Calor extremo e aumento da procura elevam preocupação com segurança de ar-condicionado

Foto: u_ssfofehsaj, Pixabay
Foto: u_ssfofehsaj, Pixabay

Imagem: Divulgação | Abrac orienta consumidores sobre a escolha de produtos com qualidade e segurança

Janeiro de 2025 – Com a previsão de um verão ainda mais quente em 2025, impulsionado pelo fenômeno La Niña e pelo aquecimento do Atlântico Norte, a demanda por aparelhos de ar-condicionado deve disparar em todo o Brasil. A expectativa é que as temperaturas recordes elevem o consumo de equipamentos de climatização, intensificando a busca iniciada na Black Friday, quando a procura por produtos de ar e ventilação foi 66,1% maior que em 2023, segundo levantamento da Neotrust Confi.

Diante desse cenário, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) orienta os consumidores sobre a importância de adquirir aparelhos de climatização que atendam aos padrões de desempenho e segurança elétrica. Neste cenário, a Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) passa a ser fundamental, já que destaca os níveis de eficiência energética e comprova que o produto foi submetido a rigorosos testes em laboratórios independentes e credenciados.

“Além de oferecer mais confiança ao consumidor, a etiqueta garante que o equipamento atende às normas de segurança elétrica, um aspecto essencial em momentos de alta demanda”, afirma Marco A. Bucciarelli Roque, vice-presidente de Produtos da Abrac.

Outro ponto destacado pela Abrac é a adoção do Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal (IDRS), uma métrica que reflete com mais precisão as condições reais de uso. “O novo regulamento traz mais precisão ao medir a eficiência dos aparelhos em cenários típicos do Brasil, especialmente quando operam em temperaturas externas mais amenas. Isso favorece uma escolha mais consciente por parte do consumidor”, complementa Marco Roque.

Identifique os selos corretamente

Para garantir a qualidade do produto, o consumidor deve observar os selos de conformidade do Inmetro presentes nos aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos. Além disso, os produtos mais eficientes recebem o Selo Procel de Economia de Energia, que atesta sua superioridade em termos de eficiência energética.

A Abrac reforça que a escolha de equipamentos certificados não apenas traz benefícios econômicos, mas também contribui para a segurança e a sustentabilidade, aspectos cruciais em um período de temperaturas extremas e crescente demanda por energia.

“A atenção à certificação e ao consumo de energia é essencial para que os consumidores enfrentem o calor intenso de forma mais confortável e responsável”, conclui Roque.

Sobre a Abrac

Fundada em 2009, a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) reúne os principais laboratórios e certificadoras acreditadas ao Inmetro e que são responsáveis pela avaliação da conformidade de produtos, sistemas que são oferecidos aos cidadãos. A avaliação da conformidade, operada pelos entes acima citados, tem por objetivo informar e proteger o consumidor, em particular quanto à saúde, segurança e meio ambiente; propiciar a concorrência justa; estimular a melhoria contínua da qualidade; facilitar o comércio internacional; e fortalecer o mercado interno, atuando em conjunto com os órgãos reguladores das atividades em âmbito nacional.

Site oficial: https://abrac-ac.org.br

Imprensa

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/02/baixar-pdf-cartilha-de-eficiencia-energetica-para-ar-condicionado-e-lancada-para-o-setor-avacr-e-sociedade/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/11/eficiencia-energetica-e-economia-circular-solucoes-para-caminhos-mais-sustentaveis/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6239 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!