Imagem: Divulgação | Programa de logística reversa “Balde vira Balde” traz circularidade para balde plásticos de tinta e já coletou mais de 110 toneladas de resíduos desde 2021.
Novembro de 2024 – A parceria entre Yattó e Suvinil foi premiada na última edição do Grandes Cases de Embalagem, durante o evento que aconteceu no dia 15 de outubro, em São Paulo. O programa de logística reversa “Balde vira Balde” já coletou, desde 2021, mais de 110 toneladas de baldes plásticos de tinta pós-consumo e tampas, promovendo a circularidade de embalagens e práticas sustentáveis alinhadas às melhores diretrizes de ESG.
“Essa iniciativa reforça o nosso protagonismo no mercado de tintas decorativas, além de ser uma grande inovação para o setor. O ‘Balde vira Balde’ é um projeto pioneiro, já que fomos os primeiros a pensar no gerenciamento e reciclagem de baldes plásticos proveniente deste mercado”, explica Victor Goveia, compras técnicas de embalagens da Suvinil.
O projeto está focado em realizar coletas diretamente da construção civil e possui potencial em expandir suas operações para outros segmentos.
Para dar escala ao projeto, Yattó e Suvinil estruturam coletas fracionadas em empreendimentos de construção civil, que geram alto volume de resíduos. Esses materiais são encaminhados para um entreposto logístico e, posteriormente, enviados para o beneficiamento.
“Nossa colaboração com a Suvinil garante o desenvolvimento de uma cadeia de reciclagem para o polipropileno de baldes de tinta”, afirma Alexandre Galana Jr., CEO e fundador da Yattó.
A startup de economia circular, que co-gerencia o projeto, rastreia cada etapa da logística reversa, garantindo transparência e confiabilidade à Suvinil.
“Com certificações baseadas em normas internacionais, asseguramos que todas as práticas do programa atendam os objetivos ambientais e sociais”, explica Alexandre.
Durante a premiação dos Grandes Cases de Embalagem, a Yattó lançou um novo serviço de certificação, semelhante ao praticado no “Balde vira Balde”.
Desde o início do projeto, em 2021, o volume das coletas representa mais de 270 mil baldes de tinta pós-consumo que foram encaminhados para reciclagem, e retornaram para a cadeia produtiva como novas embalagens.
“Em conjunto com a Yattó, desenvolvemos uma resina pós-consumo que não apenas atende todas as exigências e padrões de qualidade, como, também, apresenta melhor performance quando comparada a outras resinas padrões do mercado. Isso nos possibilitou inserir mais conteúdo reciclado por balde”, conclui Goveia.
Sobre a Yattó
Fundada em 2015 por Luiz Grilo, Alexandre Galana e Leonardo Lopes, é uma parceira estratégica para empresas que buscam transformar seus modelos de negócio, tornando-os mais circulares e sustentáveis. Com soluções completas e personalizadas, facilita o retorno de resíduos pós-consumo ao ciclo produtivo e certifica conteúdo reciclado, promovendo a circularidade de recursos e o alinhamento com metas ESG e ODS. Atua em todas as etapas, do planejamento à operação, oferecendo rastreabilidade e transparência total.
Trabalha com empresas de médio e grande porte como Nestlé, Danone, Cargill, entre outras, gerando impacto ambiental positivo e benefícios socioeconômicos nas comunidades envolvidas. Reconhecida por sua atuação no setor, acumula importantes conquistas, como o Ranking 100 Open Startups (de 2021 a 2024), o título de Melhor Startup do Brasil pela AMCHAM em 2023, o 1° Prêmio Suíço de Sustentabilidade e Inovação 2023 e o Environmental Awareness Award 2023, entre outros.
Site oficial: https://www.yatto.com.br
Sobre a Suvinil
Suvinil é uma marca de tintas imobiliárias pertencente à empresa química BASF. Fundada em 1961, possui plantas produtivas em São Bernardo do Campo – SP e Jaboatão dos Guararapes – PE fornecendo soluções de tintas decorativas, complementos e efeitos decorativos para os mais diversos públicos. Atualmente, a Suvinil é líder de vendas no mercado nacional através de seus produtos que reúnem inovação, sustentabilidade e garantem praticidade ao cliente final.
Site oficial: https://www.suvinil.com.br
Imprensa