Imagem: Divulgação | Serão investidos R$ 4 milhões na instalação de novos equipamentos visando melhorar ainda mais o atendimento aos clientes do município
Janeiro de 2025 – A Cemig segue investindo na melhoria do fornecimento de energia em Uberlândia. Neste mês a companhia dá continuidade às ações que visam modernizar a rede de distribuição subterrânea de energia localizada no hipercentro da cidade. A iniciativa teve início em novembro de 2024 e integra um amplo plano de investimentos que a companhia vem realizando em todas as regiões do estado.
Até o final de janeiro a Cemig vai substituir mais 11 transformadores e outros componentes da rede subterrânea, de um total de 28 unidades existentes. Os demais equipamentos serão substituídos ainda em 2025. Os transformadores são abrigados em câmaras subterrâneas localizadas na região que abrange o trecho entre as Ruas Santos Dumont e Coronel Antonio Alves Pereira e Avenidas Cesário Alvim e João Pinheiro. As melhorias são parte do Plano de Renovação de Ativos da rede de distribuição subterrânea instalada no hipercentro de Uberlândia, e recebem investimento de R$ 4 milhões.
Para o técnico em redes subterrâneas da Cemig, Rodrigo Machado Fiuza, essa ação possui um amplo alcance e vai contribuir para melhorar ainda mais o atendimento aos clientes de Uberlândia.
“A substituição dos transformadores existentes e outros componentes da rede elétrica subterrânea de Uberlândia por outros mais modernos vai contribuir para oferecer ainda mais confiabilidade ao fornecimento de energia a uma região muito sensível e estratégica que é o hipercentro, beneficiando o comércio, bancos, residências e a todos que trabalham, residem e circulam pela região”.
Para minimizar os impactos ao comércio, moradores e trânsito, os trabalhos acontecem no fim da noite e madrugada.
“Tomamos esse cuidado para que as melhorias aconteçam de forma segura para os trabalhadores e sem comprometer a rotina dos nossos clientes”, destaca o especialista da companhia.
Rede Subterrânea
A rede de distribuição subterrânea permite mais segurança no fornecimento de energia por não estar exposta a condições adversas, como ventos, árvores e vandalismo. A tecnologia possibilita ainda um efeito visual favorável, pois não há exposição de cabos e equipamentos.
Em Uberlândia a rede de distribuição subterrânea opera em 13,8 kV e possui cerca de 80 km de extensão em cabos de média tensão e 95 Km de extensão em cabos de baixa tensão, concentrados no hipercentro da cidade e, em menor proporção, no bairro Granja Marileuza e cerca de 20 condomínios horizontais, sendo a segunda maior rede subterrânea do estado em extensão, atrás apenas da estrutura existente na capital mineira.
Site oficial: https://www.cemig.com.br
Imprensa