Parquetur anuncia ‘Somos PNI’ e ‘Guias da Natureza’, programas de parcerias lançados no Parque Nacional do Itatiaia

softelec
Foto: Divulgação | Centro De Visitantes PNI
Foto: Divulgação | Centro De Visitantes PNI

Imagem: Divulgação | Projetos focados no trade turístico local e nos guias de turismo buscam apoiar o mercado, fomentar a visitação à região e promover práticas sustentáveis

Publicidade
Publicidade
AMBIENTAL MERCANTIL

Setembro de 2024 – Com o objetivo de estreitar a colaboração e o compromisso mútuo junto ao mercado de turismo de Itatiaia-RJ para promover o Parque Nacional do Itatiaia como um destino turístico de destaque, a Parquetur lança os programas de parcerias Somos PNI e Guias da Natureza.

Voltado ao trade da região do parque, o projeto Somos PNI engloba um conjunto de medidas para oferecer acesso às agências de turismo e aos receptivos locais a materiais de comunicação eficazes, treinamentos especializados e um sistema de comissões competitivo.

“Estes recursos foram projetados para capacitar as empresas a venderem o Parque Nacional do Itatiaia de maneira eficaz aos seus clientes, enquanto também promovem práticas sustentáveis e responsáveis”, afirma Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur, concessionária do uso público do parque desde 2023.

“Estamos unindo esforços para fortalecer o turismo na região, mantendo um compromisso firme com a conservação ambiental e a experiência de qualidade para os visitantes. Este programa não apenas facilita o acesso e a promoção do parque, mas também celebra a grande importância do PNI para a comunidade local e seus visitantes, um compromisso tangível com a sustentabilidade, a promoção responsável e o sucesso conjunto das agências, receptivos e do Parque Nacional do Itatiaia”, acrescenta.

O nome “Somos PNI” foi escolhido estrategicamente para consolidar uma identidade compartilhada entre os stakeholders do turismo local, conforme explica Garrido.

Guias da Natureza” quer unificar profissionais da região

Já a campanha “Guias da Natureza” é focada nos guias de turismo da região, fundamentais para conectar os turistas ao Parque Nacional do Itatiaia. Além de profissionais experientes, são apaixonados pelo ofício e pelos parques Parquetur. O nome foi escolhido por sua conexão direta com o principal atrativo dos parques: a natureza.

O programa formará um clube de vantagens com estes profissionais, unificando os guias em torno dos valores de conservação ambiental e experiências autênticas.

“Ao adotar ‘Guias da Natureza’, estamos também fortalecendo uma comunidade dedicada a promover a natureza e a conectar os visitantes com as riquezas dos parques. Não trazemos apenas um nome, mas uma expressão de compromisso e respeito pela natureza, que guiará não só visitantes, mas também os próprios guias em uma jornada de descoberta e conservação dos parques concessionados à Parquetur”, explica Garrido.

“Em etapas futuras, a ideia é que os dois projetos, tanto voltado ao trade quanto com guias de turismo, sejam replicados aos demais parques concessionados da Parquetur.”

Sobre o Parque Nacional do Itatiaia

Criado em 1937, o Parque Nacional do Itatiaia é considerado o 1º Parque Nacional do Brasil.

Localizado na Serra da Mantiqueira, em seu ponto culminante, conhecido como Pico das Agulhas Negras (Parte Alta), a área apresenta uma altitude que varia entre 600 e 2.791 metros, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas no bioma Mata Atlântica. Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios.

Em sua Parte Baixa, é possível visualizar uma vegetação impressionante, composta por cursos d’água e uma série de espaços próprios para que os visitantes possam se refrescar.

Trilhas e Travessias

Parte Alta

Concentra campos de grande altitude, com um relevo formado por montanhas e diversas elevações rochosas, permitindo, além de caminhadas por trilhas e travessias, a prática de montanhismo através de altos picos. É nela que fica o Pico das Agulhas Negras, cartão-postal do parque e 5º maior pico do País.

Parte Baixa

Concentra a maior parte das cachoeiras, além de trilhas belíssimas, permitindo realizar caminhadas, corridas, cicloturismo, banhos, além de acesso à história e cultura através do completo Centro de Visitantes. Destaque para a Cachoeira Véu de Noiva, um dos principais pontos turísticos do parque.

Visconde de Mauá

Concentra cachoeiras e picos e permite realizar trilhas, montanhismo e banho. Com destaque para a Cachoeira do Escorrega, literalmente um tobogã natural, que foi esculpido pela natureza, visto que seu leito é uma pedra única de granito, que permite um deslizamento até desembocar numa profunda piscina de águas limpas e cristalinas.

Destaques:

  • Prateleiras
  • Cachoeira do Maromba
  • Pedra da Maçã
  • Aiuroca
  • Véu de Noiva
  • Pedra da Tartaruga
  • Travessia para Mauá

Serviço

Site oficial: https://pnitatiaia.com.br
Localização: Serra da Mantiqueira. Contempla os municípios de Itatiaia e Resende, no RJ, além de Bocaina de Minas e Itamonte, em MG.
Área: 28 mil hectares de Mata Atlântica

Estrutura:

  • Trilhas
  • Travessias
  • Cachoeiras
  • Escalada
  • Montanhismo
  • Abrigos para pernoite
  • Principais atrativos: Pico das Agulhas Negras; Maciço das Prateleiras; Cachoeira Véu da Noiva; e Lago Azul

Sobre a Parquetur

A Parquetur é uma empresa brasileira e uma das maiores concessionárias do setor de parques naturais no Brasil, que presta serviços de apoio aos visitantes dos parques, com foco na conservação e na proteção da natureza e grande atuação na educação ambiental.

Além da concessão do Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, atua na administração do uso público do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás; do Caminhos do Mar, em São Paulo, que faz parte do Parque Estadual Serra do Mar; e do Parque Estadual do Ibitipoca, em Minas Gerais.

Também detém a concessão do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, e do Parque Estadual do Itacolomi, em Minas Gerais, cujos processos de administração do uso público estão em fase de implementação e que passarão a ser operados pela Parquetur em breve.

A proposta da Parquetur é (re)encantar as pessoas a partir de uma abertura gentil e imersiva da natureza, promovendo maior acessibilidade ao público visitante destas áreas, conservando a biodiversidade, indo além do ecoturismo e colocando a natureza como protagonista e como um recurso a ser conservado e valorizado.

Site oficial: https://parquetur.com.br

Imprensa

Temas Relacionados

ANUNCIE COM A AMBIENTAL MERCANTIL
AMBIENTAL MERCANTIL | ANUNCIE NO CANAL MAIS AMBIENTAL DO BRASIL
About Ambiental Mercantil Notícias 5666 Articles
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!