PWTech assina contrato inédito com agência da ONU no Brasil para fornecimento de purificadores de água

softelec
Foto: Divulgação/FAB
Foto: Divulgação/FAB

Imagem: Divulgação

  • Startup é a primeira do segmento a firmar esse tipo de contrato, conquistado por meio de licitação internacional
  • Purificadores já foram enviados para mais de 20 países em diferentes iniciativas
Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Agosto de 2024 – A PWTech é a primeira fabricante de purificadores de água do Brasil a fechar um contrato de longo prazo com o UNOPS, o escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos, por meio de licitação internacional. A startup produz em São Carlos, no interior de São Paulo, o PW5660, purificador de água portátil de baixo custo e fácil instalação e manutenção, já usado em ações humanitárias da ONU.

O contrato de longo prazo, que tem vigência de três anos, permite o acionamento imediato do fornecedor, sem necessidade de licitações pontuais, garantindo agilidade e pronto envio dos equipamentos às áreas necessitadas. Esse instrumento é utilizado na aquisição de artigos com alta demanda.

Os purificadores da PWTech já beneficiam pessoas de mais de 20 países. Só por meio de doações coordenadas pela Agência Brasileira de Cooperação do Ministério das Relações Exteriores e viabilizadas pelo UNOPS, o PW5660 chegou a 14 nações em zonas de conflito ou sob o efeito de emergências climáticas, como Ucrânia, Faixa de Gaza, Síria e Etiópia.

Fernando Marcos Silva, presidente da PWTech, diz que a assinatura do contrato reforça e impulsiona o compromisso da empresa em promover a universalização do acesso à água potável.

“Ficamos honrados com a confiança que o UNOPS deposita na PWTech e estamos prontos para atender às demandas e levar água de qualidade às pessoas que precisam”, diz Silva, que também destaca o reconhecimento da PWTech como Empresa Estratégica de Defesa, pelo governo brasileiro, para fornecimento dos purificadores no país.

O acordo com o UNOPS prevê que a PWTech seja acionada pelos escritórios da entidade no Brasil, na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. Após um ano do início da vigência, a startup poderá ser incluída, mediante avaliação, entre as opções de fornecedores de outras agências, fundos e programas da ONU no Brasil.

O PW5600 consiste em um sistema de purificação de água portátil, com menos de 1 metro de largura e 43 cm de altura, e aproximadamente 18 quilos, que trabalha com diferentes fontes de energia. O equipamento é capaz de filtrar, por dia, de 5 a 10 mil litros de água doce contaminada de rios, poços, lagos e cisternas, por exemplo, reduzindo em até 99,5% a presença de partículas e eliminando 100% os vírus e as bactérias.

Sobre a PWTech

Fundada em 2019 pelos engenheiros Fernando Marcos Silva e Maria Helena Azevedo, a PWTech produz purificadores de água portáteis, de baixo custo e fácil uso e operação. O equipamento transforma água contaminada em água potável, com capacidade para até 10 mil litros por dia. A solução da PWTech é ferramenta da ONU em projetos de ajuda humanitária, já tendo sido enviada a mais de 20 países, em diferentes iniciativas. No Brasil, a empresa é considerada Empresa Estratégica de Defesa e também atua junto a iniciativas de educação e saúde, além de empresas dos ramos da construção, siderurgia e agronegócio.

Site oficial: https://www.pwtech.eco.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5624 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!