associados, possui unidades no Sul e Sudeste, além de uma antena no Nordeste, promovendo relações econômicas, financeiras, comerciais, industriais, científicas e culturais entre França e Brasil. A CCIFB também faz parte do Conselho das Câmaras de Comércio da União Europeia (Eurocâmaras de São Paulo), contribuindo para o desenvolvimento empresarial no Brasil.

Site oficial: https://www.ccfb.com.br

Sobre o Dia da Terra Brasil

O Dia da Terra Brasil é uma organização sem fins lucrativos dedicada à redução do impacto ecológico, à promoção da conscientização ambiental e ao desenvolvimento de programas de impacto positivo. Fundada em março de 2022, a iniciativa surge com o propósito central de envolver indivíduos e organizações brasileiras na mitigação dos impactos ambientais. Inspirada pelo movimento global iniciado em 1970, a ONG atua como uma plataforma para unir a sociedade em torno de iniciativas que fomentam a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais. Em um país de relevância ambiental significativa, com vastas reservas de água e biodiversidade, o Dia da Terra Brasil busca ser um catalisador para reflexão, debate e ação efetiva diante dos desafios ambientais contemporâneos, incluindo o desmatamento na Amazônia, Pantanal, Cerrado e Mata Atlântica.

Site oficial: https://diadaterra.org

Serviço:

Evento gratuito
Data: 22/08/2024
Horário: das 9h às 18h30
Almoço opcional das 13h às 14h30 – Valor R$ 145,00 por pessoa
Local: Biblioteca Parque Villa-Lobos (Portão 2: Av. Queiroz Filho, 1315 – Alto de Pinheiros, São Paulo)

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5783 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!