Imagem: Divulgação | Projetos contemplam desde a educação infantil, fomento de pensamento crítico, realização de vídeo com celular e formação técnica em restauração ecossistêmica
Aimorés, Brasil | Outubro de 2024 – O Instituto Terra, organização sem fins lucrativos criada por Lélia Deluiz Wanick Salgado e Sebastião Salgado, realiza trabalhos de educação ambiental, com os projetos Terrinhas, Terra Jovens e NERE – Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica, recuperação ecossistêmica e promove o desenvolvimento rural sustentável na Bacia do Rio Doce. Tendo na educação o alicerce de seus trabalhos e força motriz para a mudança de pensamento de uma região dominada pela monocultura.
Projeto Terrinhas
Entre os projetos educacionais promovidos pelo Instituto Terra, está o Terrinhas, iniciado em 2006. Voltado para crianças de 10 a 12 anos, o projeto atualmente atende 550 alunos nos municípios de Aimorés, Resplendor, Itueta, Santa Rita do Itueto e Baixo Guandu.
Foto: Caroline Siloto
Com o objetivo de construir coletivamente o entendimento sobre sustentabilidade, o Terrinhas capacita os participantes para atuarem como monitores ambientais mirins, disseminando o conhecimento adquirido entre seus colegas, família e a comunidade. Dessa forma, o aprendizado se torna parte integrante da agenda ambiental escolar e fortalece a conscientização nas regiões atendidas.
Projeto Terra Jovens
O Terra Jovens é a mais recente iniciativa de educação do Instituto Terra, voltada para promover reflexão e pensamento crítico entre jovens de 16 a 29 anos. O programa busca não apenas sensibilizar os participantes sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade, mas também sobre temas como cultura, consciência, políticas públicas e instrumentalizá-los a produzir vídeos. Ao final, os trabalhos que mais se destacaram foram premiados, reconhecendo o empenho e criatividade dos participantes. A edição deste ano contou com 12 oficinas conduzidas por especialistas em comunicação, sustentabilidade, mídias digitais e políticas públicas, proporcionando uma abordagem prática dos temas.
Foto: Lucas Barcelos
Durante as oficinas, os jovens trabalharam em todas as etapas da produção audiovisual, desde a criação de roteiros até gravações, decupagem, edição e finalização dos vídeos.
O programa envolveu cerca de 30 jovens e teve a participação de renomados palestrantes como Janaína Pereira, Bianca Pataro Dutra, Diego Nogueira, Conceição Globovante, Rose de Melo Rocha, Claudia Ferraz e Flora Servilha.
NERE – Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica
O Núcleo de Estudos em Restauração Ecossistêmica (NERE), mantido pelo Instituto Terra, é um programa de formação técnica direcionado a jovens entre 18 e 22 anos. Ele se concentra em formar recém-formados em áreas técnicas relacionadas ao meio ambiente, como agropecuária, agricultura, silvicultura e outras áreas afins.
Objetivos e Cursos oferecidos
O NERE oferece aperfeiçoamento em um mercado em expansão: a restauração ambiental, voltando-se especialmente para estudantes recém-formados do ensino médio em Institutos Federais, escolas agrícolas e escolas da família. Todos os anos, o NERE desenvolve diversos cursos de formação pós-técnica nas seguintes áreas:
- Fauna e Flora
- Restauração Florestal
- Sistemas Agroflorestais (SAF)
- Licenciamento Ambiental
- Operação de Drones
- Brigada de Incêndio
Benefícios do Programa
Os estudantes do NERE residem durante 11 meses na sede do Instituto Terra, localizada em Aimorés/MG, e recebem os seguintes benefícios:
- Alojamento
- Bolsa de estudos de R$400 mensais
- Alimentação
- Cursos de inglês
- Atividades esportivas
- Habilitação para Carteira de Habilitação Categoria B
Participe do NERE! Inscreva-se no processo seletivo de 2025!
O processo seletivo ocorre em etapas. Confira as datas e demais informações no edital, disponível no site do Instituto Terra.
As inscrições para o próximo projeto do NERE estarão abertas no primeiro semestre de 2025. Para acompanhar todas as novidades do projeto, acesse o site: https://refloresta.institutoterra.org/terrajovens
Sobre o Instituto Terra
O Instituto Terra é fruto do sonho de Lélia Wanick e Sebastião Salgado, que, em 1998, decidiram restaurar a floresta na antiga fazenda da família. Em mais de 26 anos, tornaram-se uma ONG de referência mundial em restauração ecossistêmica, educação ambiental e desenvolvimento rural sustentável. Com o plantio de árvores nativas na Mata Atlântica, promovem a recuperação ambiental, melhorando a qualidade de vida das comunidades e impulsionando a transformação social na bacia do Rio Doce.
Doações podem ser feitas neste link: https://institutoterra.commercesuite.com.br/doacoes
Agende uma visita ao Instituto Terra: visitas@institutoterra.org
RPPN Fazenda Bulcão
R. José Dias de Oliveira – C.P. 005
35200-000 Aimorés-MG
Brasil
Vídeo institucional
Imprensa