Com apoio do UNICEF, Pacaraima implanta Laboratório para o Monitoramento de Qualidade da Água para Consumo Humano

Foto: © ADRA/Maiara Bersch
Foto: © ADRA/Maiara Bersch

Imagem: Divulgação | Com o Laboratório, o monitoramento será realizado de forma regular, prevenindo surtos de doenças causadas pela água

Janeiro de 2025 – Em 19 de dezembro foi inaugurado o Laboratório para o Monitoramento de Qualidade da Água (MQA) do município de Pacaraima, em Roraima. Com a nova estrutura, todas as ações de monitoramento poderão ser feitas no próprio território, superando desafios e avançando de forma significativa nas ações para a garantia da qualidade da água consumida pela população local e migrante.

O Laboratório MQA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde de Pacaraima (SEMSA), a Secretaria de Estado da Saúde de Roraima, por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA). Com a nova unidade, o número de amostras e análises realizadas mensalmente em Pacaraima aumentarão consideravelmente, conseguindo atender locais como escolas, creches, postos de saúde e comunidades indígenas da região.

A chefe em exercício do UNICEF em Roraima, Nayana Góes, destaca que o laboratório permitirá diagnósticos mais rápidos e intervenções precisas, protegendo a saúde dos mais vulneráveis.

“O acesso à água potável é fundamental para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Com o novo laboratório, Pacaraima poderá evitar de maneira mais efetiva doenças causadas pelo consumo de água contaminada, contribuindo para um município mais seguro. Estamos muito felizes com esse passo que Pacaraima deu para assegurar o direito à saúde de forma inclusiva e sustentável”, explicou.

Anteriormente, as amostras coletadas eram analisadas com apoio do Laboratório Central de Saúde Pública de Roraima, em Boa Vista, que fica a 215 km do município, o que acarretava desafios logísticos ao monitoramento e comprometia a realização do monitoramento da qualidade da água consumida pela população e migrantes, que entram regularmente no município que faz fronteira com a Venezuela.

Foto: © ADRA/Maiara Bersch | A iniciativa reforça o compromisso com o bem-estar de toda a população, garantindo que a água, um recurso essencial, seja monitorada com responsabilidade e eficiência.

O secretário de saúde do município, Simeão Peixoto, explica que o monitoramento regular é essencial na prevenção de surtos de doenças causadas pela água, como a diarreia, que é de grande risco a saúde de crianças, especialmente aquelas que estão em vulnerabilidade.

“Hoje estamos entregando um presente para a população. Quem investe em saneamento, economiza na saúde”, disse.

Além das articulações com a SEMSA e o Governo de Roraima, o UNICEF e a ADRA apoiaram a implementação do laboratório com a realização do treinamento dos técnicos que ficarão responsáveis pelas atividades de rotina do laboratório, em parceria Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (CAER) e com a doação de equipamentos essenciais para a realização do monitoramento com análises físico-químicas e microbiológicas, em conformidade com a Portaria GM/MS Nº 888/2021, que estabelece os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade.

Site oficial: https://www.unicef.org/brazil

Imprensa | Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF)

Temas Relacionados

https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/03/entenda-a-importancia-de-monitorar-os-padroes-de-qualidade-da-agua/
https://noticias.ambientalmercantil.com/2024/02/opiniao-de-especialista-plano-de-seguranca-da-agua-utilizando-tecnicas-validadas-para-o-processo-de-avaliacao-de-risco/
Sobre Ambiental Mercantil Notícias 6232 Artigos
AMBIENTAL MERCANTIL é sobre ESG, Sustentabilidade, Economia Circular, Resíduos, Reciclagem, Saneamento, Energias e muito mais!